NadaFrágil.com.br

Alimentos para evitar quando se está doente


Fabíola Cunha

Muitas vezes, ao contrair um resfriado, gripe ou passar por uma intoxicação alimentar, que são doenças bem comuns no verão, queremos relaxar para recuperar a saúde e acabamos ingerindo alimentos e bebidas que gostamos, mas que não fazem nada bem para o organismo em luta contra bactérias, vírus e demais agressores.

Veja uma lista do que evitar, que vale para homens, mulheres e crianças.

Café

doente

Quando evitar a bebida: basicamente qualquer tipo de doença, mas especialmente intoxicação alimentar que esteja afetando estômago ou intestino. Por que o café faz mal nessas situações: a cafeína é diurética, então pode acelerar um processo de desidratação. Se estiver vomitando ou com diarreia, a situação piora.

Suco de laranja

doente

Quando evitar a bebida: quando estiver com inflamações na garganta. Por que o suco de laranja piora a situação? A acidez do suco normalmente é refrscante, mas quando há tosse e resfriados envolvidos, pode ferir a garganta, irritando a região com ácido cítrico.

Doces

doente

Quando evitá-los: basicamente qualquer tipo de doença, mas especialmente intoxicação alimentar que esteja afetando estômago ou intestino.

Por que eles pioram a situação: comer açúcar refinado pode temporariamente suprimir a habilidade das células brancas de lutar contra as bactérias.

Por algumas horas após ingerir biscoitos, doces, cereal com açúcar – o sistema imunológico está mais fraco. É ainda pior quando o problema é gastrointestinal, pois o açúcar retira fluidos do trato gastrointestinal, o que pode piorar a diarreia.

Refrigerantes

doente

Quando evitá-los: basicamente qualquer tipo de doença, mas especialmente intoxicação alimentar que esteja afetando estômago ou intestino.

Assim como o café, refrigerantes que contêm cafeína são desidratantes. Como estão cheios de açúcar refinado, que prejudica o sistema imunológico e altera o funcionamento do trato gastrointestinal, o melhor é ficar só na água ou água de coco.

E nem pense que os refrigerantes dietéticos são uma opção, pois os adoçantes usados são moléculas grandes, que não podem ser digeridas plenamente, causando inchaço, cólicas e até diarreia.

Salgadinhos e petiscos crocantes

doente

Quando evitá-los: quando estiver com a garganta inflamada. Por que eles vão piorar a situação? A textura abrasiva e áspera de batatas chips, granola ou mesmo torradinhas vai arranhar, irritar e machucar ainda mais sua garganta já inchada e dolorida. Quanto mais irritada, mais demorada é a cura.

Álcool

doente

Quando evitar: basicamente qualquer tipo de doença, mas especialmente intoxicação alimentar que esteja afetando estômago ou intestino. Diurético como o café, ele pode piorar doenças desidratantes, além de se acumular mais rápido no sangue caso você já esteja desidratado. Diarreia, nem se fala: só piora.

Leite

doente

Quando evitar: se você tem entupimento nasal e congestão das vias respiratórias. Embora não seja comprovado cientificamente, muitas pessoas relatam que ingerir laticínios faz com que o catarro torne-se mais denso e desconfortável nas vias respiratórias, durante um resfriado, uma gripe, sinusite ou faringite.

Frituras e comidas gordurosas

doente

Quando evitar: basicamente qualquer tipo de doença, mas especialmente intoxicação alimentar que esteja afetando estômago ou intestino.

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar: comidas gordurosas fazem com que o sistema digestivo demore mais tempo para digeri-las, o que pode causar náusea e disparar o refluxo ácido. E também pode piorar a diarreia disparando o trato intestinal.

Dica: Confira também as causas das manchas vermelhas na pele.

Comidas apimentadas

doente

Outra obviedade, mas por que evitá-las quando se tem um resfriado com produção de muco? Pimentas diversas contêm capsicina, um componente que pode irritar as passagens nasais e piorar o corrimento nasal.

No caso de congestão nasal, ou seja, nariz entupido, a capsicina pode dissolver o muco e fazer com que a congestão diminua por um tempo.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta