NadaFrágil.com.br

Aprenda como fazer uma horta em casa


Calila Galvão

A busca por uma vida mais saudável está crescendo cada vez mais e com ela vem também a procura por alimentos orgânicos. Alimentação orgânica é aquela que usa frutas e verduras sem nenhum aditivo químico na planta. Por ter uma produção de baixa escala e de maior qualidade costuma ter um preço mais salgado.

Horta em casa: como ter uma

Vantagens de fazer uma horta em casa

O preço elevado e o estilo de vida mais saudável estão levando várias pessoas a ter a sua própria horta em casa. É possível cultivar hortaliças e até algumas verduras e raízes que não precisam de muito espaço. Além disso, se você tem crianças em casa elas vão adorar cultivar as sementes e serão estimuladas a comer a comida que viram crescer e que elas mesmas plantaram.

Uma outra boa vantagem de ter a sua própria horta em casa é que você conseguirá fazer uma boa economia na hora de fazer as compras no supermercado ou na feira livre.

Horta em casa: como ter uma

Manter e cultivar a horta é também um momento que pode ser reservado para a família, quando crianças e pais estão juntos. Além disso, as crianças criam maior respeito pelo meio ambiente e sabem que precisam de um ambiente sustentável para garantir um alimento saboroso. A horta também ajuda a decorar a casa, dando um toque acolhedor.

Onde posso plantar a horta?

Não se preocupe se a sua casa é pequena e não tem um quintal ou se você mora num apartamento. As hortas podem ser montadas em qualquer lugar arejado e que tenha luz, como numa varanda, por exemplo. Se a sua casa recebe pouca luz do sol durante o dia é possível plantar apenas hortaliças e ervas. Mas, se ela recebe luz o dia todo você também poderá investir em leguminosas.

Horta em casa: como ter uma

Formas de cultivar plantas

Existem vários tipos de cultivo que você pode ter em casa. O que precisa ser feito de antemão é escolher o método que vai melhor se adequar ao ambiente. O espaço disponível que tenha a luz do sol algumas horas por dia é indispensável para que as plantas tenham um bom crescimento.

Para quem tem quintal, plantar direto na terra é uma ótima opção. Como você já possui aquele espaço disponível não é preciso ocupar nenhuma outra parte da casa. Assim, a planta ficar ao ar livre e recebe a luz que precisa. Para quem não tem quintal ou mora em apartamento, uma boa opção são os vasos próprios para o plantio e também as embalagens recicladas. É possível fazer ótimos locais de cultivo com garrafa pet ou caixas de leite.

Horta em casa: como ter uma

Você também pode optar pelas floreiras que são pequenas e compactas, ótimas para apartamentos. Os caixotes de madeira são ótimos para fazer uma horta em casa; conseguem deixar o ambiente organizado e com uma decoração rústica. O melhor de tudo é que são baratos e fáceis de conseguir. E como não podia faltar, a horta vertical que já é utilizada em muitas casas.

Uma coisa muito importante é não se esquecer de fazer os furos na parte de baixo das vasilhas recicláveis para que a água não se acumule nos vasos. Também cuide para não criar focos de mosquito da dengue. Sempre preencha os pratinhos com terra e o local sempre seco e limpo.

Imagens de hortas em casa para te inspirar:

1

2

3

4

5

7

8

9

10

11

12

13

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

IMG_1121

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta