NadaFrágil.com.br

Como ajudar o seu filho a tirar boas notas


Calila Galvão

Se o seu filho anda com o boletim vermelho não é porque ele é menos inteligente que as outras crianças da idade dele. Normalmente, crianças não gostam muito de escola e lição de casa e preferem brincar em vez de estudar. Isso faz com que elas se dediquem pouco tempo ao estudo em casa e isso se reflete nas notas, é claro. É preciso despertar o interesse do aluno para que ele queira aprender sempre mais, que ele tenha desejo pelo conhecimento.

Confira também nosso artigo sobre decoração para quarto infantil.

Meu filho dorme demais

Como ajudar o seu filho a tirar boas notas

Se você já recebeu um telefonema da escola dizendo que o seu filho está dormindo no meio da aula e quando ele chega em casa não faz outra coisa a não ser dormir é porque tem algo que está fora do lugar. Verifique se ele está dormindo a quantidade de horas adequadas. Crianças precisam de horários fixos para dormir e os pais não podem esperar que elas façam isso por conta própria. Se não houver certa disciplina, os filhos ficam assistindo televisão e jogando videogame até tarde da noite.

Criança hiperativa

A hiperatividade pode ser um problema quando se trata de estudos. Normalmente, crianças com esse comportamento não conseguem terminar nada e muito menos se concentrar no que fazem. Elas têm muita energia e preferem brincar e correr o tempo todo. Uma boa maneira de driblar isso é fazer com que o filho estude por um determinado tempo e logo depois que tenha também um tempo determinado para ver televisão ou brincar.

Como ajudar o seu filho a tirar boas notas

Sempre alternando o momento dos estudos com um de descontração. Outra forma de driblar a hiperatividade é tirar do ambiente de estudo qualquer coisa que desvie a atenção como celular, computador e televisão.

Dica de leitura: Veja como e onde adotar uma criança.

O aluno desinteressado

Como ajudar o seu filho a tirar boas notas

Ele se mostra apático e nada motivado com a escola e com as tarefas que deve fazer. Isso acontece porque ele acha o aprendizado chato e monótono. Você pode ajudá-lo pessoalmente com isso fazendo as tarefas de casa junto com o seu filho e deixando o ensino dinâmico. Por exemplo, pesquise na internet filmes, histórias divertidas e outros materiais lúdicos que possam fazer com que a criança queira sempre saber mais.

Ele é muito desorganizado

Como ajudar o seu filho a tirar boas notas

Isso não é algo incomum de se ver: crianças desorganizadas. Se isso não for resolvido ainda na infância é o tipo de comportamento que o acompanhará até a vida adulta e permanecerá pelo resto da vida. Então, separe em casa um lugar para que o seu filho possa estudar de maneira tranquila, organize os livros e os cadernos por matéria e monte um quadro de horários com as horas de estudo e também o lazer. Entre num acordo com ele e vá encaixando as coisas que ele gosta de fazer sem precisar deixar as tarefas de casa para última hora.

“Eu já sei de tudo e não preciso estudar”

Como ajudar o seu filho a tirar boas notas

Crianças sabichonas são as que dão mais trabalho pois, elas realmente acreditam que já sabem tudo sobre aquele assunto e que estudar é perda de tempo. Ela não segue as ordens dos professores e muito menos dos pais. Esse tipo de comportamento é o resultado de uma família que não sabe impor limites às crianças e para “se livrar do problema” dizem sim para tudo.

Comece a impor limites e a dizer não. Ele com certeza vai fazer birra e chorar nos primeiros dias mas, continue firme. Em algum momento ele vai perceber que chorar e gritar não vai mudar a sua opinião e aceitará o que você disse. Faça uma acordo com o seu filho dizendo que ele pode brincar assim que acabar a lição de casa. Todos os dias olhe a agenda para ver alguma tarefa foi passada pelos professores e assim que ele acabar o deve olhe se está tudo pronto.

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *