NadaFrágil.com.br

Alimentos que podem prejudicar sua dieta


Daniele Batista

Se você quer emagrecer, escolheu uma dieta equilibrada e pratica exercícios com regularidade, mas não consegue ver os resultados na hora que enfrenta a balança, a culpa pode ser daquelas pequenas escolhas que passam despercebidos no dia a dia e que acabam sabotando sua dieta.

É preciso cuidado na hora de escolher onde comer, ou o que comer. Aquele doce inocente no meio da tarde, uma xicara de café ou até mesmo uma salada de uma salada em um fast-food podem conter muito mais calorias do que se pensa. Ajustar esses pequenos detalhes pode fazer toda a diferença para que você consiga muito mais resultados.

O cafezinho de todos os dias

Alguns alimentos e atitudes, mesmo que pequenos e inocentes, podem causar um grande prejuízo na hora de vencer a balança. Mesmo que seja apenas uma xicara de café ocasional, já que ela, quando adoçada com açúcar, chega a possuir cerca de 26 calorias, o que, mesmo parecendo pouco, quatro cafezinhos em uma tarde geram calorias o bastante para precisar correr 15 minutos em um dia para queimar. O ideal é tomar café com adoçante, mas para quem não gosta do sabor do adoçante, a dica está em usar sucralose.

Diferente dos adoçantes mais conhecidos, que são o aspartame e a sacarina, a sucralose é um derivado da cana e possui um sabor semelhante ao açúcar sem prejudicar sua saúde ou dieta. Apesar de ser um pouco mais difícil de achar, duas marcas já se fixaram no mercado de adoçantes dietéticos comercializando sucralose, a mais conhecida é a Gold, porém atualmente há uma facilidade maior em encontrar o adoçante da marca Linea.

A dica vale também para chás e sucos, que também podem ter o mesmo impacto sobre a dieta. Afinal, é o açúcar o grande vilão e não a bebida em si.

Cuidado ao escolher sua salada de frutas

Para quem gosta de uma sobremesa, mas na hora da dieta escolhe uma salada de frutas, alegando que é natural e não engorda, o valor calórico pode chegar a surpreender. Dependendo das frutas escolhidas a porção pode chegar a ter mais de 200 calorias, isso contando apenas a fruta pura, caso seja adoçado com açúcar ou receba uma porção de leite condensado a taça pode ultrapassar 400 calorias. Quatro vezes mais do que um brigadeiro tão temido durante dietas.

O conselho dado por nutricionistas é evitar frutas como banana, uva e manga por conterem alto teor de açúcar natural (frutose) e optar por aquelas que contenham mais água e menos massa, como melão, melancia, abacaxi e carambola, por serem menos calóricas e caso precise adoçar, existem opções de leite condensado dietético e sucralose, que manterão as calorias baixas e a escolha de sobremesa saudável e compatível com sua dieta.

Salada em redes de fast-food

E para quem acha que a solução para todos os problemas está em almoçar apenas uma salada, apesar da lógica estar correta, é sempre necessário tomar cuidado em onde comê-la. Redes de fast-food oferecem opções de saladas em seu cardápio, porém os molhos prontos comprometem todo o esforço de resistir às opções mais calóricas do cardápio. Isso por conterem alta concentração de óleo e, em alguns casos, açúcar. Algumas redes de fast-food acrescentam açúcar ao seu molho de salada, então vale ficar atento para que o esforço de resistir a um suculento hambúrguer com fritas não acabe sendo por nada.

Para temperar sua salada opte por alho, limão, cheio verde e azeite extra virgem. É importante tomar cuidado com o tanto de sal colocado, pois além de alterar a pressão sanguínea, ainda causa inchaço por reter uma grande quantidade de água no corpo. Como essas opções dificilmente serão encontradas em fast-foods, vale a pena evitar esse tipo de restaurante e preferir um self-service.

Fuja das frituras

Esse conselho é valido para todas as dietas. Na dieta dos pontos um mesmo alimento, quando frito, recebe quatro vezes o valor de pontos do que quando cozido. Até mesmo os alimentos chamados grelhados podem ter sido preparados com uma quantidade relevante de óleo, principalmente em restaurantes, onde o preparo não foi acompanhado pelo cliente.

Cada grama de óleo contem 9 calorias, além do processo de saturação do óleo utilizado para se fritar alimentos aumentar drasticamente o índice de colesterol ruim no sangue. Por isso alimentos fritos devem ser evitados a todo custo.

Caso seja necessário, utilize azeite como alternativa, ou até mesmo óleos vegetais mais saldáveis como canola, milho ou girassol, mas caso decida preparar em casa a recomendação, para evitar a concentração de gordura e calorias escondidas em alimentos fritos, é optar por assados, sempre. Já que tudo que é frito pode ser preparado no forno.

Doces são permitidos, mas não liberados

Apesar de serem evitados e considerados os grandes vilões de todas as dietas, não existe mulher que consiga resistir a um docinho de vez em quando. A dica para quem está em dieta é não evitar, mas controlar a quantidade consumida e até mesmo o tipo de doce escolhido. Alguns doces são considerados uma verdadeira bomba de calorias, então, caso aquela vontade de comer um bom doce apareça, opte por gelatinas com zero teor de açúcar, pois além de pouco calóricas ainda auxiliam na produção de colágeno, mantendo a pele firme no processo de emagrecimento.

Caso queira algo diferente, frozen de iogurte com frutas ou barras de cereais light são uma alternativa excelente. Frutas secas devem ser evitadas, pois chegam a possuir até mesmo quatro vezes a quantidade de calorias quando comparadas com as versões in natura.

Agora se a vontade de comer chocolate bater muito forte, é possível comer sem culpa, mas prefira chocolates amargos, com no mínimo 70% de cacau, e em porções pequenas, de cerca de 30 gramas.

Lojas como a Cacau Show, Kopenhagen e Cacau Brasil contam com chocolates com alta concentração de cacau. Já a grande maioria dos chocolates encontrados em supermercados devem ser abolidos da alimentação já que possuem uma concentração muito grande de açúcar, leite e gordura, podendo ser considerados doces a base de cacau, e não chocolates propriamente ditos.

Uma opção barata e viável está no chocolate quente já que é possível encontrar cacau em pó e chocolate em pó com facilidade nos supermercados. Lembrando que chocolate e achocolatado são completamente diferentes, pois o chocolate não possui adição de açúcar.

Com essas pequenas dicas você pode aproveitar muito mais os benefícios de seu estilo de vida saldável e se preocupar menos com a falta de resultados, afinal, ninguém quer ter tanto trabalho por nada, não é mesmo?

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *