NadaFrágil.com.br

Como conciliar estudos com o trabalho


Calila Galvão

As mulheres estão, a cada dia, alcançando níveis mais elevados no mercado de trabalho. Apesar de, em termos gerais, ainda receberem menores salários que os homens, nós estamos mais instruídas. Buscamos mais cursos de especialização, mestrado, nos graduamos mais.

Conheça um bom método para organizar a sua vida: o método GTD.

O que antes era muito difícil e só os mais ricos conseguiam, hoje, fazer uma graduação está muito mais fácil. Com os novos incentivos do governo como o FIES e as cotas sociais em vestibulares, ter um nível superior não parece mais um futuro distante. Porém, isso não significa que o caminho não seja difícil.

Confira também nossa lista de melhores cursos de inglês.

Como conciliar estudos com o trabalho

Mulheres costumam ter muitas jornadas de trabalho. Trabalham na rua, em casa e ainda precisam arranjar tempo para conseguir se especializar no mercado. É muito difícil dar conta de tantas tarefas ao mesmo tempo, mas a melhor estratégia está em ser organizada com os seus horários.

Dicas de como se organizar

Faça um cronograma

Lembra daqueles horários de aulas que recebíamos na escola? Faça um para a sua vida. Determine qual o horário para acordar, tomar café e quando você realmente começa a fazer suas atividades do dia. Também coloque um intervalo de tempo para o almoço e para o descanso. Tudo deve estar dentro desse cronograma.

Como conciliar estudos com o trabalho

Delegue tarefas

Não adianta querer abraçar o mundo, você não dará conta de fazer todas as coisas que precisa. Para aquelas que são casadas ou moram com a família, podem pedir ajuda seja para ficar com o filho pequeno por algumas horas ou para dividir as tarefas domésticas. Para quem mora sozinha é ainda melhor porque pode deixar a limpeza da casa para o final de semana e tentar manter tudo limpo nos outros dias.

Procure um curso num turno adequado

A maioria das pessoas optam por um curso noturno porque trabalham durante o horário comercial. Hoje existem muitas faculdades que proporcionam cursos de graduação nos finais de semana, as vezes só aos sábados. Assim, fica muito mais fácil de concluir os estudos.

Como conciliar estudos com o trabalho

Cursos à distância

Uma forma de estudo muito comum hoje em dia e que muitos preferem é o EAD (ensino à distância). Oferece muito mais comodidade, pois as aulas podem ser assistidas a qualquer momento do dia e você nem precisa se preocupar em trocar de roupa e pegar o trânsito. Você pode assistir às aulas pelo seu computador enquanto janta, ganhando mais tempo.

Aproveite e confira nossa matéria sobre cursos de inglês online.

Como conciliar estudos com o trabalho

Não deixe para amanhã

Quem tem a vida lotada não deve deixar que o sentimento de preguiça ou cansaço vença. O que você não fez hoje certamente será jogado para o dia seguinte. No final da semana, o seu cronograma virou uma verdadeira bola de neve porque várias tarefas precisaram ser empurradas para o final de semana.

Veja dicas de como não levar o trabalho do escritório para casa.

Deixe as tarefas da casa para o final de semana

Antes de começar a arrumar a casa, coloque a roupa na máquina para quando você terminar de limpar tudo, ela já estará pronta para ir ao varal. Aproveite também para por os estudos em dias nos finais de semana. Procure um ambiente tranquilo e livre de distrações.

Como conciliar estudos com o trabalho

Não deixe de se cuidar

Fazer exercícios físicos é muito importante para melhorar o dia e mandar o cansaço embora. Você pode optar por fazer exercícios numa academia de manhã cedo, antes do trabalho. Não recomendo fazer no final do dia porque você se sentirá tão cansada que boicotar os exercícios será muito fácil. Algumas academias também abrem no horário de meio-dia. Dá para fazer o treino antes do almoço.

Mas, se você realmente não tem tempo e nem saco para isso, também pode fazer exercícios em casa sem nenhum problema. Existem uma série de movimentos que vemos nas academias que podem ser adaptados em casa. Você ainda pode investir em equipamentos mais simples como anilhas, caneleiras, alteres, barras e colchonetes.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta