NadaFrágil.com.br

Casas Decoradas – Fotos e Dicas


Leticia Moraes

Se você está planejando casa nova ou uma radical transformação em toda a decoração de sua casa atual, deve prestar atenção a alguns detalhes e critérios imprescindíveis para não gastar tempo, energia, elementos (moveis e objetos) e dinheiro desnecessariamente em um projeto que depois de concluído poderá não agradar nem a você, nem sua família e que se tornará muito dispendioso para desfazer ou refazer.

Casas Decoradas

A decoração de casas (ou de interiores) é um assunto muito sério tanto para quem vai habitar no ambiente a ser decorado quanto para os profissionais que se especializam constantemente no tema.

O decorador (ou decoradora) de interiores é aquela pessoa que estuda e coloca toda sua prática e ciência na tarefa de planejar e orientar a distribuição e os estilos dos espaços interiores, apresentando um projeto de decoração a ser executado de acordo com as necessidades, preferências e orçamento do cliente.

Casas Decoradas

Uma boa decoração deve projetar antecipadamente a distribuição dos espaços interiores, atendendo às necessidades e preferências das pessoas que deverão utilizá-lo. Por exemplo, as bibliotecas são notadamente espaços culturais de muita importância, contudo, em tempos de economia de espaços, elas podem dividir cômodo com estúdios, escritórios ou ainda o living.

[sam_zone id=”3″ codes=”true”]Com um projeto de decoração bem pensado, é possível eleger o tipo e as cores da pintura das paredes e teto, o piso e o estilo dos moveis, equipamentos e outros objetos de decoração, como tapetes, cortinas, quadros, evitando-se o incômodo problema de comprar um móvel que, embora seja lindo, não caiba no ambiente desejado, ou que ainda desarmonize completamente com todos os já existentes.

Leia Também:
Decoração estilo provençal
Decoração para o Quarto das Crianças
Decoração para Quarto de Bebê – Dicas e Fotos

Quanto custa uma Casa Decorada?

Casas Decoradas

Outra importante vantagem de contar com assessoria profissional e ter em mãos um projeto de decoração é que você terá plena consciência de todo o seu custo, evitando as famosas surpresas desagradáveis no final da conta, quanto tiver terminado a decoração tão sonhada.

Na arte de decorar um ambiente, o mais seguro é que entrem em jogo, de um lado, a competência e o talento do profissional e, do outro lado, o gosto, as necessidades e o instinto do proprietário. Se você vai contratar um profissional, leve isso em consideração: conflitos e choques de personalidade entre decorador/a e proprietário/a é coisa só para o cinema de comédias.

Aproveitando o espaço ao máximo

Casas Decoradas

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre como decorar uma casa moderna e com praticidade, veja a seguir algumas orientações e dicas em relação às cores, tendências, estilos e distribuição de móveis e objetos de uma casa de 30 metros quadrados. Casas pequenas ou de médio porte são, sem dúvida, uma forte tendência de moradia hoje em dia, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o metro quadrado de terrenos e os serviços pesam bastante no orçamento.

Tendo em consideração seu estilo (pratico, moderno, romântico, pop-art, de vanguarda, futurista etc.), a ordem é usar a imaginação e idéias práticas para economizar metros quadrado em cada ambiente.

Sala de Visita /Living Decorada

Casas Decoradas

O cômodo central e mais social de uma casa com certeza é a sala e é nela que se passa maior tempo. Pode-se integrar distintos usos para a sala de visitas, como o ócio e lazer, leitura e espaço para alimentação.

Em se tratando de casas com poucos metros quadrados, o mais recomendado é apostar em móveis práticos como as prateleiras e sofás modulares.

Cozinha Decorada

Casas Decoradas

Para montar uma cozinha prática dentro de um espaço pequeno deve-se recorrer às algumas noções básicas de utilização de espaço e, em alguns casos, integrá-la à sala de visitas ou de jantar (se houver), instalando-se uma barra de café da manhã, com bancos, para criar um pequeno espaço de alimentação. Escolha um material que seja envernizado ou vidro para refletir a luz.

Casas Decoradas

Em relação aos eletrodomésticos, uma boa escolha pode ser os modelos integrados, para não quebrar a estética da cozinha, principalmente se ela estiver integrada à sala de visitas.

Banheiro Decorado

Casas Decoradas

Por estar separado de todos os demais ambientes, por razões óbvias, o banheiro geralmente fica reduzido a um menor espaço físico, o que força uma mal na distribuição de móveis e objetos dentro desses poucos metros quadrados. Algumas soluções chaves pode ser colocar uma porta deslizante, que fará ganhar espaço instantaneamente.

A ordem é fundamental, por isso é indispensável um armário sob medida e com gavetas e espaços diferentes, para diferentes tamanhos de objetos.

Se existe altura o suficiente, pode-se investir em um mezanino, que vai ajudar a ganhar um bom espaço nos poucos metros quadrados do banheiro.

Pense no seu banheiro como uma suíte de luxo, por menor que seja, cheio de detalhes e alguns caprichos que podem ajudar a liberar o stress e preocupações diárias. Invista em objetos e móveis que dê vida ao lugar.

Quarto Decorado

Casas Decoradas

O quarto de dormir deve ser sempre o mais confortável possível, pois ele é em boa parte responsável pela nossa saúde e humor (boas noites de sono resultam em melhores condições físicas e mentais).

Para ele, tornam-se indispensáveis alguns móveis, como uma boa cama, um guarda-roupa, cômoda ou sapateiro. Uma ideia muito prática e atual é ter uma cama tipo box com espaço sob o colchão para guardar roupas pessoais, de cama e de banho que não são usadas cotidianamente.

O milagre dos móveis modulares

Casas Decoradas

Há muito, o conceito de módulo saiu da cozinha para entrar em outros cômodos de uma casa como a sala de estar, quartos e banheiros. Seu forte é sua capacidade de se adaptar a todos e qualquer tamanho de espaço.

A tendência é ousar nas cores

Casas Decoradas

Quando se planeja a decoração de uma casa, é preciso pensar também na unificação e integração dos espaços usando o mesmo tipo de pisos, cortinas em tecidos finos e cores iguais das paredes e teto, para não sobrecarregar o ambiente.

O branco é a cor clássica para a integração de ambientes e para dar sensação de maior amplitude de espaço. Contudo, dependendo do seu estilo e gosto, você pode investir em diversas cores para conseguir esse efeito (cores claras e suaves) ou mais fortes, para marcar tendência.

Casas Decoradas

Em se tratando de tendência, para 2013, a decoração de interiores aponta para cores frescas (lavanda, celeste, rosa pálido, amarelo palito, água marinha) ou vivas e brilhantes (tangerina, verde, fúcsia, azul, rojo) abandonando de vez as cores sóbrias e escuras.

Casas Decoradas

A proposta é que, mesmo estando dentro do cinzento universo urbano, sua casa tenha uma acolhida de ares divertido e ousado, irradiando energia para todos os cantos da casa este ano. A combinação de cores de tendência ajuda a imprimir muita personalidade à sua decoração.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta