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7 Dicas de como ajudar o seu filho a dormir


Calila Galvão

A hora de dormir das crianças pode ser um grande desafio para os pais. Elas têm tanta energia que é como se estivessem ligadas na tomada e muitas relutam para ir para a cama pois querem brincar mais. Porém, os pais precisam criar hábitos e rotinas para que esse momento seja o mais tranquilo possível, tanto para a criança quanto para os adultos.

Evite aparelhos eletrônicos

7 Dicas de como ajudar o seu filho a dormir

Hoje em dias as crianças possuem tablet, smartphones e vários outros aparelhos tecnológicos que as deixam conectadas o tempo todo. Os jogos eletrônicos seduzem os pequenos e a hora de dormir é um dos momentos preferidos para mexer neles.

Tire esse hábito porque a claridade que esses dispositivos impõem aos olhos acaba passando a informação errada para o cérebro e o confunde. Assim, uma quantidade menor de melatonina (o hormônio do sono) é liberada e o sono vai embora.

Crie hábitos noturnos

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Coloque a criança para dormir sempre no mesmo horário. Isso é muito importante para o desenvolvimento dela porque, quando as aulas começarem, ela precisará seguir horários e isso deve ser ensinado desde muito cedo. O seu filho deve ser colocado no quarto e na cama dele ok?

Dica: Confira também nosso artigo sobre filhos que dormem com os pais.

O ambiente deve ser harmônico

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Os pais costumam errar na hora de decorar o quarto dos filhos. Colocam muitos objetos, papel de parede cheio de informações e cores diversas. Isso é estressante para a mente da criança, especialmente na hora de dormir na qual ela necessita de um lugar tranquilo. O ideal é que os objetos eletrônicos e brinquedos fiquem em outro local.

Evite brincadeiras estimulantes

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Pelo menos 2 horas antes do horário de dormir tente evitar brincadeiras como correr com os pequenos e desligue a TV. Você pode colocar uma música calma e se a criança ainda não estiver com sono é possível incentivar brincadeiras como quebra-cabeças ou mesmo um bom livro.

Não dê comida perto da hora de dormir

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Se você que já é adulto sente um certo incômodo ao ir para a cama de barriga cheia, imagine uma criança. Por causa disso evite dar o jantar dela dentro de 2 horas antes do sono. Também não deixe-a ir para a cama de barriga vazia. Se ela tiver se alimentado muito cedo, vale a pena dar um pouco de chá, exceto os que contém cafeína como o mate e o chá preto.

O sono da tarde é importante

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Muitos pais impedem o sono da tarde dos pequenos porque, pela lógica, se eles dormirem mais cedo, de noite vão dar trabalho. Mas o metabolismo na criança é diferente do de um adulto. O sono da tarde até ajuda o sono da noite segundo especialistas. O que não deve ser permitido é que esse cochilo seja num horário perto do noturno, porque nesse caso realmente atrapalha.

Ajude a criança a enfrentar o medo

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Muitas crianças têm medo de dormir sozinhas e acabam correndo para o quarto dos pais. Nesse momento, eles devem ser firmes e voltar com a criança para o quarto dela, mas não é apenas isso. Já na cama dela, sente e converse. Pergunte qual é o motivo do medo e ajude-a a enfrentá-lo. Explique que vocês estão bem perto e que nada de mal vai acontecer. Aguarde o pequeno adormecer e só então volte para a sua cama.

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