NadaFrágil.com.br

Casa nova: Saiba como escolher um novo lugar para morar


Milena Costa

Mudanças podem ser um pouco mais complicadas pra alguns, escolher a casa nova nem sempre é fácil. E é claro que se você pretende passar muito tempo naquele lugar, vai querer se sentir bem.

Nesse artigo você encontra ótimas dicas para te ajudar a escolher a casa nova. Claro que muita coisa vai mudar de acordo com o estilo de vida da pessoa e da família. Então a cada dica, tente pensar um pouco em como é seu estilo de vida e no que isso afeta você.

casa nova

Quais são suas prioridades?

Antes de tudo tenha claro os seus objetivos. Algumas pessoas querem morar perto dos pais, outros buscam um lugar perto do trabalho ou da faculdade. Muita gente quer um bairro em que tenha tudo perto. E há quem preze pela diversão próxima ou por pagar um pouco menos no custo de vida para juntar e investir uma parte da renda.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como economizar dinheiro no cotidiano

Nenhuma dessas opções está errada. Você deve fazer aquilo que cabe melhor no seu orçamento e no seu estilo de vida. Portanto antes de sair assinando a papelada. Seja de aluguel ou compra de um imóvel. Pense em quais são suas prioridades.

casa nova

Segurança do bairro

Ninguém quer morar em locais perigosos. Embora infelizmente muitas pessoas sejam obrigadas a viver nessa situação. A dica é tentar visitar o bairro e a rua em que existe a possibilidade de se instalar em diversos horários.

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre desapego material

É uma rua que fica deserta e escura à noite, horário que você chega do trabalho ou faculdade? Pondere se vale a pena se mudar para esse lugar. Conversar com a vizinhança, procurar saber quem são as pessoas que moram ao redor. É uma ótima ideia.

Comodidade

casa nova

O que fica melhor para você? Morar perto do trabalho ou quem sabe mais próximo da escola das crianças, ou até mesmo do hotelzinho do cachorro. Tem gente que prefere viver perto do lazer e passar uma hora ou mais de segunda a sexta para chegar até o trabalho.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar organizadores para arrumar a casa

Pondere o que vale mais a pena para você. Escolher uma casa nova perto de mercados e feiras é sempre bom, afinal você pode economizar com transporte sempre que precisar comprar algo. Quem gosta de caminhadas matinais pode preferir viver perto de um parque do que de uma academia. Enquanto há quem prefira chegar rápido a academia para depois se arrumar para o trabalho.

Novamente, será necessário ponderar o que é mais interessante para você. Seu estilo de vida e sua família. Vale a pena sempre visitar os locais candidatos, assim você sente de uma forma mais real o que é bom para você e o que não é.

Transporte

casa nova

Um bairro que tem apenas um ônibus para a região central. Uma rua que fica muito afastada da parada de ônibus. Aquele bairro que pra pegar metrô só indo a outro bairro e as linhas de ônibus não compensam.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 7 passos para tomar decisões melhores sem se arrepender

Tudo isso deve ser levado em consideração, principalmente para quem depende de transporte público. Quem vai de carro, táxi ou se desloca com bicicleta, por exemplo, podem não se importar muito com isso. Mas a maioria das pessoas depende mesmo que parcialmente do transporte público. Vale a pena avaliar.

Quanto você pode pagar

Se você pode pagar mais pelo custo de vida, isso é ótimo. Mas a maioria das pessoas precisa economizar. E mesmo que não seja uma necessidade, economizar é ótimo para o bolso de todos. Principalmente se você aliar o hábito de poupar ao de investir.

casa nova

Então se você gasta tudo o que tem, ou se está pensando em se mudar para um lugar que não vai poder pagar. Vale a pena reavaliar suas necessidades. Será que você precisa mesmo morar no bairro mais chique? Ou precisa morar tão no centro da cidade onde as coisas costumam ser mais caras?

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar a comunicação não violenta para gerenciar conflitos

Vale a pena avaliar suas necessidades e suas finanças. Antes de escolher a casa nova repense sobre o quanto você pode pagar. Não apenas em um aluguel, mas no custo do transporte, alimentação, lazer e outras necessidades.

Tenha paciência

casa nova

Quando decidimos nos mudar a ansiedade pode tomar conta, mas isso não é bom. Manter a calma e ser paciente antes de escolher a casa nova é uma boa ideia. A menos, é claro, que você esteja com problemas como prestes a ser despejado.

Se você puder, tenha calma, avalie suas necessidades e as opções e leia com tranquilidade todas as condições. Faça as contas e converse, visite os locais candidatos. Para escolher a casa nova é importante ter calma e avaliar tudo com atenção.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *