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Alimentação Saudável no Verão


Calila Galvão

A estação mais quente do ano pede piscina, praia e um banho de cachoeira com os amigos. É o momento que muitos esperavam para poder finalmente relaxar, eliminar o estresse e recarregar as baterias. Mas se você não tomar alguns cuidados, o que seria um verdadeiro paraíso pode se tornar em uma tragédia colossal e suas sonhadas férias podem acabar num hospital. Veja aqui algumas dicas de como evitar esses perigos durante o verão.

Alimentação Saudável no Verão

As delícias da praia

Acarajé, moqueca, peixe frito, queijo assado, churrasquinho e todas as outras delícias de encontramos quando estamos na praia são uma verdadeira tentação aos nossos olhos, mentes e barrigas. É quase impossível resistir a esse tempero tão chamativo, especial se você estiver passando suas férias no litoral baiano. E quando você ouve alguém gritando: “olha o queijo coalho”, sua boca se enche de água.

Alimentação Saudável no Verão

Você acabou de ler todas essas delícias e vou logo avisando que todas elas devem ser evitadas ao máximo. Esses alimentos normalmente possui alto teor calórico e a quantidade de gordura é imensa. Acarajé e moqueca levam grande quantidade de dendê, mas o problema todo nem é esse. A verdade é que a grande maioria das barracas de comida e bancas de acarajé reaproveitam várias vezes esse óleo. Consumir essa gordura envelhecida, além de causar problemas intestinais, pode levar ao câncer.

O que evitar no verão

O queijo coalho assado na hora e que todo mundo adora comer pode se tornar um grande problema. Pelo sua enorme quantidade de gordura ele pode levar a problemas intestinais como a diarreia. Mas se você não consegue resistir a essa iguaria o melhor é compra-lo com outras pessoas e dividir a quantidade. Assim você mata a vontade e não corre o risco de passar o dia sentada no trono.

Alimentação Saudável no Verão

As bebidas também precisa de bastante atenção. A cerveja é um forte aliado da desidratação, ou seja, você já está debaixo de um sol de 40° e seu corpo transpirando como um cuscuz tomar cerveja não é uma atitude inteligente. Melhor mesmo é tomar bastante água, suco de frutas e o melhor de todos, uma água de coco bem gelada.

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As frutas oleaginosas como castanhas e amendoins também não são boas companhias. Por mais que sejam as portadoras de uma gordura que reduz os níveis do colesterol ruim, tudo em excesso é sobra. Ainda mais se isso não é um hábito. Se você não costume de ingeri-las o seu corpo vai achar muito estranho aquele tipo de alimentação e vai tentar se proteger colocando tudo para fora, seja através de uma forte diarreia ou de vômitos constantes. Novamente aí entra o perigo da desidratação.

Dicas para o verão

Para passar um verão tranquilo o melhor é evitar o exagero, comer hortaliças e muitas frutas que contêm grande quantidade de líquido. Outra alternativa para uma boa alimentação é evitar as frituras e preferir alimentos assados como peixes ou cozidos como ostras e caranguejos. Antes de dormir coma pouco, nada de cair na farra e beber litros de bebida alcoólica e depois comer um mega sanduíche com ovo, bacon e todas as outras besteiras que vem dentro.

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