NadaFrágil.com.br

Aprenda a Economizar seu Dinheiro


Eliana Lee

Seja para comprar uma casa, um carro ou simplesmente para “sair do vermelho”, cuidar do dinheiro que você recebe é o primeiro passo para aprender a poupar de verdade.

O problema é que fazer economia é mais complicado do que se pensa e vai além da quantia que se recebe todos os meses. É comum vermos pessoas com rendas inferiores que conseguem administrar muito bem seu patrimônio e pessoas que possuem uma renda alta, mas que estão sempre devendo alguma coisa.

Para não ficar frustrada todos os meses com o saldo no banco e com as faturas que não param de chegar, aí vão algumas dicas simples de como começar a economizar (de verdade) o seu dinheiro.

Economizar dinheiro

Crie o hábito

Mais do que aprender a economizar, isso deverá se tornar parte de sua rotina. A quantia que você decidiu poupar deve fazer parte de suas dívidas mensais. Isso mesmo. Por exemplo: se você decidiu aplicar na poupança uma quantia X por mês, essa “conta” deverá ser tão obrigatória quanto a fatura do cartão de crédito.

Mentalize que você está investindo em você mesma, num sonho, e dando a você o retorno merecido de quem trabalhou dias a fio e não pode ficar sem nenhuma reserva financeira para alguma eventualidade.

Com o passar do tempo isso vai se tornar tão comum quanto pagar a água e a luz.

Quanto preciso poupar?

Muitos especialistas defendem a tese de que, para manter o mesmo padrão de vida que você possui na atualidade, é necessário guardar sempre 10% do que você recebe. Assuma o compromisso de poupar essa porcentagem e leve-o a sério, fazendo reajustes todas as vezes que seu salário aumentar.

E quando não sobra nada?

Aí é que está o problema. Muitas mulheres sabem que devem poupar e até gostariam de guardar uma quantia mensal, mas simplesmente não podem, porque estão impedidas pelas contas mensais. Em outras palavras: entra mês, sai mês, não sobra nada.

É aqui que entra a fase mais difícil da economia: a reeducação financeira.

Não é possível poupar enquanto todo o seu salário estiver comprometido, portanto você deverá eliminar de uma vez por todas “o ralo” invisível por onde está escoando todo o seu dinheiro, ou seja: todos os gastos que mensais que na verdade são supérfluos.

Economizar dinheiroColocar no papel

Anote todos os seu gastos em uma agenda, caderneta ou ainda numa planilha no computador. Hoje em dia existem programas especialmente desenvolvidos para ajudar a organizar o orçamento doméstico. Não esqueça de nenhum item. Crie também um espaço para anotar os “gastos invisíveis” do dia a dia, como aquele docinho que você decidiu comprar depois do almoço.

No fim do mês, estude atentamente as suas anotações, compare quanto recebeu e quanto gastou e, sendo muito honesta com você mesma, encare os cortes que precisam ser feitos. Mesmo que dure alguns meses até eliminar e quitar os gastos, só comece efetivamente suas aplicações quando já tiver pago suas dívidas.

Algumas dicas rápidas para economizar:

  • Elimine os gastos com o cartão de crédito e evite o pagamento mínimo:Economizar dinheiro

O cartão de crédito é uma facilidade inquestionável, mas também é um grande inimigo do seu bolso. A sensação de que podemos comprar, mesmo sem termos dinheiro para isso é ótima, mas também ilusória.

Comece a controlar seus impulsos e, quando não tiver dinheiro, simplesmente não compre. Se você deseja algo, pesquise o preço e compre-o a vista, mesmo que no mês seguinte. Você vai sentir a diferença na hora de entregar aquela quantia em dinheiro. De repente, você até perceba que não era tão necessário assim e acabe nem comprando.

  • Faça listas de compras

Anote o que está faltando em casa e compre apenas esses itens no supermercado. Para não correr nenhum risco, sempre faça compras quando já tiver almoçado ou jantado. A fome nos faz querer comprar muito mais coisas do que deveríamos.

  • Reduza a TV na sua vida

Assistir TV é ser bombardeada por uma avalanche de comerciais e propagandas irresistíveis. O resultado é que você sempre quer comprar alguma coisa “só para experimentar”, porque parece muito bom. Que tal reduzir o tempo diante da TV e separar alguns minutinhos para a leitura antes de dormir? Ponha em dia aquele romance do momento ou simplesmente sua revista favorita. Comece com 15 minutos e vá aumentando gradativamente o tempo.

Outra coisa: você precisa mesmo de tantos canais? Conte quantos programas você realmente assiste. Agora subtraia esse resultado do número de canais do seu pacote. Está “jogando dinheiro fora”? Renegocie com sua operadora e abaixe o preço mensal da TV.

  • Aprenda a dizer ‘não’

Como todo mundo precisa pagar contas, é normal que vez ou outra apareça alguma amiga vendendo algum produto. Respire fundo, seja infinitamente educada e abra o jogo sem pestanejar. Diga, simplesmente, que não pode comprar naquele momento e deseje sucesso para os negócios dela.

Se você é compulsiva, evite sequer olhar os produtos. Da mesma forma, evite passeios pelo shopping quando seu saldo já está mais do que baixo. Se você não vê, você não compra.

  • E se for comprar, compre online

Já reparou na quantidade de lojas virtuais que existem? A maioria delas é segura e confiável, portanto, por que não fazer uma cotação de preços utilizando a Internet. Esse é um mercado que cresce assustadoramente e, com a concorrência, chegam as promoções.

Comprando um produto online você economiza mais do que se o comprasse numa loja física e, dependendo do valor, você nem precisará pagar o frete. Pense nisso.

Gostou? Compartilhe estas dicas com suas amigas e sucesso a todas!

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Aprenda a Economizar seu Dinheiro”

  1. Lucilene Maria disse:

    Excelente texto! Dicas objetivas e práticas que valem super à pena serem praticadas.
    Voltarei mais vezes.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *