NadaFrágil.com.br

Como Arrumar Corretamente a Mesa para um Jantar


Eliana Lee

Você resolveu convidar os amigos para um jantar especial em sua casa. Todos estão felizes e contentes com o convite, inclusive você, que vai proporcionar a pessoas queridas esse prazer tão especial que é comer algo bacana feito com carinho por alguém querido.

Cardápio definido e tudo arrumado, chegou a hora de dar destaque ao principal móvel da casa nessa noite: a mesa. Antes de começar a comer, seus amigos vão ficar encantados com o capricho da arrumação.

O problema é que muita gente se confunde na hora de arrumar a mesa de acordo com a ocasião e com o cardápio escolhido. Mas nada de desespero: com as nossas dicas, você vai aprender a montar corretamente uma mesa para o jantar. Mãos à obra!

Mesa de Jantar

Dicas básicas para arrumação da mesa

  • Separe e lave com antecedência os pratos, talheres e taças que deseja usar. Muita gente decide utilizar utensílios diferentes, ou especiais, mas que geralmente ficam guardados durante boa parte do ano. Portanto, verifique se a louça não apresenta arranhões ou sujeira.
  • Escolha uma toalha de mesa com cor sólida e cujo comprimento termine na altura do assento da cadeira. Para a noite, o ideal é que seja um tecido claro, mas nada impede que você opte por cores mais intensas. Só tome cuidado para não sobrecarregar o visual da sala de jantar. Optando por toalhas de mesa escuras, prefira guardanapos em tecido branco.
  • Os talheres que você vai colocar sobre a mesa devem ser proporcionais à quantidade de pratos que você irá servir. À noite, o ideal é que haja uma sopa de entrada. Posicione o prato da sopa (mais fundo) sobre o prato raso e maior que serve como base.
  • Lembre-se que as facas devem estar com a lâmina voltada para dentro, em direção ao prato.
  • Deixe a colher da sopa ao lado da faca. Se você optar por não servir sopa, deixe então o garfo maior do lado da faca.
  • Deixe os guardanapos (de tecido, sempre) dentro do copo de água ou sobre o prato. Se optar pelo prato, lembre-se de dobrá-los de maneira diferente ou colocar um enfeite em cada um, para ficar ainda mais bonito.
  • Alinhe os copos lado a lado, do maior para o menor, no lado direito.

 

Mesa de Jantar

  • Logo acima do prato posicione os talheres de sobremesa. A faca (se for servir frutas) fica próxima ao prato. Em seguida o garfo (para bolos e tortas), virado para a esquerda e por ultimo a colher com o cabo virado para a direita para sobremesas que contenham calda ou para sorvete.
  • Você ainda pode acrescentar enfeites à sua mesa, como pequenos vasos ou velas. A dica, porém, é tomar cuidado com a altura dos enfeites: eles não podem atrapalhar a visão dos convidados nem ocuparem muito espaço em suas bases, para não atrapalhar na hora de servir a bebida, por exemplo.

Agora que você já aprendeu a montar sua mesa, aprecie estas lindas decorações e inspire-se para seu próximo jantar especial!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

Facebook NadaFrágil.com.br Twitter @Nada_Fragil

Enquetes

Qual qualidade o homem perfeito não pode deixar de ter?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...


Melhores Dicas

Por que Nada Frágil?

Resolvemos por o nome Nada Frágil no site pois nosso objetivo é fazer um site para você, Mulher Moderna, que assim como nós acredita que essa história de Sexo Frágil é coisa do passado.

Se você é uma mulher antenada, ligada em moda, que gosta de se cuidar e deseja saber mais sobre relacionamentos, maquiagem, decoração, etc... Você está no lugar certo.

Nosso lema é:
Sexo Frágil é a Vovozinha...