NadaFrágil.com.br

Cinco coisas para jogar fora hoje mesmo


Eliana Lee

Às vezes é necessário fazer uma pausa na correria do dia a dia e eliminar o que não serve mais. Isso vale para todos os âmbitos de sua vida. Juntar e guardar coisas inúteis só ocupa espaço e não te deixa livre para ousar e tentar fazer melhor. Que tal desocupar sua casa e sua vida do que se tornou inútil? Sua cabeça, seu guarda-roupas e sua saúde vão agradecer! Confira.

Limpar o guarda-roupa

1. Roupas que você não usa “há séculos”

Essa é clássica. Quem nunca se pegou guardando por mais tempo que deveria determinada(s) peça(s) de roupa? Todas nós temos alguma coisinha escondida no armário que, se não usamos mais, não deixamos ninguém usar. Que tal praticar o desapego? Algumas estilistas defendem a idéia de que essa “limpa” no closet deve ser anual, para evitar que se acumulem peças que já caíram em desuso. Outro detalhe importante é o fato de que, atualmente, com as redes sociais e o compartilhamento desenfreado de imagens, é muito provável que você já tenha sido vista em vários locais com a mesma roupa, mesmo que em situações diferentes.

Faça uma seleção do que ainda vai usar e do que não pretende mais vestir. Separe em uma pilha a parte. Se você não mexer nessas roupas separadas por mais de 3 meses, é sinal de que elas precisam mesmo doar seu espaço para produtos novos. Seja honesta: subtraia as peças sem dó nem piedade.

Dicas: Você pode criar uma “reunião de troca”, com as amigas, onde cada uma leva roupas e acessórios que não deseja mais e vocês trocam entre si. Outra idéia bacana é vender as peças em sites especializados em roupas usadas ou até mesmo em brechós. Doar para instituições de caridade ou refúgios para desabrigados também é uma ótima opção.

Dica: Confira nosso artigo sobre as roupas havaianas.

2. Recordações com as quais você não se importa mais

KeepsakesSabe aquela gaveta repleta de convites de casamento, lembranças de aniversários e batizados, cartinhas e bilhetes da época da escola, e outras bugigangas que não tem mais nenhum objetivo prático na sua vida? Que tal se livrar de tudo isso e abrir espaço para o que realmente importa?

Se essas recordações são de pessoas com as quais você não tem mais contato há anos ou que não significam nada em especial no presente, jogue fora. E para evitar acúmulo desnecessário, limite-se a manter apenas uma caixa organizadora para esse tipo de item. Assim você limita o espaço e evita guardar coisas inúteis.

Dicas: para não ficar com a consciência pesada, você pode reunir todos os intens e fotografá-los. Assim você guarda a imagem, mas não precisa guardar todos eles fisicamente. Outra idéia ótima é fazer uma colagem com seus filhos ou sobrinhos. Você também pode passar cartões, fotos e outros mimos para pessoas que você sabe que vai apreciar guardá-los.

3. Livros e papéis relacionados a trabalho

Já ouviu aquela máxima do famoso discurso sobre o filtro solar? Ela diz que devemos “jogar fora os extratos Papeis velhosbancários e guardar apenas as cartas de amor”. Na prática, significa que não faz sentido nenhum acumular esse monte de papel inútil. Pastas e pastas de contas pagas, cadernos de anotações antigos, relatórios do seu emprego anterior ou trabalhos da faculdade que não tem mais sentido prático no seu presente: tire-os de sua casa! O mesmo serve para livros didáticos ou livros literários que você não gostou, não pretende reler ou sequer ler pela primeira vez.

Ao invés de acumular pilhas de papeis desnecessários, que tal dar a eles um novo destino e abrir espaço para coisas novas?

Dicas: Livros literários podem ser doados para bibliotecas públicas ou trocados por outros que você queira ler, em feiras de troca. Já livros didáticos rabiscados ou apostilas antigas de faculdade podem ser doados para artesão que utilizam papel ou até mesmo para criadores de animais que necessitam com freqüência de materiais assim.

Extratos e contas pagas há mais de cinco anos também não precisam ser guardados. Se houver espaços em branco, faça recortes e monte blocos de anotações ou transforme-os em papeis de rascunho.

Aproveite e confira nossas dicas de romances para leitura.

Maquiagem e perfumes4. Maquiagem vencida e vidros vazios de perfume

Se você pagou caro por determinados produtos, é normal que sinta uma certa tristeza em ter que se livrar deles agora. Tudo bem. O problema é que se você não utilizou o produto dentro de seu período de validade, vai precisar mesmo jogar fora. Perfumes e maquiagem ficam em contato direto com sua pele e podem causar alergias e outras reações desagradáveis. Além de, é claro, ocuparem espaço útil, e acumularem pó.

Dicas: Dê os lápis delineadores para crianças desenharem com eles. Vidros de perfume e embalagens de maquiagem que estejam em bom estado podem ser transformados em objetos decorativos; existem associações que recolhem este tipo de produto para reciclagem.

5. Objetos de arte e decoração

É comum guardamos determinados objetos decorativos pelas mais diversas razões. Entretanto, se você está decoraçãoguardando alguma coisa por mais de uma década, sem valor sentimental e aguardando que ela fique “valorizada”, talvez esteja apenas ocupando espaço e perdendo tempo. A probabilidade de uma peça supervalorizar em poucos anos é muito remota. Se determinadas coisas não tem nenhum tipo de importância prática e até mesmo destoam da decoração de sua casa, hora de renovar tudo isso!

Dicas: venda (ou troque) as peças em lojas de artigos usados. A possibilidade de encontrar algo que tenha muito mais a sua cara é enorme.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *