NadaFrágil.com.br

Beber Refrigerante Diet Aumenta o Consumo de Calorias


Calila Galvão

Se você é daquelas que não sai do supermercado com o carrinho cheio de alimentos diets ou lights é melhor ficar de olho na tabela de calorias dos alimentos e controlar a vontade de comer. Um estudo comprovou que pessoas que consomem refrigerantes diets acabam consumindo uma quantidade maior de calorias do que pessoas que bebem o refrigerante comum. Será que por estarmos ingerindo menos calorias de um lado tentamos compensar do outro? Será que ainda é um bom negócio beber e comer alimentos diets? Vamos ver.

Beber refrigerante diet aumenta o consumo de calorias

A pesquisa

Primeiro de tudo vamos estabelecer a diferentes entre os alimentos lights e diets que muita gente pensa que tudo a mesma coisa. Os alimentos que possuem em seu rótulo o nome de lights é porque possuem pouca ou nenhuma gordura em sua composição. Já os diets não contém açúcar, também conhecidos como carboidratos e que podem ser os grandes vilões na luta contra a balança na vida de qualquer pessoa.

Beber refrigerante diet aumenta o consumo de calorias

A pesquisa foi realizada com 24 mil pessoas com idade acima de 20 anos, sendo elas obesas ou com sobrepeso. Ela mostrou que pessoas que consomem refrigerantes diets acabam comendo mais alimentos sólidos durante o dia e portanto, mais calorias. Elas consumiam, em média, 2058 calorias diárias enquanto que aquelas que ingeriam refrigerante comum consumiam 1897 calorias em alimentos sólidos por dia.

Quais as explicações para isso?

A primeira delas refere-se ao mecanismo de compensação que há no cérebro de cada um de nós. Os cientistas acham que o adoçante libera algum tipo de substância que afeta esse mecanismo. Assim, são induzidas a comer mais porque “sentem” que não há açúcar suficiente na corrente sanguínea. Elas sabem, conscientemente, que consumiram menos açúcar tomando o refrigerante diet, mas inconscientemente sentem a falta dele no sangue. Mas não há comprovação para essa tese.

Beber refrigerante diet aumenta o consumo de calorias

A outra possível explicação seria uma compensação por mecanismos meramente psicológicos e conscientes e que nada têm a ver com alguma substância que existe nos adoçantes. A matemática é bem simples: se estou ingerindo uma quantidade menor de calorias nesse refrigerante, posso comer algo no lanche que seja mais gostoso e que não seja frutas ou barra de cereal. E aí, entre um lanche e outro, o ponteiro da balança não desperdiça nenhuma acusação contra a sua comilança.

Quer emagrecer mesmo?

Muita gente está tentando perder peso, seja pela saúde ou pela estética. Mas essa tarefa pode ser bastante difícil e você pode estar caindo em erros clássicos de pessoas que tentam emagrecer, mas não conseguem. Veja alguns deles:

Beber refrigerante diet aumenta o consumo de calorias

  • Dietas muito rigorosas: não adianta querer passar o dia inteiro só comendo fruta ou apenas ingerindo água. Frutas demais também engordam e além disso, elas não possuem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Comer pouco não vai fazer você perder peso e pode até gerar o efeito contrário.

  • Saltar as refeições: seu corpo está acostumado a um ritmo de alimentação e tirá-lo dessa rotina pode causar problemas de saúde, como uma gastrite por exemplo. Não é ideal ficarmos longos períodos sem nos alimentar, o melhor é que isso ocorra de 3 em 3 horas e com porções pequenas de alimentos. Tem gente que não toma o café da manhã pensando que se tirar uma das refeições vai perder peso. Essa é a principal refeição do dia e nela você pode investir comendo uma quantidade maior de comida, afinal de contas, você vai ter o dia inteiro para gastar tudo.

  • Traçar metas impossíveis: se você já se prometeu perder 10 kg em uma semana com certeza falhou. Não coloque objetivos impossíveis de ser alcançados. Isso é prejudicial para o corpo e para a mente. Quando chegar ao final da semana e você perceber que não perdeu nem um quilo se quer vai desanimar e compensar a tristeza comendo tudo o que não comeu durante a semana.

  • Leia os nossos artigos sobre: os melhores chás para emagrecer, a dieta do limão e também a dieta da proteína.
  • Medir o peso a todo instante: a primeira regra para quem quer emagrecer é ter paciência. Subir na balança várias vezes por dia não vai fazer os seus quilos diminuírem e só vai servir para aumentar a sua ansiedade. Você acabará ficando com muito mais fome ou com uma vontade incontrolável de comer doces e frituras e pode colocar tudo a perder.

  • Fazer muita atividade física: tem gente que já quer começar os exercícios correndo uma maratona e quando vai para a musculação, quer pegar a mesma quantidade de peso que as outras mulheres que estão há anos na academia. Cada um tem o seu ritmo e o corpo tem um limite que é melhor não ser ultrapassado. Exercícios de forma exagerada podem trazer sérias lesões musculares e esqueléticas.

  • Noites sem dormir: os estudos estão aí para comprovar que pessoas que tem sono ruim acabam comendo mais. Um bom sono ajuda a queimar os carboidratos e gorduras de maneira muito mais eficiente. Além disso, um estudo comprovou que pessoas que dormem menos sentem mais prazer em comer doces e frituras. Isso sem contar os assaltos às geladeiras em plena madrugada.

  • Não pedir ajuda de um profissional: muitas pessoas não procuram um nutrólogo, um nutricionista ou um educador físico para poder economizar dinheiro. Realmente, um bom serviço e anos de estudos custam caro, mas alcançar os objetivos de forma rápida e com saúde vale cada centavo. Pense que esse dinheiro está sendo investido em você, no seu esforço e na sua dedicação. A felicidade vai chegar quando a calça jeans fechar e o tubinho preto ficar magnífico no seu novo corpo.

  • Relaxar com a dieta: é preciso entender que nem todo mundo é gordo porque comem muito. A genética pode influenciar bastante a forma que o organismo metaboliza determinado alimento e para cada indivíduo isso acontece de maneira diferente. Tem gente que estoca mais carboidrato e outros que conseguem gastar uma quantidade grande de gordura sem muito esforço. Portanto, depois de alcançar os seus objetivos, não relaxe e volte a rotina de antes. O importante não é apenas perder peso e ficar com um corpo bonito, mas principalmente, adquirir qualidade de vida.

Beber refrigerante diet aumenta o consumo de calorias

E depois disso tudo você não sabe mais se pede o refrigerante diet ou o comum não é mesmo? O melhor é não tomar refrigerante. Eles possuem grande quantidade de sódio, que se acumulam no nosso corpo, nos deixam inchadas e causam celulite. Mas se não conseguir resistir, use sempre o bom senso. Não é porque está economizando na bebida que tem que exagerar na comida não é mesmo?

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *