NadaFrágil.com.br

Coisas Que as Mães Nunca Devem Fazer Com Seus Filhos


Calila Galvão

Educar os pequenos é uma tarefa bastante difícil e exige cuidados nos mínimos detalhes. Uma palavra dita na hora errada ou a falta de sensibilidade em algumas ocasiões, podem ficar na cabeça da criança para sempre e causar uma verdadeira bagunça que irá se refletir no futuro. Mesmo as mães que passam o dia fora trabalhando (aliás, principalmente elas), precisam ter um tempo de conversa com os seus filhos quando estão em casa, pois eles necessitam da sua atenção.

Proteção em excesso

Coisas que as mães nunca devem fazer com seus filhos

Ninguém consegue aprender nada se viver em uma redoma. Os erros são muito importantes nessa fase e permitem que o seu filho aprenda a lidar com algo que não deu tão certo quanto ele imaginava. Isso é um aprendizado que ele vai precisar para todos os momentos da vida. Encher a criança de brinquedos, dizer que ele sempre tem razão quando algo acontece na escola também são maneiras de transformar a criança num adulto mimado e egoísta.

Brigar na frente dos filhos

Coisas que as mães nunca devem fazer com seus filhos

Quando os pais possuem opiniões diferentes quanto a educação dos filhos, brigar na frente deles só vai piorar tudo. Nem a mãe e nem o pai podem desconsiderar uma ordem dada pelo outro. Isso cria uma confusão na cabeça da criança e vai dificultar a tomada de decisões, na vida dele, quando estiver adulto. Cheguem a um acordo, de preferência, longe da criança.

Promessas vazias

Coisas que as mães nunca devem fazer com seus filhos

Muitos pais e mães fazem isso. Quer um bom exemplo? Você vai à rua com o seu filho e ele vê um brinquedo e começa a pedir sem parar. Quando você percebe que isso não vai parar e você não está afim de discutir a questão naquele momento, a coisa mais fácil a fazer é: amanhã mamãe vem à rua e compra pra você. Se passa pela sua cabeça que a criança vai esquecer disso até o dia seguinte, é melhor pensar em outra estratégia. Isso deixará a criança desacreditada dos pais, portanto, só faça promessas que realmente tenha condições de cumprir.

Impor limites

Coisas que as mães nunca devem fazer com seus filhos

Outra tarefa muito difícil para os pais é dizer não e essa palavrinha tão pequena é essencial na criação dos filhos. Deixar que ela faça tudo o que tem vontade (dentro e fora de casa) só para ão ter trabalho ou para não vê-lo chorar é a pior coisa que você pode fazer para o seu pequeno. Aprenda a dizer não na hora certa e nunca se esqueça de explicar o motivo que faz com que você negue o pedido dele. Apenas dizer não, pode gerar conflitos dentro da cabecinha dele.

Muita rigidez

Coisas que as mães nunca devem fazer com seus filhos

Em contrapartida, alguns pais são rígidos demais com os filhos. Quando eles fazem algo bom, elogiam pouco e não dão importância, mas se fazem algo errado, as críticas são infinitas. Dizer “não” sempre também pode ser um problema, já que crianças precisam de um pouco de liberdade e se elas notarem que você sempre nega tudo, vai começar a fazer as coisas sem pedir a sua permissão. Isso pode se tornar muito mais grave do que você imagina.

Confira também nosso artigo especial sobre decoração para quartos de crianças.

Transformar o filho numa máquina

Coisas que as mães nunca devem fazer com seus filhos

Você tem a plena convicção que os estudos são a melhor maneira do seu filho ter uma vida boa e progredir no futuro. Mas como ele ainda é apenas uma criança, além de fazer as tarefas de casa e estudar, ele precisa brincar. Cobrar demais e encher a agenda dele com mil e um afazeres pode transformá-lo numa criança estressada e triste. A solução é simples: depois que ele cumprir as obrigações, a melhor recompensa são as brincadeiras.

Forçar a criança a comer

Coisas que as mães nunca devem fazer com seus filhos

Obrigar o filho a comer o que não gosta na hora que não quer, pode transformar a refeição no horário mais temido por ela. Se ela não estiver com fome naquele exato momento tudo bem, reserve a comida para mais tarde e não permita que ele coma nada antes disso, principalmente biscoitos e salgadinhos. Em algum momento a fome vai bater e ele vai atrás de você para comer. Seja criativa, faça pratos diferentes e coloridos usando muitas verduras e legumes.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *