NadaFrágil.com.br

Estudo mostra que “levar bronca” pode ser benéfico


Fabíola Cunha

Um novo estudo da Universidade de Plymouth aponta que pessoas que tem comportamento agressivo com seus amigos não são necessariamente más – algumas só querem que os alvos da agressividade melhores a longo prazo. Parece estranho, mas levar bronca e sentir-se mal pode ser benéfico.

levar bronca

Na iniciativa, os cientistas perguntaram a 140 adultos sobre situações hipotéticas, como a indução de medo do fracasso em amigos que estão enrolando para estudar para uma prova.

Em outros estudos, foram encontradas evidências do que a maioria das pessoas pensa quando é alvo de alguém cruel: que o agressor está tendo satisfação em fazer outro sofrer.

Como o estudo foi conduzido

levar bronca

Os pesquisadores da Universidade de Plymouth testaram então possibilidades em que os agressores estavam sendo maus com boas intenções.

Eles colocaram os 140 participantes para jogar videogame, todos como o jogador B. O jogador A era o próprio computador, mas os participantes não sabiam disso.

levar bronca

Metade do grupo foi induzida a não se comover com informações passadas pelo Jogador A. Metade do grupo foi induzida a tentar empatizar com o jogador A.

Para motivar A, os jogadores B que estavam sendo empáticos fizeram opções diversas para motivar raiva e revolta, não calma e conformismo.

Ao se colocar no lugar do outro, a pessoa tende a escolher uma experiência negativa ocorrida consigo mesma para usar de exemplo e inspirar o outro a atingir seus objetivos.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que estavam tentando botar medo em seus amigos eram mais empáticas e tinham mais vontade de ver os amigos serem bem-sucedidos.

Os resultados do estudo ajudam a clarear algumas dinâmicas sociais, ajudando na compreensão, por enquanto, sobre o porquê de algumas vezes as pessoas fazerem seus amigos e pessoas queridas se sentirem mal para que o sentimento negativo ajude a atingir um objetivo.

É claro que, no caso das amizades, é preciso diferenciar a pessoa que está tentando ajudar daquela que está prejudicando. Para saber mais, leia nossa matéria sobre como encerrar amizades tóxicas.

E para saber mais sobre amizades, leia nossa matéria que aborda um estudo mostra a importância da amizade em tempos difíceis.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *