NadaFrágil.com.br

Aprenda a proteger os cabelos do sol


Calila Galvão

Cuidar dos cabelos já dá bastante trabalho: hidratação, umectação, queratinização. Além dos cuidados próprios de salão, utilizando os produtos corretos, ainda temos que cuidar da alimentação. Uma boa nutrição é capaz de conseguir cabelos fortes e brilhosos.

Porém, quando o final de ano vai se aproximando e o calor do verão começa, temos outro agente externo interferindo na saúde dos fios. O calor em excesso deixa os cabelos ressecados, quebradiços e sem brilho. Ou seja, além de proteger a nossa pele dos raios UV também precisamos proteger as nossas madeixas.

Aprenda a proteger os seus cabelos do sol

Como proteger os cabelos

É possível encontrar uma infinidade de produtos no mercado que são específicos para proteger os cabelos da agressão causada pelos raios UV do sol. Se você tem cabelos quimicamente tratados saiba que alguns cuidados mais intensivos são necessários. Mas os cuidados diários não são necessários já que os nossos fios se renovam rapidamente, diferente da pele, por exemplo. Também não há risco de desenvolver um câncer.

Remova sempre o cloro e o sal

Tomar um bom banho de mar ou de piscina é ótimo para refrescar, mas o seu cabelo agradece se você retirar as impurezas dele logo em seguida. Tanto o sal quanto o cloro abrem as cutículas e com isso o cabelo fica ressecado e mais vulnerável a ação dos raios UVA e UVB. Sempre tome uma ducha de água doce após sair da água.

Aprenda a proteger os seus cabelos do sol

Faça hidratação com frequência

Não é necessário fazer uma hidratação no salão, já que o valor é mais salgado. Você mesma pode comprar uma adequada para o seu tipo de cabelo na loja. É essencial fazer, ao menos, 1 vez por semana no caso dos cabelos lisos e 2 vezes por semana no caso dos cabelos cacheados. Caso você esteja em contato constante com a água do mar ou da piscina, independente do tipo de cabelo, 2 vezes por semana é o mínimo de hidratações por semana.

Não pentear o cabelo ainda molhado

É bem complicado não pentear os cabelos depois de lavá-los não é? Especialmente para quem tem os cabelos cacheados. Mas você pode tentar apenas passar os dedos, porque o pente quebra o fios. Para amenizar a situação nunca use pente de plástico porque eles causam frizz e prejudica os fios.

Aprenda a desembaraças os cabelos da maneira correta.

Aprenda a proteger os seus cabelos do sol

Faça um coque no cabelo

Quanto menos cabelo for atingido pelo sol, menos danificado ele ficará. Portanto, quando estiver muito exposta ao sol, seja na praia, na piscina ou caminhando pela rua, o melhor é prender as madeixas. Existem muitas formas estilosas e bonitas de fazer um coque. Além disso, o penteado é ótimo para refrescar nos dias quentes.

Use produtos sem enxágue e com filtro solar

Da mesma forma que existem produtos com proteção solar para o corpo, para o rosto, também existem para os cabelos. Sempre que for ficar numa exposição prolongada ao sol, passe um creme para cabelo com filtro solar. Cuidado nunca é demais quando o assunto é cabelo.

Aprenda a proteger os seus cabelos do sol

Use uma sombrinha

Em algumas cidades mais quentes isso já é uma prática comum. Infelizmente, para nós mulheres, não dá para ficar usando boné para ir ao trabalho não é? Mas a sombrinha é excelente, não protege apenas o seu cabelo, como também o seu rosto. A proteção física costuma ser mais eficiente se comparada a química.

Tenha criatividade

Não só a sombrinha ajuda. Existem outros acessórios que conseguem proporcionar a proteção necessária aos fios. Chapéus, lenços, boinas, entre outros. Tudo o que for capaz de proteger fisicamente os cabelos pode ser utilizado para reduzir a agressão do sol aos fios.

Veja como usar bandanas com estilo.

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *