NadaFrágil.com.br

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa


Calila Galvão

Infelizmente nós somos educados desde de crianças a não aceitar um não. Isso acontece muito quando os pais sempre cedem aos filhos o que eles querem ou quando não se tem irmãos e você é o centro das atenções de todos. Tudo gira em torno do castelo que você criou na sua cabeça.

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Porém, a vida real é bem diferente. Podemos ser rejeitados em diversos momentos das nossas vidas. Um exemplo muito simples é quando não somos selecionados para aquela vaga de emprego. Quem não consegue lidar com isso se sente impotente e se acha um lixo, como se não fosse bom o bastante para nada. Esse não é um sentimento saudável e pensar assim acaba afastando você de conseguir outras possibilidades.

Veja dicas de como aprender a controlar as emoções.

Só que uma das rejeições mais difíceis de lidar são as amorosas, principalmente para as mulheres. Somos ensinadas a pensar que todos devem nos amar, que somos lindas e fantásticas e não há como um cara não gostar da gente. Esse é o pior erro de todos e fatalmente te leva para lugares não muito bons como a depressão.

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Não é algo pessoal

Em algum momento (ou vários) da sua vida você será rejeitado. Isso é um fato. Aceite isso. É normal ficar triste, afinal de contas, estamos o tempo todo lutando para sermos aceitas pelo outro, seja na família, no trabalho, na faculdade ou numa relação. E pense: um dia você também rejeitará alguém que se interessou por você e isso não o torna menos capaz de conseguir outra pessoa.

Quando somos rejeitadas por alguém, temos a sensação de que isso só acontece com a gente, que as outras pessoas têm mais valor do que você, que todos encontram alguém menos você. Você começa a se perguntar se realmente tem boas qualidades, se é interessante e atraente para os outros. Mas todos passam por isso, todos sofrem rejeição em algum momento. A diferença está em como lidamos com isso. Temos que aprender ser mais racionais e não levar tudo para o lado tão pessoal.

Dicas para lidar com a rejeição amorosa

Fortaleça a sua autoestima

A pessoa que te rejeitou não é nenhum especialista em comportamento humano e não é porque ele não gostou do seu jeito que outras pessoas não vão gostar. Comece a fortalecer as suas qualidades dentro de si.

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Por exemplo, você é uma pessoa bonita, cheia de bons amigos, tem a sua vida profissional, é culta, gosta de ter conhecimento, enfim…há muitas qualidades que não podem ser colocadas no esquecimento nesse momento.

Lide com a tristeza

Não tem essa de “você não deve ficar triste”. Não há problema nenhum em se sentir triste, especialmente quando você passa por uma situação frustrante como a da rejeição amorosa. Fugir da dor não vai tornar as coisas mais fáceis, muito pelo contrário, você só atrasará o inevitável e quando menos esperar, vai passar por um episódio que relembrará toda a dor que passou.

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Pratique exercícios

Fazer alguma atividade física não é bom apenas para o físico. A nossa mente agradece e muito. A prática de exercícios físicos regulares libera uma substância chamada serotonina, mais conhecida como o hormônio do prazer. Além disso, o seu físico também mudará para melhor, você se sentirá mais bonita e disposta para as tarefas do dia a dia.

Você também já rejeitou alguém

Sabe aquela pessoa legal e cheia de boas qualidades que apareceu na sua vida mas que não te deixou interessada? Pois é. Pode acontecer com qualquer um. É como dizem: “um dia da caça, outro do caçador”. A vida é assim, repleta de altos e baixos. Pensar a situação de forma inversa pode te ajudar a entender que esse tipo de coisa acontece e não temos controle sobre isso.

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Não encare de forma pessoal

Assim como outras pessoas, você também tem um critério para selecionar os seus parceiros, ainda que ele seja inconsciente e, na maioria das vezes é, não apenas para você, mas para todos. Ninguém acorda um dia e pensa: “vou gostar de alguém que seja…”. Não temos controle sobre isso, não conseguimos definir por quem vamos ou não gostar.

Saiba como viver de forma equilibrada.

Respeite a decisão do outro

Algumas pessoas não conseguem lidar com a rejeição e não conseguem aceitar um “não” do outro. Mais uma vez eu digo que não é algo pessoal como muitos acabam pensando. Mesmo que você já tenha uma relação de longo prazo e estável, em algum momento, o seu parceiro pode decidir que não é mais aquilo que faz bem a ele e ir embora. É triste? É sim. Mas a única coisa que você tem a fazer é respeitar a decisão dele e seguir em frente com a sua vida.

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Ocupe a sua mente

É como se diz: mente parada, oficina do diabo. Quando alguns pensamentos de culpa ou críticas contra si vier a sua mente, tente deletá-los o mais rápido possível. Chame os amigos para sair, leia um livro, assista a seriados ou filmes, vá arrumar o guarda-roupa, limpar a casa, enfim, qualquer coisa que puder lhe ajudar a ocupar os seus pensamentos é válido.

Siga com a sua vida

E por falar nisso, dar a nossa vida um rumo diferente e seguir em frente é mais do que necessário nesse momento. Uma forma bastante saudável de lidar com a rejeição é redirecionar o desejo pelo outro para outra área de sua vida. Quem sabe fazer aquela viagem que você sempre quis ou aquele curso para melhorar a sua carreira?

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Faça terapia

É uma ótima maneira de conseguir superar uma rejeição amorosa. Você pode estar encontrando as pessoas erradas. Por exemplo, quando são inacessíveis ou indisponíveis demais, estão sempre voltados para o trabalho, ou são muito diferentes do seu modo de pensar e de agir. Escolher parceiros dessa forma pode estar sempre te levando para uma rejeição futura, o que pode se tornar um ciclo.

Como não ser rejeitada

A resposta é: não tem como. Como eu disse mais acima, não há como não ser rejeitada e em algum momento da sua vida você passará por isso. E isso não precisa ser transformado numa tempestade num copo de água. É normal se sentir triste depois de ser rejeitado, mas, ainda assim, é possível tirar coisas boas de uma situação como essa que é o aprendizado. Você precisará tomar um tempo para si para se recompor do que aconteceu.

Aprenda a lidar com a rejeição amorosa

Porém, existem algumas coisas que não devem ser feitas se você quer se recuperar o mais rápido possível desse episódio infeliz:

  • não se prenda ao passado;
  • pare de contar sua vida por aí tentando mostrar que o outro é sempre o “culpado”;
  • não fique se punindo, você não tem culpa de nada;
  • tentar “curar” a ferida se relacionando com outra pessoa;

Não é fácil para ninguém lidar com a rejeição. Para homens ou mulheres é sempre uma situação complicada. É a sensação de não ser aceito pelo outro e isso pode se tornar um grande fardo se você não souber lidar com a situação. Lembre-se que você também já rejeitou outras pessoas no percorrer do caminho e que não foi algo pessoal, simplesmente não tinha que ser. Se apegue ao aprendizado e siga em frente.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *