NadaFrágil.com.br

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde e a beleza


Joyce Carla

A maçã é uma das frutas mais conhecidas no mundo inteiro. É inclusive indicada como a fruta proibida de Adão e Eva. Agora, há muitos estudos comprovando diversos benefícios da maçã na saúde e na beleza. Ao comer uma maçã, você está ingerindo não somente 50 calorias, fibras e vitamina C, a fruta também traz diversos outros nutrientes que influenciam na saúde e no bem-estar, como a quercetina – substância que está associada a menor incidência de doenças como problemas cardíacos, câncer e diabetes.

Nutrientes pouco Falados

As maçãs contêm concentrações proveitosas de vitamina C e de potássio. Uma mação de 100 gramas, por exemplo, fornece 8% da vitamina C e 10% do potássio que uma pessoa adulta necessita por dia. E embora contenha teores muito baixos de gordura, proteína, betacaroteno, vitamina B, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e zinco, mesmo essas pequenas quantidades contribuem para as nossas necessidades diárias.

Até mesmo as baixíssimas concentrações de boro e de cromo são úteis. O boro, por exemplo, é muito importante para o aproveitamento do cálcio pelo corpo e isso ajuda a prevenir a osteoporose. O nutriente também tem influência na liberação, no uso e no tempo de ação de alguns hormônios.

beleza e a juventudeAs fibras são outros benefícios das maçãs. Infelizmente, muitas pessoas não ingerem a quantidade de fibras suficientes ao longo do dia. E isso atrapalha o funcionamento do intestino e a absorção dos nutrientes. Uma maçã fornece, em média, mais de 10% da quantidade de fribras recomendada por dia. Não se esqueça de que mais da metade dessa fibra saudável está na casca e no centro. Então, o melhor é comer a maçã inteira, nada de descascá-la.

Antioxidantes que mantêm a Beleza e a Juventude

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a prevenir a oxidação descontrolada. A oxidação é uma reação química causada por radicais livres (partículas hiperativas de oxigênio) e está envolvida em muitos processos metabólicos naturais do nosso corpo. Algumas circunstâncias, como a má alimentação, as infecções, o tabagismo e o estresse, aumentam a produção de radicais livres, que podem levar a reações de oxidação em cadeia e, consequentemente, a problemas como inflamações, câncer, infarto, derrame e envelhecimento precoce.

A maçã é uma ótima fonte de antioxidantes. A maior parte se concentra na casca. Mais um motivo para comer a fruta sem descascar antes. Uma maçã contém cerca de três vezes mais antioxidantes do que uma laranja e quase oito vezes mais do que uma banana. O poder antioxidante da fruta é maior quando ela é consumida inteira e crua, logo após ser colhida, ou então quando é armazenada em local fresco e abrigado da luz, como a geladeira.

Leia também nosso artigo sobre as Frutas que Emagrecem.

Uma maçã por dia deixa a pessoa sadia

maçã Todos sabem que as frutas fazem muito bem para a saúde, e os nutricionistas recomendam o consumo de pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia – sendo duas de frutas e uma de suco de fruta. No entanto, estudos indicam que muitas pessoas não chegam a consumir essa quantidade diária. Uma pesquisa publicada em 2004 em um jornal de nutrição dos Estados Unidos mostrou que a maçã está associada à redução dos riscos de desenvolver câncer, diabetes e doenças cardíacas, além de estar relacionada à maior perda de peso e à menor incidência de asma, por melhorar o funcionamento do pulmão.

Pesquisadores do Reino Unido notaram que adultos que ingeriam, pelo menos, duas maçã por semana reduziram em um terço o risco de manifestar asma. Segundo eles, os flavonoides da maçã podem ser os responsáveis por isso. Além disso, crianças cujas mães tinha o hábito de comer maçã durante a gestação são muito menos propensas a manifestar asma nos primeiros cinco anos de visa. Outro estudo realizado com crianças que apresentavam dificuldades respiratórias descobriu que a ingestão de suco de maçã uma vez ao dia estava ligada à sua melhora.

Beleza da pele com Vinagre de Maçã

maçã Uma das causas da acne é a produção excessiva de sebo decorrente da sensibilidade exacerbada das glândulas sebáceas à testosterona. Outros fatores são alterações nessas secreções e células dos folículos pilosos encravados. Outros desencadeadores são a queda brusca de estrogênio antes da menstruação, umidade, estresse e certos medicamentos, como pílulas apenas de progesterona e síndrome do ovário policístico.

A redução da acidez normal da pele estimula a formação de espinhas. Algumas pessoas dizem que o vinagre de maçã ajuda por matar as bactérias, aumentar a acidez da pele, emulsificar a oleosidade da pele e reduzir a inflamação. Para isso, misture uma parte de vinagre de maçã para quatro partes de água. Aplique com um chumaço de algodão e enxague após dez minutos. Repita três vezes aos dia.

No caso de brotoejas, o vinagre de maçã é indicado, pois funciona como um calmante para essa irritação que provoca bolinhas e coceira na pele. Experimente aplicar uma solução preparada com uma colher (sopa) de vinagre de maçã diluída em uma xícara de água. Para os calos, o indicado é deixar, todos os dias, os pés de molho por dez minutos em uma grande bacia de água morna misturada a uma xícara de vinagre de maçã. Depois, esfregue a pele amolecida da superfície do calo. Essa mistura ainda combate o chulé.

O vinagre também é muito usado como remédio caseiro contra caspas. Misture uma xícara de vinagre de maçã com uma xícara de água morna, aplique essa solução no couro cabeludo, cubra com uma toalha e aguarde uma hora antes de enxaguar e lavar a cabeça. Outra opção é massagear o couro cabeludo com vinagre de maçã puro, envolver a cabeça com uma toalha e deixar por uma hora. Faça isso uma ou duas vezes por semana.

A maçã evita ataques de Fome

A maçã evita ataques de fomeComo a fruta é rica em pectina, uma fibra que diminui a absorção de açúcar pelo intestino, ela ajuda a evitar ataques de fome e o risco de a pessoa se empanturrar. A pectina também interfere na absorção de gordura. Uma teoria defende que isso acontece porque essas fibras formem um gel no estômago que elimina os triglicérides e impede que eles sejam absorvidos pelo organismo. Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, constataram que a pectina aumenta a sensação de saciedade.

Limpeza da casa com Vinagre de Maçã

As donas de casa de plantão também conhecem os benefícios do vinagre de maçã. No caso de roupas, é indicado esfregar os colarinhos e punhos encardidos com uma pasta feita de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio em partes iguais. Deixe a pasta agir por 30 minutos e lave as peças como de costume. No caso de manchas de suor, é possível diminuí-las deixando as roupas de molho por várias horas em uma bacia contendo água e meia xícara de vinagre de maçã.

Facebook NadaFrágil.com.br

2 respostas para “Benefícios do vinagre de maçã para a saúde e a beleza”

  1. Ludmylla Lima de Araujo disse:

    muito interessante , não sabia desses beneficios da maçã e do vinagre legal , gostei !!!!!

  2. Olha! Eu tenho consumido uma colher de sopa de vinagre de maçã todos os dias com um copo d’água em jejum, sobretudo quero saber se não é prejudicial á saúde, até porque estou me sentindo muito bem, porem não tenho certeza se estou fazendo a coisa certa. por favor preciso da resposta.
    Muito obrigado!!! Um forte Ágape!!!!!
    g.alexandre.filho@bol.com.br
    Lambari/Sul de Minas, 03/04/2014.

Deixe uma resposta

Facebook NadaFrágil.com.br Twitter @Nada_Fragil

Enquetes

Qual qualidade o homem perfeito não pode deixar de ter?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...


Melhores Dicas

Por que Nada Frágil?

Resolvemos por o nome Nada Frágil no site pois nosso objetivo é fazer um site para você, Mulher Moderna, que assim como nós acredita que essa história de Sexo Frágil é coisa do passado.

Se você é uma mulher antenada, ligada em moda, que gosta de se cuidar e deseja saber mais sobre relacionamentos, maquiagem, decoração, etc... Você está no lugar certo.

Nosso lema é:
Sexo Frágil é a Vovozinha...