NadaFrágil.com.br

7 lições valiosas que podemos aprender com Lupita Nyong’o


Eliana Lee

Ela é a nova queridinha de Hollywood, exibe um guarda-roupa de causar inveja, é apontada como affair de atores lindos de morrer e acaba de levar seu primeiro Oscar pra casa. Lupita Nyongo, mexicana da Cidade do México, mas que morou durante vários anos no Quênia tem apenas 31 anos e já pode se considerar uma vencedora.

Os motivos para seu sucesso incluem muito talento, uma beleza estonteante e claro, um carisma desconcertante. Talvez por isso Lupita não tenha se rendido ao deslumbramento, mantendo sua postura e atitude fiéis às coisas que acredita. Uma vencedora. Mas uma vencedora de bom humor e que não se abala diante das dificuldades!

Lupita Nyongo

Separamos 10 ações de Lupita que podem servir de inspiração para todas nós, mulheres comuns, que estão em busca de seus sonhos. Confira.

1. Saiba perder, com classe

Lupita Nyongo e Michael Fassbender

Após perder o BAFTA de atriz coadjuvante, Lupita postou em seu instagram uma foto ao lado do ator Michael Fassbender, que também perdera o prêmio de coadjuvante masculino. A legenda dizia: “Selfie dos perdedores #emboacompanhia”. A foto virou um sucesso instantâneo e todos começaram a elogiar o bom humor de Lupita diante da derrota. Portanto, perder não significa o fim do mundo: não desça do salto e aprenda a rir de si mesma.

2. Não desista na primeira dificuldade, nem na segunda, nem na terceira…

Lupita Nyong'o Oscar

Lupita estudou, treinou e fez muitos cursos antes de conseguir suas chances que a tornaria conhecida de fato. Em 2005, começou suas aulas em Uganda e só foi conseguir um papel em filme dois anos depois, após receber vários nãos. Iniciou então a faculdade e persistiu durante mais 5 anos até conseguir um papel pequeno, de figuração. Só então conseguiu realizar seu teste para “12 anos de escravidão”, filme que a tornou famosa.

Portanto, pressa não é a solução. Persista, insista mais um pouco. Só não pare no tempo: estude o máximo que puder, aprenda tudo o que conseguir de sua área, esteja sempre preparada para quando sua chance surgir!

3. Aprenda a ousar

Lupita Nyong'o vestidos

Você já deve ter reparado como Lupita se veste bem. E como adora ousar nas cores, certo? Que tal fazer o mesmo de vez em quando? Saia de sua zona de conforto e vá, aos poucos, inserindo cor no seu vestuário. As cores tem o poder de mexer com seu humor, além de fazer com que se sinta diferente de vez em quando. Se não dá para ousar no trabalho, compre um acessório diferente, um brinco que seja. Dê um toque alegre para o seu dia e aprenda a mudar. Mudanças sempre trazem algum aprendizado, mesmo as mudanças pequenas.

4. Façam com que te reconheçam

Lupita Nyongo

O sobrenome de Lupita não é a coisa mais simples do mundo de se pronunciar. Várias pessoas não faziam ideia de quem ela era e o nome também não ajudava em nada. A ideia simples partiu de um amigo e Lupita adorou: ela gravou um vídeo em que aparecia pronunciando seu próprio nome em vários sotaques diferentes e lançou em suas redes sociais. Nem precisa comentar que a ideia foi um sucesso, né?

Nos negócios, é importante que seu nome seja reconhecido e lembrado.  Cartões de visita modernos, portfólios criativos na internet, uma plaquinha divertida e diferente em sua sala, tudo vale. Mas o importante mesmo é que fazer com que suas atitudes marquem você e seu nome entre as pessoas que você quer que te reconheçam e que reconheçam seu trabalho.

5. Seja grata e gentil

 Lupita Nyong'o

Lupita não costuma deixar os fãs sem reposta. Atenciosa, a atriz sempre dá um jeitinho de responder as pessoas com gentileza e carinho. Ao saber da indicação ao Oscar a primeira coisa que fez foi agradecer a todos que a ajudaram durante sua jornada.

No dia a dia, saiba apreciar quem faz com que você seja quem você é. Respeite a todos, lembre-se de ser grata e não deixe se apagar em você a gentileza, aprendida há tanto tempo na infância e que costumamos passar a nosso filhos, mas que depois parecemos nos esquecer. Mesmo que as outras pessoas pareçam não se importar mais com isso, não se contagie por esse costume ruim. Saiba agradecer.

6. Faça algo que realmente gosta

12 years a slave

Lupita se formou em Artes Cênicas e Estudos de Teatro e teve de trabalhar muito tempo nos bastidores antes de conseguir alguns papéis pequenos na TV. Persistente, ela não desistiu, apesar de poder ter investido em economia ou política, e seguir no mesmo ramo de negócios da família, onde teria seu lugar garantido.

É muito frustrante ter aptidão para algo que “não dá dinheiro”, “não está na moda” e outros dizeres que acabam com a empolgação de qualquer um. Não se deixe abater pelo o que os outros dizem. Siga seus instintos e vocações. Fazer algo que envolva seu talento natural te dará muito mais chances de ser uma ótima profissional, ao invés de uma profissional simplesmente mediana. Na dúvida, lembre-se da famosa frase de Noel Rosa: “Eu prefiro ser um bom sambista do que um mal médico”.

7. Seja corajosa!

Lupita Nyong'o e Oprah Winfrey

Três dias antes de conquistar seu primeiro Oscar, Lupita fez um discurso emocionante no evento Black Women Hollywood (Mulheres Negras em Hollywood) que deixou Oprah Winfrey emocionada, na plateia. Entre outras coisas, Lupita comentou como o fato de ser negra fora um “problema a ser superado” na adolescência, e que não conseguia se achar bonita: “eu ligava a TV e só via peles claras. Fui insultada e provocada pela cor da minha pele”. A atriz também contou como o surgimento da modelo negra Alek Wek a fez se sentir melhor, mas só depois começou a perceber que a beleza ia além do exterior. Foi à luta.  Hoje é Lupita quem recebe mensagens de meninas ao redor do mundo, identificando-se com ela e por isso as aconselhou: “Minha mãe me dizia que não se pode comer beleza. Você não pode confiar apenas em sua aparência para se sustentar. O que é bonito é a compaixão por si mesmo e pelos outros ao seu redor. Espero que minha presença nas telas e revistas possam ajudar essas meninas a validarem sua beleza externa. Mas que elas também se comprometam ao máximo em serem bonitas por dentro. Não existe sombra para esse tipo de beleza”.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta