NadaFrágil.com.br

Alimentação saudável: o poder das fibras


Calila Galvão

Todo mundo conhece os benefícios de cuidar bem do corpo e fazer alguns sacrifícios na alimentação para ter um corpo legal e principalmente uma boa saúde. Você já deve ter ouvido falar nas fibras alimentares e se não ouviu, já deve ter ouvido pelo menos as palavras alimentos integrais. As prateleiras dos supermercados e casas de produtos naturais estão cheias desses alimentos e eles trazem vários benefícios à nossa saúde.

Alimentação saudável: o poder das fibras

As fibras

Pertencentes ao grupo dos carboidratos complexos, esse grupo alimentar é encontrado nos vegetais e não conseguem ser digeridos pelo nosso organismo, pois nós não possuímos enzimas para essa finalidade. Elas são extraídas principalmente da parede celular dos vegetais, de frutas e de suas sementes, ou mesmo nas cascas de verduras e frutas.

Com o cozimento das verduras e a retirada das cascas, muitas de suas propriedades são perdidas, juntamente com o benefício das fibras. Mas comê-las em excesso pode trazer alguns efeitos indesejáveis, pois elas absorvem muitos minerais, principalmente o cálcio e zinco deixando o nosso organismo carente dessas substâncias.

Alimentação saudável: o poder das fibras

Benefícios das fibras

As chamadas fibras alimentares ou dietéticas, há anos são mundialmente conhecidas por fazer parte do tratamento da constipação intestinal. Na década de 70 dois médicos foram realizar pesquisas na África e descobriram diversas doenças que são ocasionadas pela simples falta de fibras na nossa alimentação.

Veja mais dicas de como começar e manter uma alimentação saudável.

Os nativos eram acostumados com uma refeição rica em cereais integrais, verduras, frutas e legumes e o consumo de fibras era de até 150 gramas ao dia. Enquanto isso, no ocidente, foi observado que o consumo de fibras não chegava a 15 gramas por dia levando a problemas gastrointestinais e outras patologias que eram desconhecidas dos africanos.

Alimentação saudável: o poder das fibras

A ingestão de fibras com frequência pode evitar diversas doenças graves como o câncer se o consumo diário for de pelo menos 30 gramas por dia. Também pode diminuir o risco de uma possível doença pulmonar obstrutiva crônica ou até mesmo, prevenir o diabetes.

Uma alimentação equilibrada, com a presença de todos os grupos alimentares na quantidade adequada virou um dos objetivos do Ministério da saúde, que vem observando o crescimento alarmante de doenças crônicas como hipertensão, aterosclerose e câncer. Essas doenças podem ser evitadas com uma simples modificação nos hábitos de vida.

Alimentação saudável: o poder das fibras

Veja como é possível comer bem e evitar doenças.

As fibras emagrecem?

Essa não é uma das suas finalidades, mas uma alimentação rica em fibras ajuda na perda de peso por dois motivos. O primeiro é o fato desses alimentos proporcionarem saciedade por mais tempo. Você come menos ao longo do dia pois sente menos fome. Com a redução do consumo energético e o mesmo gasto calórico de antes, o corpo acaba consumindo gordura para gerar energia.

O outro ponto é quanto ao pico de insulina. Ele é o grande responsável por transformar os carboidratos que ingerimos em excesso em gordura e a leva para ser estocada no tecido adiposo. Quando ingerimos fibras na alimentação, os carboidratos entram na corrente sanguínea proporcionalmente, evitando assim o pico de insulina.

Alimentação saudável: o poder das fibras

Conheça outros alimentos que vão ajudar você a perder peso.

Alimentos ricos em fibra

As fibras podem ser solúveis por se dissolveram em água e são comumente encontradas nas frutas, verduras, legumes e farelos de aveia. Já as fibras insolúveis que não se dissolvem na água de maneira alguma e são as mais conhecidas e comuns na nossa dieta, além de trazer os benefícios na prevenção de doenças relacionadas ao intestino.

Uma dica muito importante para quem deseja investir na dieta com fibras dietéticas é aumentar o consumo de água ou então, em vez de ajudar na constipação o efeito será o inverso.

Alimentação saudável: o poder das fibras

Além desses existem alguns alimentos e hábitos que podem enriquecer o seu modo de vida. Para quem sofre de constipação, aliar dieta a exercícios físicos é primordial, já que a movimentação do corpo ajuda no movimento peristáltico e também melhora a absorção de nutrientes. Tomar sucos com o bagaço também pode ser uma excelente solução.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta