NadaFrágil.com.br

Bolos Decorados para Casamento


Leticia Moraes

Em uma celebração de matrimônio, um momento muito emotivo e especial, que rouba a atenção dos convidados, é a apresentação do bolo nupcial. É nesse momento, como manda a tradição, que a noiva e o noivo realizam o ritual de cortar o bolo juntos, para simbolizar o início de uma nova vida, agora juntos.

Portanto, na hora de escolher o bolo de casamento, deve-se levar em conta diferentes aspectos.

Bolos Decorados para Casamento

Aqui estão algumas dicas para não errar em uma tarefa chave de planejamento de uma boda:

Tamanho do Bolo de Casamento

Na hora de contratar o bolo para o casamento, o item mais importante a se observar é a quantidade de convidados na festa. Nada mais grave e constrangedor do que ver um bolo “evaporar-se” em dez, vinte fatias, logo após o corte da primeira!

Em geral, estima-se que pelo menos 60% dos convidados irá comer uma fatia do bolo.

Bolos Decorados para Casamento

Em casos em que o bolo tiver que ser enorme, uma boa solução é optar por um bolo de noiva dividido em três, quatro ou mais bolos menores, distribuídos em torres verticais ou horizontais. É uma excelente opção também para permitir vários sabores, por exemplo, um escolhido pela noiva, outro pelo noivo, outro pelos pais e padrinhos.

Outros aspectos importantes que são de grande ajuda na escolha do bolo são:

O tipo de cardápio que será servido (buffet ou jantar), para combinar com o tipo e sabor do bolo.

As faixas etárias diversas e os gostos (preferências) dos convidados.

O tipo de evento (formal ou informal), etc.

Bolos Decorados para Casamento

Esses aspectos não precisam ser rigorosamente seguidos, mas se levados em conta, poderão ajudar bastante a escolher um bolo de casamento que certamente não causarão moléstias aos convidados e nem vexame aos noivos e suas famílias.

O Estilo e o Modelo do Bolo de Casamento

Solucionada a matemática do tamanho do bolo, entra em jogo a escolha do estilo e modelo.

Bolos Decorados para Casamento

O Estilo

O estilo tem a ver com gostos dos noivos, a moda e as tendências. Como parte integrante de uma festa de casamento, o bolo deve estar em plena harmonia com todo o resto: a decoração do salão, o vestido da noiva, dentre outros.

E, neste aspecto, é um direito exclusivo dos noivos a decisão de como será seu bolo de casamento.

Para isso, a escolha do estilo e modelo de bolo, deve-se considerar alguns detalhes importantes:

Bolos Decorados para Casamento

A base – os noivos podem escolher entre diferentes materiais para sustentar o bolo: madeira, prata, plástico, vidro, acrílico, etc. Uma boa base tem a dupla função de manter o bolo e também de embelezá-lo ainda mais.

A Forma – um bolo de casamento é elaborado nas mais diferentes e mesmo originais formatos e exóticos, tais como assimétricos, redondos, quadrados, em forma de coração, de bichinhos, dentre outros.

Bolos Decorados para Casamento

Uma tendência muito atual é o bolo de casamento armado com de cupcakes, que está levando versatilidade e praticidade dos bolinhos à tradição das bodas matrimoniais.

Contudo vale lembrar um alerta dos mais tradicionalistas em termos de casamento: o corte do bolo feito pelos noivos na hora da cerimônia é único e uma linda imagem simbólica de uma futura vida juntos e não dá para cortar um minúsculo cupcake a dois.

As Cores do Bolo de Casamento

Bolos Decorados para Casamento

Atualmente, com as evoluções gastronômicas e as tendências já permitem que os noivos possam escolher qualquer cor ou cores que preferirem para seu bolo. O melhor é que esses tons estejam em harmonia com a cor da boda. Uma boa dica é tomar como referência o vestido da noiva ou as cores predominantes na decoração: flores, toalhas, etc.

A belíssima Eva Longoria escolheu um bolo vermelho para seu casamento com Tony Parker. O exótico bolo de baunilha, recheado com framboesas teve cinco andares, circulados de imensas rosas na base e ainda uma cobertura doce de chocolate branco, com corantes vermelhos. Toque final: lindo casal de noivos cheios de amor no topo.

A Cobertura do bolo de Casamento

O mais utilizado é o fondant, mas você também pode escolher entre chocolate, creme, doce de leite ou merengue.

Bolos Decorados para Casamento

Os Acessórios de bolo de Casamento

Podem ser decorações em fondant, glacê real ou pasta americana, renda, organza, flores, sempre em harmonia com a decoração do seu evento. E não esqueça os bonecos coroando o bolo. Atualmente, há muita variedade, desde os clássicos para o mais divertido.

Contudo, saiba que os noivinhos não são obrigatórios em cima do bolo. As bodas modernas estão inovando uma mais que a outra no visual do bolo. É o exemplo do ator Ricardo Pereira (filme Uma Professora Muito maluquinha) e sua noiva Francisca Pinto que escolheram um bolo bem tropical, todo decorado com flores brancas e laranjas.

Bolos Decorados para Casamento

Os sabores do Bolo de Casamento

Os sabores mais tradicionais são chocolate e baunilha. A massa do bolo sempre deve combinar com o recheio, aliás, com dois tipos de recheio, tradicionalmente.

Para o recheio, a tradição aponta para o doce de leite, baba de moça, damascos e geleias de frutas, brigadeiro, mousse de chocolate, limão, coco, abacaxi, nozes, castanhas e trufas.

Bolos Decorados para Casamento

O melhor é que na escolha do sabor ou sabores do bolo seja levado em conta o gosto geral dos convidados, afinal, verdade seja dita, eles também irão comer, e não apenas os noivos.

Nem precisa dizer que é sumamente importante que você não compre o bolo só pela boa aparência (olhando fotos). Para ter uma boda perfeita é crucial provar o bolo que será servido e evitar surpresas desagradáveis.

Bolos Decorados para Casamento

Orçamento e Prazos do Bolo de Casamento

Se o bolo é item indispensável, já sabe que ele vai costurar dedicação, tempo e dinheiro. A estratégia é encomendá-lo vários meses antes do casamento, e assim ter a oportunidade de escolher entre preços e estilos sem qualquer pressão.

Com algumas idéias de estilos diferentes para o seu casamento e, portanto, para seu bolo de casamento, os noivos podem escolher aquele com o qual delas mais se identificam ou com o qual mais se harmoniza com o tipo de evento planejado: estilo clássico, informal, romântico, étnico, moderno, elegante, rústico, etc.

Bolos Decorados para Casamento

Um bom exemplo de tempo e dedicação que resultou em pura arte e criatividade: o bolo do casamento do Príncipe William e de Kate Middleton. Assinado pela inglesa Fiona Cairns (famosa por sua exclusividade) teve nada menos que oito andares decorados com 900 flores de açúcar. Tempo de elaboração? Cinco semanas. As flores do bolo simbolizavam a rosa de Inglaterra, a flor do cardo da Escócia, o narciso de Gales e o trevo de quatro folhas da Irlanda.

E, por último, relaxe: muitas lojas especializadas em eventos e organização de casamentos já possuem um catálogo preparado, com diversos tipos de bolos, com tamanhos, formas e decorações diferentes. É bom início na longa tarefa de escolha final.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta