NadaFrágil.com.br

10 dicas para manter seu relacionamento saudável


Milena Costa

Muitas vezes as pessoas estão em um relacionamento no qual se amam, mas acabam não sabendo administrar seu tempo e seus sentimentos de forma a manter o relacionamento duradouro e feliz. E amar, ser amado e estar feliz em um relacionamento saudável é ótimo. Por isso vamos dar 10 dicas para você cuidar do seu amor e manter seu relacionamento saudável.

Casal

Conversem

Não tem como manter um relacionamento saudável sem conversa, se você sente alguma insegurança sobre o relacionamento, se acha que algo poderia melhorar, se os dois não estão se entendendo muito. Chame seu amor para conversar, fale sobre o que te incomoda, mas não faça acusações, tente mostrar que você quer resolver a situação e ficar bem com o outro.

Converse também sobre outros assuntos, coisas positivas, coisas que os dois gostam, como foi o dia. Muitas vezes com a praticidade que o relacionamento adquire com o tempo as conversas acabam sendo reduzidas, mantenha as conversas descontraídas e sobre qualquer assunto sempre ativas, diálogo é muito importante.

Respeite

mãos dadas

Se existe algo que incomoda seu parceiro (a), se existe algo que ele não queira fazer e você queira, se ele demonstrou se importar muito com algo que não faz sentido pra você, aprenda a respeitar. Os seres humanos são todos diferentes, e por mais que vocês tenham afinidades, algo sempre será diferente entre os dois.

Respeite o que incomoda o outro e evite situações desconfortáveis para ele, se ele gosta muito de algo que não é de grande interesse seu, aprenda a ouvir, e nunca pressione seu parceiro(a) a fazer coisas que ele não deseje, nunca o ofenda, mesmo q você tenha se sentido ofendido,  demonstrar respeito é uma forma de carinho incomparável.

Mostre seu amor

Quarto de Casal

“Viver um grande amor é a maior experiência que o ser humano pode compartilhar com alguém. “
Fonte: Lindas Mensagens

O tempo passa, o relacionamento fica longo, o casal passa a se conhecer como a palma da mão e as demonstrações de carinho e afeto vão reduzindo e a praticidade toma conta da relação, isso é natural, mas muitas vezes seu parceiro (a) pode esquecer do amor e carinho que você tem por ele.

Mostrar seu amor e afeto é um dos passos mais importantes para manter o relacionamento saudável, fale o que sente, faça uma surpresa, compre aquele livro que ele achou interessante, envie mensagens, não deixe que seu companheiro (a) esqueça o que você sente, muitas vezes uma mensagem simples pode iluminar o dia do outro.

Separe um dia para aproveitarem juntos

casal sorrindo

Com a correria do dia a dia, trabalho, filhos, faculdade, cachorro, contas, os momentos de diversão podem ficar escassos, até os casais que não tem tantas responsabilidades como filhos, podem acabar optando por descansar ao invés de sair no dia de folga.

Mesmo com tanta coisa pra fazer, tirem um dia para ficarem juntos, nem q seja em casa de pijama comendo pizza, ou que seja fazendo um piquenique no parque ou indo ao cinema, façam algo divertido para os dois, e aproveitem a companhia um do outro.

Mantenham a individualidade

grupo de amigas

Assim como aproveitar um tempo juntos é importante, aproveitar sua individualidade também é muito importante, que cada um saia com seus amigos separadamente, vá a um show, um bar, à praia, ao jogo. Faça o que você gosta de fazer com seus amigos e amigas, e sozinho também, se você adora andar de bicicleta sozinho, ou qualquer outra atividade individual que lhe agrade, mantenha essa atividade.

A parceria é tão importante quanto manter a individualidade de cada um do casal, vocês são duas pessoas companheiras e não uma pessoa só que precisam estar sempre juntas.

Confie

casal na praia

Confiança é um dos grandes pontos chaves em qualquer relacionamento, seu relacionamento só pode se manter saudável enquanto os dois confiarem um no outro, o diálogo é muito importante aqui. Falar sobre o que te incomoda e esclarecer qualquer situação ajuda muito a manter a confiança.

Falar sobre algo que você acha q pode entristecer o outro também é muito importante, a confiança muitas vezes é quebrada com atitudes sem a intenção de ferir, como esconder algo. Mantenha a confiança no seu parceiro e ajude-o a manter a dele em você, ter um relacionamento transparente é o melhor caminho.

Aprenda a tolerar

Casal

Manias, uma ideia diferente da sua, algo que te incomoda, mas nem é muito importante assim, aprenda a tolerar coisas pequenas. As pessoas são diferentes e muito de uma convivência saudável depende de tolerância.

Aprenda a tolerar coisas pequenas que podem te incomodar, mas que não são tão ruins assim, relaxe quanto a coisas que não fazem tanta diferença, isso vai deixar seu relacionamento mais leve e saudável e consequentemente se tornar um estresse a menos para você.

Tenha empatia

Diálogo casal

Algumas pessoas sentem maior facilidade em se colocar no lugar dos outros, se você não sente empatia tão facilmente assim, então trabalhe isso em você. Ter empatia pelo parceiro é muito importante para evitar situações que possam magoá-lo e manter a relação saudável.

Questione-se “isso magoaria ele(a)?” Se isso pode magoar seu parceiro, então por qual motivo você gostaria de fazer isso? Ele faria algo sabendo que te magoaria? Tente aprender a se colocar no lugar dele quando ele se queixar de algo, ou demonstrar incomodo com algo, tente entender como aquilo pode magoar seu parceiro(a).

Entenda que nem tudo são flores

casal

Vão existir momentos tristes, momentos de dificuldades sempre existem, o importante é entender que um momento ruim não deve significar o fim do relacionamento. Se você aceitar agora que nenhum relacionamento é construído só com momentos maravilhosos será mais fácil se unir ao seu parceiro(a) nos momentos mais difíceis e resolver os problemas juntos ao invés de brigar.

Sempre seja você

casal de bicicleta

Parece o conselho mais clichê do mundo, mas na verdade é a melhor atitude que alguém pode tomar na vida. Seu parceiro vai te amar por quem você é, e evoluir juntos vai fazer parte do processo, aprender coisas novas, mudar opiniões, adquirir novos hábitos, tudo isso é natural e saudável.

O que não pode acontecer é você fingir ser quem não é por achar que esse outro jeito vai agradar mais o seu parceiro(a). Ele está com você por quem você é, pelas qualidades e os defeitos, assim como você ama a pessoa que ele é.

Facebook NadaFrágil.com.br

2 respostas para “10 dicas para manter seu relacionamento saudável”

  1. isabel disse:

    muito bom, adorei as dicas.

  2. Janaina de Souza disse:

    O segredo é saber ponderar. Os dois lados têm que saber ceder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *