NadaFrágil.com.br

11 Dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida


Milena Costa

Às vezes a procrastinação pega a gente de jeito e tudo que temos para fazer acaba ficando para a última hora, se tornar mais produtivo pode parecer difícil se você não sabe como fazer isso.

É por isso que esse artigo traz 11 dicas que vão te ajudar muito a se tornar uma pessoa muito mais produtiva, e assim realizar todas as suas tarefas e alcançar seus objetivos sem se sentir sempre exausto ou acabar fazendo tudo em cima da hora.

mulher trabalhando

Se alimente de forma saudável

Alimentação faz sim muita diferença no nosso corpo, energia e em como vamos ser produtivos ou não, diminuir o consumo de açúcar é um ótimo começo. Você pode recorrer a opinião de um nutricionista, é o ideal a fazer.

Não é preciso levar uma alimentação vegana ou super regrada para se alimentar bem, reduzir o consumo de produtos enlatados e açúcares e ingerir bastante água e mais alimentos saudáveis já faz muito efeito.

comer bem

Faça exercícios físicos

Outro ótimo tópico, mas que não significa que você deve se tornar a pessoa que mais malha na academia, encontre algo que te faça sentir bem, exercícios físicos fazem muito bem a mente e traz mais disposição ao corpo.

Fazer exercícios como uma caminhada leve ou até corrida pela manhã antes de trabalhar ajuda muito a deixar a preguiça de lado, pois libera endorfina, se alongar e fazer leves exercícios em casa para os menos ativos também ajuda. Faça algo que se ajuste a sua rotina e ao seu corpo, mas faça todo dia.

mulher correndo

Nesse tópico ainda podemos ressaltar que manter a postura correta no trabalho e na vida ajuda a reduzir dores e te deixar mais ativo.

Planeje seu dia na noite anterior

Planejar o dia na noite anterior te deixa mais tranquilo para dormir sabendo que você vai dar conta das suas atividades, além disso, você já acorda sabendo o que fazer e pode realizar suas tarefas com mais calma.

planejando o dia

Planejar a semana também é uma boa ideia, isso por que muitas pessoas tem um grande número de tarefas para realizar em uma única semana, se você souber o que vai fazer a cada dia vai ser mais fácil se concentrar naquilo e realizar suas tarefas de uma forma melhor.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como conciliar estudos e trabalho

Durma bem

Dormir oito horas por dia é ideal sim, mas nem todo mundo tem esse tempo, mas mais importante do que dormir mais tempo é dormir bem, então use o tempo que você tem para dormir bem, evite ingerir cafeína e alimentos pesados antes de dormir, opte por chás tranquilizantes e refeições leves.

dormir bem

Tente dormir o melhor possível, tirar um cochilo em momentos de energia muito baixa e tomar um banho após o cochilo –para quem tem a oportunidade, como os trabalhadores home office- também ajuda a voltar com mais energia para a atividade a ser realizada.

Tenha metas

Não apenas no trabalho, mas na vida, tenha metas a curto, médio e longo prazo, seja aquela viagem dos seus sonhos, o cargo que você quer alcançar, a empresa que você quer abrir, ou aquela cafeteira nova que você quer comprar.

metas

Transforme seus sonhos em metas e use-os como combustível para ser produtivo hoje, afinal, seu trabalho e seus esforços hoje representam um passo mais próximo dos seus objetivos, pensar nas suas metas em momentos de desanimo ajuda muito a recuperar as energias.

Tenha tempo para se divertir e relaxar

Ninguém aguenta dar 100% de si 24 horas por dia, você precisa de um tempinho na sua folga para relaxar, vá ao cinema, ao parque, a balada, ande de bicicleta, veja o jogo, leia um livro, brinque com o cachorro.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre trabalhar demais e descubra se você está trabalhando mais do que devia

Você precisa desses momentos de relaxamento e diversão, na hora certa é claro, e sem pensar em preocupações, para que seu corpo e sua mente consigam recarregar as baterias para novos dias de trabalho e produtividade.

mulheres se divertindo

Encontre seu pico de produtividade e saiba equilibrar

Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras a noite, a maioria não produz bem quando está com fome, descubra em que momento do dia é seu pico de energia, quando você está mais ativo e faça bom uso desse momento se concentrando em suas atividades.

Mas não adianta forçar, quando esse tempo acabar é preciso descansar um pouco e retomar as energias, você deve saber equilibrar sua produtividade e não forçar que seu pico se prolongue depois que passar.

trabalhando

Comece pelo mais fácil

A maioria de nós tende a começar o dia lendo e-mails e mensagens, isso porque absorver é mais fácil que produzir, e sim, começar pelo mais fácil é uma boa ideia, mas nesse caso deve ser pela tarefa mais fácil que deve ser realizada.

Tente começar pelas suas tarefas mais fáceis, seguir para as mais difíceis e deixar para absorver conteúdo como ler um artigo que não faz parte do trabalho para depois. Você também pode deixar para ler seus e-mails e mensagens e olhar o feed das redes sociais nos intervalos, desde que não se perca nisso e esqueça de voltar as suas tarefas.

trabalhando

Anote as tarefas, preocupações e ideias

Limpe sua mente, quando temos uma grande gama de tarefas para realizar naturalmente ficamos preocupados, e nosso cérebro começa a nos sabotar, retirando nossa atenção da tarefa que queremos terminar e relembrando de outras preocupações.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como não levar trabalho para casa

Tenha um quadro ou um bloco de folhas e sempre que pensar em alguma tarefa, preocupação, algo que você precisa fazer ou até uma ideia, anote! Assim seu cérebro sente que se liberou daquele pensamento e você poderá focar na tarefa que está realizando.

preocupada

Use a roupa certa

Trabalhar com roupas apertadas, desconfortáveis ou que nos deixam com frio, por exemplo, não ajuda em nada na hora de produzir, mas também é preciso estar com roupa de trabalho, use uma roupa que seja condizente com seu cargo e tipo de trabalho.

Tecidos confortáveis e encorpados são ótimos, para quem trabalha em casa, ir pra mesa de trabalho de pijama não ajuda em nada para a produtividade. Coloque uma roupa que seja confortável, mas que te faça pensar que é seu momento de realizar as tarefas do dia.

trabalhando

Use a técnica de Pomodoro

Essa é uma ótima técnica, a técnica de Pomodoro diz que a cada 30 minutos dedicados a uma tarefa, a pessoa deve descansar por 5 minutos, assim você divide seu dia em blocos pequenos e descansos também curtos que te ajudam a focar nas atividades sem te fazer sentir exausto.

A técnica pode ser ajustada para cada pessoa, assim você não precisa realizar atividades por longas horas, divida em blocos de trabalho e intervalos de descanso que se ajustem a você, algumas pessoas levam mais tempo para se concentrar e podem precisar aumentar o tempo dos blocos. Faça da melhor forma para você.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *