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Ansiedade social: dicas para amenizar os sintomas


Fabíola Cunha

A vida pode ser muito cruel para aqueles que sofrem de ansiedade social. Pesquisas sugerem que pessoas que lutam contra ansiedade social não conseguem obter o mesmo sucesso na escola ou trabalho, se comparados com os que não sofrem do problema.

ansiedade social

Ansiedade social refere-se ao nervosismo ou desconforto em situações sociais, habitualmente devido ao medo que a pessoa tem de poder fazer alguma coisa que possa ser embaraçoso ou ridículo, ou na qual possa causar má impressão, ou que possa ser julgada, criticada ou avaliada negativamente por outras pessoas.

Algumas dicas podem, se não resolver o problema de vez, amenizar os efeitos e propiciar um início de recuperação:

Fazer o bem

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Psicólogos da Universidade da Columbia Britânica e da Universidade Simon Fraser descobriram recentemente que quando pessoas ansiosas socialmente são encorajadas a realizar ações de bondade ou gentileza – coisas simples como lavar a louça, ajudar com a mudança de um vizinho, com o jardim de um casal de idosos – elas relatam menos ansiedade social diária, quando comparadas com outras pessoas que não iniciaram essas ações.

Sonho lúcido

Ansiedade social

Os sonhos ainda são pouco estudados e menos ainda os sonhos lúcidos – sonhos em que a pessoa tem consciência de que está sonhando. Os poucos cientistas que estão estudando esse fenômeno estimam que os sonhos lúcidos podem ser usados como ferramenta terapêutica para tratar ansiedade ou fobias – um tipo de terapia que tem lugar no subconsciente.

Terapia de exposição

Ansiedade social

Cientistas estão experimentando com terapia de exposição como parte de uma terapia cognitiva-comportamental para tratar a ansiedade social. Ao pensar nas situações mais constrangedores e exaustivas em público, a terapia propõe realizar essas atividades. A ideia é parar de evitar medos e começar a enfrentá-los.

Video-games

Jogar video-games permite ao jogador se tornar outra pessoa (ou coisa) – um porco-espinho azul, um encanador com bigode, um gorila. Alguns pesquisadores acreditam que jogos em que o protagonista é exatamente como a pessoa que joga – e não permite a fuga – pode ser uma arma poderosa na terapia.

Gostou das dicas? Já sofreu ou conhece alguém que sofre de ansiedade social? Deixe seu comentário abaixo! E não deixe de conferir: Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade!

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