NadaFrágil.com.br

7 dicas para emagrecer de maneira saudável


Eliana Lee

Muitas mulheres desejam chegar ao peso ideal, perder alguns quilinhos rapidamente e assumir um novo corpo. O que muitas delas esquecem é que o processo de emagrecimento e perda de peso deve estar aliado à boa saúde. De nada adianta emagrecer e ficar doente. Portanto, antes de começar qualquer dieta, tenha em mente que além de seguir seu regime, é mais do que importante aprender a cuidar de você!

DICA 1 – Consulte seu médico

Você escolheu uma dieta, seguiu-a direitinho, fez toda a programação e não adiantou nada? Talvez seja porque seu organismo não tenha “se identificado” com o esquema de perda de peso que você decidiu seguir.

O ideal é que, antes de iniciar qualquer tipo de dieta, você consultasse um médico endocrinologista, que vai solicitar exames e dizer exatamente quanto você precisa perder para ficar em forma e continuar saudável, além de receitar a dieta ideal para que você não passe fome e perca peso.

Leia também:

DICA 2 – Crie um diário do peso

Emagrecer com saúde

Essa dica é primordial para descobrir aonde estão os erros e os acertos. Anote absolutamente tudo o que você consumir durante o dia, desde o café da manhã até o jantar.

No fim do dia, quando você retomar sua lista, vai perceber onde as calorias extras estavam – naquele lanchinho depois do almoço no escritório, naquele chocolate que você ganhou da colega de trabalho?

Quando nos deparamos com os dados escritos no papel, podemos ver claramente que “pecados” estamos cometendo, e nossa possibilidade de mudança se torna maior.

Aí fica mais fácil saber o que você precisa cortar, de verdade, para alcançar o peso ideal.

DICA 3 – Estipule seus horários e crie um “ritual da comida”

Seguir horários parece algo burocrático e chato, mas é o que vai livrar você daquela beliscadinha entre as refeições. Seja rigorosa com a hora da comida, montando um verdadeiro ritual para se alimentar.

Isso inclui a velha dica de ficar longe da TV, para não se distrair e prestar atenção no que está consumindo e mastigar com calma. A mastigação é essencial para a boa digestão dos alimentos e para evitar a sensação de inchaço na barriga. Lembre-se de desligar o smartphone também. Com os aplicativos que nos avisam o tempo inteiro sobre tudo e todos, fica difícil se concentrar de verdade na refeição.

Diga a si mesma que é “hora de comer” e apenas isso. Mentalize o bem que a comida faz para seu corpo, reorganizando seu metabolismo e dando mais energia para você.

Crie também o hábito de comer um prato de salada antes da refeição principal. Além de ser saudável para seu estômago (principalmente se você optar por verduras e legumes verde-escuro), isso inibe a fome e você vai comer menos.

Substitua o refrigerante por suco natural. É difícil, mas o fato é que se você se esforçar e se afastar definitivamente do refrigerante, mesmo os que são light, você não sentirá mais falta deles em questão de semanas.

Quando terminar de comer, escove seus dentes. Esse hábito saudável para a saúde bucal inibe a fome. O gosto do creme dental avisa seu cérebro que você já está “satisfeita”, e aí, talvez, você dispense a sobremesa.

HobbyDICA 5 – Encontre um hobby para espantar a ansiedade

A ansiedade é uma das grandes vilãs de todos os tempos. E ela está contra você e contra seus objetivos. Portanto, antes de ceder aos impulsos dela, que tal concentrar suas energias em outras atividades, que desviem seu pensamento da comida? Ficar parada na frente da TV só vai te fazer querer comer, mesmo sem fome.

 Ideias legais: começar um novo curso, fazer um blog para relatar suas experiências com a balança, inscrever-se em maratonas, aulas de dança e competições esportivas.

DICA 6 – Beba água

Você vai passar a vida inteira ouvindo este conselho. Porque a água é fundamental para o funcionamento do seu corpo e mente. E este liquido precioso está ao seu alcance. Por que não fazer uso dele?

A água faz seu corpo trabalhar da maneira como deve e também hidrata sua pele, de dentro para fora. Não deixe seu corpo sentir sede. A sede nada mais é do que o aviso de que já passou da hora de se hidratar. Portanto, acostume-se a beber água enquanto trabalha, durante os exercícios e até mesmo enquanto dirige ou anda de transporte público. Comece aos poucos, para criar o hábito e acostumar o seu corpo. Com o passar do tempo, você não vai sentir nenhuma dificuldade em beber água durante todo o dia.

Leia também nosso artigo sobre os melhores Chás para emagrecer.

 DICA 7 – Acredite em você!Consulte seu médico

 Tenha pensamentos positivos a respeito do que está fazendo. Visualize seu futuro, os quilos perdidos, o corpo que você deseja e repita para si mesma que você merece tudo isso!

Quando alguém quiser falar algo que te desanime ou faça esmorecer, não dê ouvidos! Algumas pessoas, por não conseguirem, desejam que todos os outros também falhem! Não guarde para você nada que for dispensável. Tenha em mente que você é sua melhor motivação.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “7 dicas para emagrecer de maneira saudável”

  1. Lucilene Maria disse:

    Além disso tudo, seria ótimo perder o peso apenas da barriga! hehehe

Deixe uma resposta