NadaFrágil.com.br

Assédio Sexual Impede o Progresso da Mulher


Calila Galvão

As mulheres sofreram tratamentos degradantes durante muitos e muitos anos. Elas simplesmente passavam das mãos dos pais para os maridos e eram consideradas propriedades cuja função era servir e obedecer. Com o passar dos anos e com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os seus direitos como seres humanos ficaram garantidos porém, ainda não são respeitados.

Assédio sexual impendem progresso da mulher

A mídia nos coloca como objeto de desejo sexual e nós somos medidas pela nossa beleza física enquanto que o nosso lado intelectual fica sempre nos bastidores. É difícil alguém elogiar uma mulher pela matéria que ela escreveu ou pela promoção que recebeu. Mas, é bem fácil receber um elogio pela sua roupa ou pelo cabelo macio que você tem.

Confira também as nossas dicas de como se vestir numa entrevista de emprego.

Os fatos não mentem

Porque é tão raro ver grandes pesquisas com mulheres na liderança? Porque quem acaba descobrindo a cura de determinada doença é sempre um homem? Isso começa desde a faculdade onde as mulheres sofrem com o assédio de superiores durante as pesquisas de campo. Quando elas estão sozinhas em um ambiente totalmente desconhecido e só têm por perto a pessoa que deveriam orientá-las a coisa pode ficar assustadora.

Assédio sexual impendem progresso da mulher

Um grupo de antropólogos resolveu pesquisar mais a fundo essas histórias e realizaram uma pesquisa da qual 666 pessoas responderam ao questionário. Os números são impressionantes: 2/3 dos participantes confirmaram que já foram vítimas de assédio pelos orientadores das pesquisas e das que relataram o incidente para um órgão superior, apenas 20% ficaram satisfeitas com as medidas que foram tomadas.

Ganhando uma promoção no trabalho

Infelizmente, é notável a dificuldade que as ideias das mulheres têm para serem reconhecidas e lavadas adiantas. Na maioria das vezes, não são levadas a sério simplesmente por causa do sexo. É por isso que é muito mais fácil ver homens em posição de diretoria ou gerente de determinado departamento. As mulheres são deixadas de lado com muita frequência.

Assédio sexual impendem progresso da mulher

Existem até mesmo entrevistas de empregos e cargos que exigem “boa aparência” mas, o que na verdade se quer dizer é que deve seguir os padrões de beleza como ser magra, usar salto, estar sempre maquiada e que, de preferência, seja loira. Empregos que exigem menos conhecimento como o de distribuir panfletos pelas ruas costumam exigir mulheres e que realmente impõe que elas sejam bonitas de acordo com o critério do contrante.

Assédio sexual impendem progresso da mulher

O ambiente de trabalho pode ser o mais severo de todos com a classe feminina. Quando alguma delas sobe de cargo, uma outra mulher já começa a dizer que ela deve estar dormindo com o chefe. Os homens também pensando algo parecido como se aquela mulher não fosse gabaritada o suficiente e, muitas vezes, mais do que eles com especializações e uma vasta experiência no mercado.

O importante é lutar

Assédio sexual impendem progresso da mulher

Muitas jovens acabam desistindo de continuar as pesquisas de campo ou pedem demissão do emprego quando notam que estão sendo alvo de assédio. Uma pesquisa que poderia render bons frutos e torná-la uma profissional acima da média acaba se tornando um transtorno de difícil convivência. E ainda tem o porém, se você se arruma, se maquia, usa salto e gosta de se vestir bem é porque se importa mais com a sua aparência do que com o intelecto como se as duas coisas não pudessem andar juntas.

Converse sobre o tema no ambiente de trabalho e dentro das universidades

Assédio sexual impendem progresso da mulher

Tanto o centro acadêmico como o ambiente de trabalho são excelentes locais para tentar fazer um trabalho de conscientização. O preconceito contras as mulheres ainda é algo claro, visível e palpável. É fácil identificar isso quando você encontra homens e mulheres exercendo a mesma função e aqueles ganham salários maiores. Converse com o seu superior para promover palestras e tentar mudar a realidade no seu convívio com os colegas.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta