NadaFrágil.com.br

Atitudes sustentáveis na cozinha


Eliana Lee

Já parou para pensar que você pode melhorar sua alimentação e saúde adotando pequenas atitudes no dia a dia? Além disso, você também pode perder peso e se adaptar a comer corretamente determinados tipos de alimentos. E se nós somarmos tudo isso aos cuidados com o meio ambiente? Melhor ainda não é?

Além de ficar com o corpo em dia, o planeta agradece! Confira algumas dicas simples de como incorporar atitudes sustentáveis na cozinha, que é o local da casa em que mais ocorrem desperdícios.

1. Ponha a mão na massa!

Cozinhar

Sempre que tiver a oportunidade, cozinhe para você mesma e para as pessoas em sua família. Quando vamos para a cozinha temos um controle maior com a quantidade de sal, açúcar e outros condimentos que utilizamos em nossa comida e ficamos mais atentas ao que está realmente sendo colocado em nossa refeição. Essa consciência faz com que fiquemos de olho no que não é saudável, diminuímos muito o risco de prepararmos algo que vá prejudicar nossa saúde (e nosso peso).

Outra vantagem é que dessa forma conseguimos visualizar direitinho para onde vai cada ingrediente e que quantidades ideais devem ser utilizadas em cada receitas, evitando desperdícios.

2. Chega de desperdício

Cozinhar

A quantidade de comida que vai para o lixo todos os dias é enorme. Entretanto, você sabia que boa parte do que jogamos fora todos os dias poderia ser transformada em mais refeições? Talvez você até já tenha ouvido falar sobre isso, mas que tal começar a colocar em prática?

Procure se informar sobre maneiras de reaproveitar sementes e cascas em sucos, por exemplo. E na hora de fazer seu prato, procure colocar apenas a quantidade que realmente vai comer. Isso é legal para controlar a quantidade de comida que está ingerindo (o que é ótimo se você estiver de dieta) e diminui os resíduos que vão para o lixo no fim da refeição. Se sentir vontade, vale repetir! O que não dá é deixar aquele monte de comida pronta sobrando no prato.

3. Escolha marcas engajadas

Rótulos

Na hora de optar por alimentos orgânicos e outros produtos, verifique se aquela comida realmente foi cultivada de forma sustentável. Eleja marcas que estão comprometidas de verdade com o meio ambiente e que possuem certificação em suas embalagens. Se tudo estiver em dia com a marca, é muito provável que eles estejam colaborando de verdade com o cuidado com o planeta. Além disso, você come alimentos frescos e saudáveis.

Leia também: Móveis de Pallet – Decoração com sustentabilidade

4. Tenha uma horta

Horta

Ter hortaliças plantadas no quintal ou em vasinhos de floreiras ou varandas é uma ótima maneira de evitar o desperdício na hora de comprar. Ao invés de comprar o maço todo, você colhe apenas aquilo que realmente vai utilizar. Escolha ervas que você utiliza com freqüência e monte sua própria horta; além de ter sempre mão algo fresquinho para temperar a comida ou consumir na salada, as hortas são um charme e deixam qualquer cantinho muito mais bonito.

5. Separe o lixo e descarte corretamente o óleo

lixo de cozinha

Se na sua cidade houver coleta seletiva, separe as embalagens de acordo com seu material e procure sempre adquirir produtos com embalagens maiores ao invés de várias embalagens pequenas. Assim você reduz o volume de lixo na cozinha.

Com relação ao óleo, sempre descarte-o de maneira que não cause prejuízos ao meio ambiente. Ele nunca deve ser jogado na pia, por exemplo, já que assim ele pode contaminar o solo e a água, além de ocasionar entupimentos. Procure saber se há artesões e pessoas que utilizam óleo usado na produção de sabão ou detergente. Para isso, junte o óleo usado em garrafas pet e tampe bem antes de encaminhá-lo.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *