NadaFrágil.com.br

Buquê de casamento


Silvia Franchin

Apesar de não ser um dos itens em que as noivas mais pensam antes do casamento, o buquê de flores é presença fundamental na cerimônia e na festa. As flores carregadas pela noiva na tão sonhada e aguardada “entrada” na igreja ou no salão simbolizam vida, alegria e fertilidade – e esperança para a convidada que conseguir pegá-lo no final da festa.

Buquê de casamento

O uso do buquê em cerimônias de casamento é uma tradição muito antiga. Há milhares de anos atrás, na Grécia e em Roma, o buquê era feito com ervas e alho, com o intuito de afastar os maus espíritos e os invejosos. Hoje em dia, eles são um complemento do vestido de noiva  e devem combinar com a personalidade da mulher que vai subir ao altar.

O ideal é que a própria mulher escolha e encomende seu buquê. Apesar de depender do gosto de cada uma, nós preparamos algumas dicas para ficar mais fácil escolher um ramo de flores no meio de tantas lindas opções.

Buquê de casamento

Como o buquê tem que combinar com o resto do look de casamento, é aconselhável que a escolha seja feita depois que o vestido do grande dia for definido. Outra dica é você escolher a as cores da maquiagem combinando com o buquê. O horário da cerimônia também influencia na escolha das flores: se for se casar durante o dia, prefira flores com cores mais pastéis e delicadas. As flores do campo são uma ótima opção para quem vai se casar à luz do sol. Já as cores fortes e as flores mais nobres combinam mais com com cerimônias noturnas.

 Os tipos de buquês

Buquê de casamento

Quando for escolher o buquê, é importante que a noiva fique atenta a algumas questões. Por exemplo, se ela for mais baixinha, deve evitar buquês mais compridos. Se ela for cheinha, pode optar por buquês mais finos, para dar a impressão de alongamento.

O buquê pode ser feito com flores naturais (um pouco mais caro, mas vale à pena) ou artificiais. Os tamanho e formatos mais comuns de serem encontrados são:

– buquê redondo e cheio: indicado para as noivas mais altas e magras.

– buquê redondo e pequeno: indicado para as baixas e altas, desde que sejam magras.

Buquê de casamento

– buquê em forma de cascata: indicado para todas as noivas. Para as mais baixas é indicado caso o ramo não seja muito longo.

– buquê em forma de braçada: indicado para todas as noivas.

O importante é que você goste do buquê e que ele combine com a sua personalidade. Isso porque cada tipo de flor tem um significado diferente. A rosa, por exemplo, simboliza a paixão, as tulipas o amor, as margaridas a sensibilidade, inocência e a orquídea a sexualidade e beleza feminina.

Dicas para as noivas

Buquê de casamento

* A flor mais escolhida pelas noivas é a rosa, geralmente em buquês redondos e cheios. Outras combinações que ficam lindas são os buques de cascata com orquídeas, lírios e copos-de-leite, ou os buques de braçada com lírios e tulipas.

* É importante que a noiva encomende o buquê depois da definição do vestido, mas nada de deixar o para último dia, ok? Escolha seu buquê pelo menos 20 dias antes da cerimônia.

* Se o seu buquê for de flores naturais, combine de buscá-las no dia da festa e conserve-o em um lugar fresco e com água, para evitar que ele murche até a cerimônia.

Buquê de casamento

*A tradição é jogar o buquê para uma das convidadas durante a festa. Se você não quiser se desfazer das flores que escolheu, não se esqueça de encomendar um segundo buquê mais simbólico, para jogá-lo para as convidadas.

* Além das flores, seu buquê pode ser acompanhado de acabamentos que vão dar um tom mais charmoso e sofisticado. Por isso, invista em enfeites como broches, jóias, strass e laços coloridos. Fica a dica: se as suas flores já forem supercoloridas e chamativas é melhor dispensar os adornos.

*Misturar flores em um buquê pode ficar lindo! É só você escolher espécies que combinam.

Modelos para você se inspirar na escolha:

123456789


Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta