NadaFrágil.com.br

Alimentos que ajudam com o refluxo


Fabíola Cunha

O refluxo é o nome popular da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), uma das afecções crônicas mais comuns em mulheres, principalmente durante a gestação e como consequência da obesidade. Ela ocorre quando o conteúdo do estômago e duodeno retorna para o esôfago.

refluxo

Os sintomas mais comuns são: dor na parte superior do abdômen; dor crônica no peito; tosse depois de comer, à noite ou tosse seca; arrotos, azia, indigestão, náusea, vômito e flatulência. Garganta seca e sempre precisando de limpeza também são sintomas relatados.

Uma grande lista de alimentos é proibida para quem tem refluxo, mas há alguns itens que podem contribuir para a melhoria dos sintomas.

Aveia

Ela sacia e ela simplesmente não causa refluxo. Até mesmo aquelas aveias prontas com uvas passas podem ser consumidas, pois a aveia absorve a acidez das frutas.

Gengibre

refluxo

Em moderação, gengibre é um dos melhores alimentos para refluxo ácido. Tem sido usado na história como um anti-inflamatório e um tratamento para condições gastrointestinal. O gengibre pode ser facilmente descascado, fatiado ou ralado, sendo adicionado a vitaminas, smoothies ou mesmo à pratos salgados.

Salada

refluxo

Esse é um dos principais pratos de pessoas com refluxo ácido, porém os tomates e cebolas devem ser evitados, assim como queijos e molhos muito gordurosos. Molhos devem ser adicionados apenas na medida de uma colher de chá.

Banana

refluxo

Bananas são uma ótima opção para o lanche da tarde: com um pH de 5,6, elas são excelentes para quem tem refluxo. Embora haja estudos que mostram que cerca de 1% das pessoas com essa condição dizem que bananas pioram a situação.

Melão

refluxo

Com um pH de 6,1, o melão é muito bom para quem tem refluxo ácido. No entanto, assim como as bananas, algumas pessoas podem ter que evitá-lo.

Peixe e frutos do mar, frango e peru

refluxo

Todos os itens acima são indicados para quem sofre da doença, sejam cozidos, assados, grelhados ou refogados – mas não fritas! Antes de prepará-las é indicado remover a pele.

Raízes e verduras

refluxo

A couve-flor, o brócolis, aspargos, feijão verde…todas essas são ótimas comidas para quem tem o problema.

Aipo

refluxo

Quase em calorias devido a sua alta concentração de água, é uma ótima pedida se você sofre com o problema. É também um supressor de apetite e excelente para acompanhar diversos pratos e petiscos.

Salsinha

refluxo

Utilizada há séculos como erva medicinal para acalmar o estômago e melhorar a digestão, a salsinha é um ótimo tempero e também muito utilizada como decoração de pratos.

Veja também: Dicas para aliviar a gastrite.

Gostou das dicas? Usa alguns desses itens para combater o problema? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *