NadaFrágil.com.br

Bom Humor no Trabalho é Fundamental


Calila Galvão

Tem dias que preferíamos nem sair da cama não é mesmo? Tudo está um saco, você não aguenta mais, não quer falar com ninguém, muito menos atender ligações, ou seja, você está de mau humor. Tudo isso é consequência do seu trabalhando que anda te deixando estressada e deprimida e quando chega o domingo você já fica imaginando ter que acordar para ir trabalhar. Bom, você já parou para pensar que, em parte, esse mau humor pode ser a consequência de algumas das suas atitudes? Existem algumas pequenas mudanças que você pode fazer para melhorar o astral do seu dia.

Ambiente organizado

Bom Humor no Trabalho

Uma mesa onde não se encontra nada, nem mesmo você. Isso é um erro muito grande e que pode trazer muitos conflitos durante o dia. Por exemplo, seu chefe te pede aquele relatório da semana passada, mas já faz “tanto tempo” que você o viu e não se lembra mais onde o colocou. Então você fica horas e horas procurando aflita porque o seu chefe já está te gritando de 5 em 5 minutos. Se a sua mesa for organizada, isso não acontecerá. Providencie pastas e organize-as por data ou por nome, assim você vai economizar tempo e muito desgaste físico e mental.

Enfeites

Bom Humor no Trabalho

Algumas podem até achar isso uma grande frescura, mas der coisas “bonitinhas” na mesa pode trazer um visual que agrada aos olhos de que vê, principalmente os seus. Se é para passar todos os dias olhando para ela, que seja algo agradável de se ver. Se for comprar papéis para anotar recados, prefira os coloridos, compre apoios para os livros com cores alegres, assim o mau humor passa longe. Mas, muito cuidado para não transformar o ambiente de trabalho num verdadeiro carnaval. Tente harmonizar as cores o máximo possível.

Vista cansada

Bom Humor no Trabalho

Passar turnos inteiros em frente a um computador pode ser bastante cansativo para todo o corpo, mas quem mais sofre com isso são os nossos olhos. Ficar exposto a claridade da tela do computador pode afetar a nossa visão e dar aquela sensação de vista cansada. Existem duas coisas que você precisa fazer para resolver isso: primeiro, escureça um pouco mais a tela e segundo, vá ao oftalmologista.

Confira também o nossa matéria especial sobre o trabalho em home office.

Caminhe um pouco

Bom Humor no Trabalho

Passar o dia todo sentada não faz bem nem para a mente e, principalmente, para o corpo. Problemas de coluna como a ciatalgia são muito comuns em pessoas que passam boa parte do dia sentadas ou mesmo deitadas. Se puder dar uma volta fora do ambiente de trabalho, faça isso, pelo menos, uma vez para cada turno. Vá comprar um lanche ou um café e aproveite para respirar um ambiente mais livre e sentir o vento no rosto. Se isso não for possível, dê uma volta pelo prédio mesmo ou até mesmo, pelo andar. O importante é se movimentar um pouco para acabar com o mau humor.

De olho no relógio

Bom Humor no Trabalho

Acorda atrasada pode ser um grande problema. Você vai precisar fazer todas as suas atividades do dia de maneira bastante corrida, já começando pelo seu café da manhã. Além disso, você só vai conseguir muito estresse, baixa produtividade e as chances de fazer várias coisas da maneira errada se tornam altíssimas. Aquela básica soneca de 5 minutos que todos os celulares possuem é uma grande armadilha. Você fica enrolando e de 5 em 5 minutos já está mais do que atrasada. Levante sempre no momento que o despertador tocar sem piar e nem reclamar.

Pausa

Bom Humor no Trabalho

Não espere até o seu corpo reclamar com tanta exaustão. Dê uma pausa para o corpo e para o cérebro sempre que sentir a mínima necessidade. Ouça uma música, vá ao banheiro, tome um café, converse um pouco com os colegas ou com os amigos pelo celular. São apenas alguns minutos para tornar todo o seu dia muito mais rentável e com muito mais produtividade.

Com fome

Bom Humor no Trabalho

Quem consegue fazer alguma coisa com fome que atire a primeira pedra. Além de ficar extremamente irritada, a sua produtividade irá cair. Nosso cérebro precisa de energia disponível suficiente para completar o raciocínio e de onde vem essa energia? Quem respondeu comida acertou na mosca. Sem ela, fica impossível concluir as funções mais básicas do organismo.

Limpeza

Bom Humor no Trabalho

Assim como nosso guarda-roupa, é necessário fazer uma limpeza generalizada na nossa mesa e nos arquivos de tempos em tempos. Com certeza você vai encontrar papéis completamente desnecessários que só estão ali para ocupar espaço. Tente se livrar deles o mais rápido possível.

Mensagens no celular

Bom Humor no Trabalho

Recados, vídeos e fotos deixados pelos amigos no Whatsapp ou no Facebook podem atrapalhar bastante a sua produtividade. Se você não começar a estabelecer horários fixos para checá-lo, vai fazer o trabalho utilizando o dobro de tempo que geralmente usa. Essas interrupções atrapalham a concentração e você se sentirá um pouco perdida, já que perderá o foco.

Nunca deixe para depois

Bom Humor no Trabalho

Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito agora. Quem nunca ouviu essa frase? São as palavras mais sábias que alguém já disse. Isso não vale apenas para o trabalho, mas para tudo em sua vida. Uma conta que você não pagou hoje por preguiça e deixou para amanhã, pode não ser possível realizar o pagamento já que o sistema saiu do ar ou houve algum imprevisto. O mínimo detalhe pode atrapalhar todo o seu dia.

Sobrecarregada

Bom Humor no Trabalho

Para ter uma boa produtividade é preciso ser honesta sobre a quantidade de coisas que você consegue fazer em 24 horas. Se você já começou a levar trabalho para casa, então está na hora de revisar a agenda e começar a riscar coisas que você não vai conseguir cumprir. Dizer não para os outros e para si mesmo é um grande aprendizado.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta