NadaFrágil.com.br

Cabelo também merece vitamina!


Marcella Sing

Nós crescemos ouvindo mães, avós, tias e, claro, médicos dizendo que devemos ingerir muita vitamina ao longo da vida para manter a saúde. Comer muita fruta, verdura e legume, além de ingerir bastante água. E, realmente, quando se alimenta bem, todo o corpo responde e transmite os benefícios para o lado externo. Vemos nossas unhas ficarem fortes, a pele macia e os cabelos sedosos. Não há duvidas que, sem as vitaminas, não conseguimos manter a saúde em dia.

Cabelo também merece vitamina!

Mas, em meio às inúmeras atribulações do dia a dia, nem sempre é possível ingerir a quantidade exigida. Ai entra os complementos alimentares, vendidos aos montes em farmácias e até supermercados. Todo o tipo de vitamina em uma única cápsula. Claro que isso não substitui o método tradicional, da famosa alimentação balanceada, mas ajuda um pouco.

E, no meio disso tudo, nossos cabelos são os que mais sofrem com a nossa falta de tempo e vitamina. Além de receberem raios solares e poluição durante todo o dia, que os deixam sem brilho e com aspecto de sujo, ainda tentamos reverter a situação com secador, chapinha, tintura, química alisante, prendedores, entre outros vilões. Em pouco tempo, nos vemos forçadas a cortar as madeixas para tentar diminuir os danos e deixá-lo com uma aparência, digamos, menos castigada.

Cabelo também merece vitamina!

Ainda bem que existem ampolas de vitaminas e compostos que podem ser usados diretamente nos cabelos. Definitivamente, essas ampolas não resolvem todo o problema (que só será suprido por meio da tal alimentação balanceada), mas ajudam, e muito, na manutenção do cabelo. O melhor de tudo é que são facilmente encontradas e não demoram mais que um minuto para serem aplicadas nos fios. Algumas, inclusive, podem ser colocadas no shampoo ou mesmo condicionador tradicionais; assim, as mechas recebem uma dose de vitamina sempre que forem lavadas.

E as opções são muitas. Para ajudar a escolher a vitamina adequada para a necessidade do seu cabelo, vamos listar as mais usadas.

Cabelo também merece vitamina!

Óleo de Argan

Esse é novo, acaba de chegar ao mercado de cosméticos e já está dando o que falar. Também chamado de Ouro do Marrocos, o Óleo de Argan pode ser usado em todo tipo de cabelo, inclusive nos oleosos. O produto, rico em vitamina A, D e E, é capaz de regenerar os fios e tem ação antioxidante. Mulheres que usam muita química podem, e devem, abusar do óleo, já que ele protege as madeixas dos efeitos nocivos e devolve a força aos fios. Outra vantagem do Óleo de Argan é a sua propriedade hidrofóbica, que faz com que os cabelos não retenham água. Isso quer dizer que, com o uso do óleo, os fios, além de sedosos, fortes e brilhantes, ficaram sempre com aspecto de arrumados, já que a umidade não irá atrapalhar o penteado.

Cabelo também merece vitamina!

Como disse, você pode usar diretamente nos cabelos após a escova ou chapinha, por exemplo, funcionando muito bem como finalizador. Também pode aplicar após lavar com shampoo, massageando o couro cabeludo e depois enxaguar bem. Para uma hidratação mais profunda, misture Óleo de Argan no creme de tratamento, deixe por cinco minutos e lave. O ideal é que o óleo esteja sempre aquecido, o que pode ser feito em banho-maria.

Vitamina A

Se você sonha em ter cabelos compridos, essa é a vitamina indicada para suas madeixas. O uso regular de vitamina A é capaz de acelerar o crescimento do cabelo, já que age diretamente no couro cabeludo. Mas, ao contrário do Óleo de Argan, as ampolas não devem ser colocadas diretamente no cabelo. A dica é misturar no creme de tratamento e deixar agir por alguns minutos. Usar uma touca térmica ajuda a vitamina a penetrar nos fios.

Cabelo também merece vitamina!

Além do crescimento, a vitamina A também serve para deixar os cabelos com mais brilho e evita as temíveis pontas duplas. Para quem sofre com a oleosidade, esse tipo de complemento pode reverter a situação, uma vez que controla a produção sebácea, deixando os fios mais soltos.

Pró-Vitamina B5

Se, quando você vai pentear seus cabelos, percebe que alguns pedaços dos fios estão caindo, é sinal de que suas madeixas estão quebradiças. Tudo isso por falta vitamina B5 em sua dieta. Quando há queda no ácido pantotênico, substância naturalmente presente no cabelo, a tendência é que as madeixas fiquem tão fracas que vão se quebrando ao longo da extensão dos fios. Quando a situação está avançada, a única solução é cortar e iniciar um tratamento intensivo para fortificar os cabelos. Para que isso não aconteça, faça uso da Pró-Vitamina B5, que nutre a cutícula dos fios, deixando-os mais resistentes, já que repõe os nutrientes que estão em baixa no organismo.

Cabelo também merece vitamina!

Caso perceba que seu cabelo precisa de uma atenção maior quando à quebra, coloque o conteúdo da ampola em seu condicionador. Assim, os cabelos serão tratados toda vez que lavados. Quando perceber melhora, passe a usar a cada 15 dias com a hidratação.

Vitamina E

Cabelos secos, essa é para vocês! Quando as madeixas estão opacas e sem movimento, entra em ação a vitamina E. Ela é responsável por combater os radicais livres, pois tem ação antioxidante. Se você é daquelas que vive tomando sol, essa também é indicada para seus fios, já que protege dos danos causados pelos raios solares. A vitamina E é capaz de aumentar a microcirculação do couro cabeludo, potencializando a circulação de ar e, consequentemente, de nutrientes diretamente para o fio.

Cabelo também merece vitamina!

Banho de creme com vitamina E promove resultado imediato. E a regra é a mesma para a maioria das ampolas: deixe agir por alguns minutos com touca térmica, enxague e pronto. Pode também ser aplicado nos cabelos úmidos, mas somente nas pontas.

Queratina

Ela está presente nas unhas, cabelos, na pele e até nos dentes. A principal função dessa proteína é proteger a superfície desses órgãos como se fosse uma capa. Isso quer dizer que, se o nível de queratina está abaixo do normal, os cabelos ficam mais propensos a danos causados tanto por sol e poeira, quanto por química, altas temperaturas, entre outros. Assim, as escamas que constituem os fios se abrem, deixando as madeixas secas, sem brilho e quebradiças.

Cabelo também merece vitamina!

Para quem passa por processos químicos, como alisamentos, descoloração e tintura, deve aplicar queratina a cada 15 dias. Entretanto, a proteína deve ser usada com cautela. Como ela cria uma camada que reveste o cabelo, é preciso tomar cuidado para que essa capa protetora não fique muito espessa, ou então corre-se o risco do cabelo ficar, literalmente, duro.

Jaborandi

Se seu cabelo está caindo demais, pode ter certeza de que falta não uma, mas várias vitaminas em seu organismo. A queda de cabelo atinge grande parte da população feminina e está ligada também a alterações hormonais e emocionais. Por isso, é importante cuidar do corpo como um todo. Se você percebeu que vários fios estão indo embora em quantidade maior que o normal, uma boa alternativa é o jaborandi, que é rico em pilocarpina, responsável por manter os fios no devido lugar. O uso de jaborandi para esse fim é conhecido há décadas e, até hoje, o mais indicado.

Cabelo também merece vitamina!

O uso frequente da substância nutre o bulbo capilar, local onde o cabelo nasce, fortalecendo-o. Assim, o cabelo tente a resistir mais, diminuindo a queda. Misture em seu shampoo e faça massagens suaves em todo o couro cabeludo.

Facebook NadaFrágil.com.br

2 respostas para “Cabelo também merece vitamina!”

  1. Izabella Feitosa disse:

    Adorei as informações exatamente o que eu procurava!Muito obrigada!

  2. Rayelle disse:

    onde achar esses nutrientes,é em ampolas???Epode colocat todos no creme ???bjao estou amando a pagina…responda por favor

Deixe uma resposta