NadaFrágil.com.br

Dicas de Como Cuidar do Cabelo Cacheado


Leticia Moraes

Cabelo cacheado é muito lindo! Esqueça aquela concepção de que cabelo cacheado ou afro é ruim. Muitas mulheres se rendem a chapinha pela facilidade de domar as madeixas, mas esquecem os danos que as químicas ou a própria chapinha pode causar ao longo do tempo.

Cuidar do Cabelo Cacheado

Com os cuidados e produtos certos é possível ter um cabelão de arrasar. E para alcançar os resultados desejados, algumas dicas são necessárias.

Dicas Para Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados devem ser lavados mais ou menos três vezes por semana, com Shampoo, condicionador e máscara correta para cada tipo de fio.

Shampoo para cabelos cacheados

A primeira coisa a se fazer para ter o cabelo bonito é estar com ele sempre bem limpo. Os cabelos cacheados são mais oleosos na raiz e menos nas pontas. Então o ideal é que, na hora da lavagem, passe dois tipos de xampu: um xampu de tratamento e xampu de formação de fios.

Cabelo Cacheado

O xampu de tratamento deve ser aplicado primeiro, pois é ele quem vai limpar todo o couro cabeludo. Se seu cabelo for muito oleoso ou tiver descamação no couro cabeludo, opte por um xampu especifico para esse fim.

Após lavar todo o couro cabeludo com o xampu de tratamento é hora de aplicar o xampu de formação de fios; é interessante optar por um xampu para cabelos ondulados, pois ele dará forma aos fios do cabelo cacheado, deixando-o mais bonito. Outra pedida é optar por produtos nutritivos, que enquanto lavam também ajudam a hidratar o cabelo.

Você pode optar ainda pelo famoso método no-poo, que já é uma verdadeira tendência nos Estados Unidos. O método consiste no fato de não usar xampu, ou usá-lo de forma restrita.

Condicionador para cabelo cacheado

Com os cabelos e couro cabeludo limpos é hora do condicionador. Se desapegue do mito que diz que cabelo muito oleoso não pode usar condicionador! Pois é ele quem vai fechar a escama dos fios e evitar o frizz.

O condicionador deve ser passado do meio do cabelo até as pontas. Nunca no couro cabeludo! Pois o couro já está limpo, e ao receber o condicionador, ele ficará oleoso novamente. Enxágue TODO o condicionador, se você deixar resíduos deixará o cabelo pesado e com aspecto de sujo.

Leia também nosso artigo sobre Penteados para Cabelos Cacheados.

Desembaraçar os Fios

Ao sair do banho, desembarace os cabelos com os dedos, tire o excesso de água com a toalha, agora sim aplique um leave-in (creme sem enxágue) amassando os fios e seque os cabelos com o secador em temperatura baixa, sempre com o difusor.

Hidratação nos cabelos cacheados

Para manter os cabelos cacheados com vida é importante fazer uma hidratação com intervalo máximo de 15 dias entre uma e outra.

Você pode optar por produtos vendidos em lojas de cosméticos ou produtos caseiros, ou até mesmo, intercalar entre os dois a cada hidratação.

Cabelo Cacheado

Ao comprar uma máscara de hidratação vendida em lojas ou farmácia é preciso entender que existem três tipos de hidratação: a seca, a molhada e a térmica. Veja abaixo como cuidar do cabelo cacheado com cada uma delas:

  • A hidratação seca

Problema: é ideal para cabelos com pontas duplas e cabelos sem brilho.

Causa: isso ocorre pelo fato do cabelo ter perdido umidade e alguns nutrientes.

Solução: Essa hidratação é feita por meio de produtos sem enxágue. Ao fazer uma hidratação desse tipo é possível fechar a película dos fios, impedindo, assim, a evaporação da água.

Alerta: Cuidado aos exageros! Se aplicar muito produto sem enxágue seu cabelo pode ficar com aspecto seboso.

Quantidade: O ideal é meia colher de café para cabelo curto, uma colher de café para cabelos médios e uma colher e meia de café para cabelos compridos.

Periodicidade: Essa hidratação deve ser aplicada todos os dias, por dez dias.

  • A hidratação térmica

Problema: cabelos com pontas de aspecto de cabelo de milho, cabelos que embaraçam facilmente, fios arrepiados e cabelos sem brilho.

Causa: perda da elasticidade, falta de equilíbrio de água, perda da maciez e flexibilidade.

Solução: tratamento intensivo que traz de volta o brilho dos cabelos. Deve ser usado produto especifico para esse fim, e após envolver numa toalha quente ou touca térmica, ajudando a fibra capilar absorver os ingredientes da máscara.

Alerta: é preciso deixar o cabelo fazendo a hidratação pelo menos por 20 minutos, fora isso, a hidratação pode se tornar ineficaz.

Quantidade: na palma da mão, aplique o equivalente a uma moeda de um real para cabelos curtos, duas moedas de um real para cabelos médios e três moedas de um real para cabelos compridos.

Periodicidade: para cabelos sem química, uma vez por mês. Cabelos quimicamente tratados devem receber essa hidratação a cada 15 dias.

Abaixo segue uma dica caseira bem simples que vai te ajudar em como cuidar do cabelo cacheado:

  • Ingredientes para hidratação caseira

Cabelo Cacheado

Metade de um abacate

Duas colheres de mel

Gema de um ovo

250 ml de iogurte natural

  • Modo de preparo

No liquidificador bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo

  • Modo de usar

No banho, com os cabelos já lavados, passe o creme uniformemente com o cabelo divido em mechas, aplicando somente no cumprimento dos fios. Se quiser potencializar o efeito, use uma touca térmica por aproximadamente 40 minutos. Enxágüe.

  • A hidratação molhada

Problema: ideal para cabelos quebradiços, difíceis de domar e com muito frizz.

Causa: perda de nutrientes essenciais para manter um cabelo saudável.

Solução: no banho com a água morna, aplique o produto, pois o calor da água vai ajudar na penetração dos componentes da máscara. Aplique o produto adequado para o problema e o tipo de cabelo.

Alerta: cabelos com muita oleosidade podem ficar com aspecto pesado após essa hidratação.

Quantidade: na palma da mão, aplique o equivalente a uma moeda de um real para cabelos curtos, duas moedas de um real para cabelos médios e três moedas de um real para cabelos compridos.

Periodicidade: hidratar os fios dessa maneira uma vez por semana.

Corte para cabelo cacheado

Cabelo Cacheado

Em relação ao corte, o ideal para os cabelos cacheados são os repicados e degradê. Fuja dos cortes retos! Pois eles darão ainda mais volume aos fios.

Confira nosso artigo que fala exclusivamente sobre Cortes de Cabelos para Cabelos Cacheados.

Essas dicas darão a você a chance de ter um cabelo mais saudável e bonito sempre.

Facebook NadaFrágil.com.br

5 respostas para “Dicas de Como Cuidar do Cabelo Cacheado”

  1. josi disse:

    adorei as dicas agora sei como cuidar dos cabelos da minha filha com mais cuidado.

  2. thamires disse:

    ñ gostei muito ñ me ajudou

  3. Adorei as dicas espero que me ajude .bjs

  4. Glaucia disse:

    Amei todas as dicas. tiraram todas as minhas duvidas.obrigada

  5. eu quero saber qual tipo de hidratação que eu posso passa no meu cabelo sendo crespo eu uso guanidina da vta química eu quero saber um tipo de hidratação para meu cabelo pq ele esta um pouco fraco??

Deixe uma resposta

Facebook NadaFrágil.com.br Twitter @Nada_Fragil

Enquetes

Qual qualidade o homem perfeito não pode deixar de ter?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...


Melhores Dicas

Por que Nada Frágil?

Resolvemos por o nome Nada Frágil no site pois nosso objetivo é fazer um site para você, Mulher Moderna, que assim como nós acredita que essa história de Sexo Frágil é coisa do passado.

Se você é uma mulher antenada, ligada em moda, que gosta de se cuidar e deseja saber mais sobre relacionamentos, maquiagem, decoração, etc... Você está no lugar certo.

Nosso lema é:
Sexo Frágil é a Vovozinha...