NadaFrágil.com.br

Como Dizer “NÃO” aos Filhos


Calila Galvão

Como resistir àquele rostinho lindo e angelical pedindo para ir dormir na casa do coleguinha ou quando ele faz alguma travessura e dá aquela risada descarada? Eles são lindos e fofinhos, mas os filhos precisam de limites ou podem crescer como adultos mimados e não vão conseguir se ajustar de maneira adequada numa sociedade que exige muito deles. E o dia que você decidir dizer não, ele não vai mais te ouvir e aí não adianta chorar o leite derramado.

Como dizer “NÃO” aos filhos

Com a nova Lei da Palmada, batizada como Lei do Menino Bernardo, ficou ainda mais complicado para os pais impor limites aos filhos. Quem já estava acostumado a dar aquelas “palmadinhas” ou deixar os pequenos ajoelhados no milho (isso é muito antigo) vai ter que pensar em uma nova abordagem. A nova lei proíbe qualquer tipo de agressão física ou expor a criança a situação humilhante e degradante, mas você não precisa de nada disso para dizer não. Basta impor respeito e respeitar que tudo se encaixa em seu devido lugar.

Posso faltar a escola?

Tem muita criança que acha a escola um ambiente chato, cheio de regras e obrigações, o que é muito bom para a criança. É preciso ter horários e algumas responsabilidades como cumprir o dever de casa para que o seu filho não cresça e se torne um adulto desleixado. Se não houver um bom motivo, como uma doença, para que seu filho falte a escola, então não há o que ser discutido. Ele deve ir!

Como dizer “NÃO” aos filhos

Também é importante que os pais fiquem atentos a esse tipo de comportamento. A escola deveria ser um lugar onde a criança se sente bem, onde faz novas amizades e brinca com os colegas de sala. Talvez haja algo lá que ela não goste como um coleguinha que bate nele ou então um funcionário ou um professor que não o trata da maneira correta. É bom ficar sempre de olho.

Indo a festa de um amigo

Vai ter um aniversário de um colega de sala e seu filho está pedindo insistentemente para ir. Mas, ainda que todos os pais tenham deixado os outros pequenos irem você não deve se sentir pressionada a fazer o mesmo. Se você está se sentindo insegura em dizer um sim, não há problema algum em negar. Mas dizer não, não basta. Você precisa explicar os motivos pelos quais não vai deixá-lo ir e nada de dizer: se seus amigos pularem da ponte você também pula? Isso não quer dizer nada para uma criança.

Como dizer “NÃO” aos filhos

As crianças precisam saber dos motivos pelos quais algo lhe é negado. Dizer simplesmente não pode deixar a cabeça delas um pouco confusa. Não é porque é apenas uma criança que ela vai se conformar com uma resposta vazia. Uma dica? Já que você não quer que ele vá para o aniversário, porque não fazer um programa com ele? Jogue videogame, assista um filme, vá ao cinema. Seu filho é o seu melhor amigo.

Ele está de férias

Ta aí um momento que pode ser muito prazeroso para os pais ou um verdadeiro show de horrores. Isso porque, nem sempre as férias dos pais são na mesma época das dos filhos e isso pode se tornar um problema. O primeiro deles é quando a criança quer passar o dia inteiro na frente da TV ou jogando videogame. Os pais precisam impor limites e permitir esse tipo de comportamento prejudica a visão das crianças.

Como dizer “NÃO” aos filhos

Mas o que se pode fazer? Simples, você vai precisar arranjar algo para que ele ocupe o tempo. Se você mesma não puder fazer um programa com ele, procure um acampamento para crianças. Faça pesquisas e escolha a melhor viagem de férias para o seu filho onde ele poderá fazer amigos e terá atividades recreativas e saudáveis todos os dias. Mas se isso não der certo, fazer acampamento no quintal de casa e dormir numa barraca pode ser a maior farra.

Meu filho não quer comer

Como dizer “NÃO” aos filhos

Tem horas que escultar a mesma pergunta todos os dias se torna irritante: porque tenho que comer isso? Quem sabe uma abordagem diferente como explicar porque os alimentos são importantes para saúde, que precisamos desses nutrientes para que o corpo funcione bem, talvez ajude. Outra opção que pode funcionar bem é fazer pratos bem coloridos e você até pode chamá-lo para preparar a refeição com você.

Dormir na casa de um amigo

Como dizer “NÃO” aos filhos

Isso é um dos maiores temores dos pais porque os filhos estarão longe dos olhos deles e fora de seu alcance. Esse tipo de situação gera bastante insegurança nas mães, mas dizer não é necessário. A partir dos 6 anos já é possível permitir que a criança durma fora de casa, mas só os pais estiverem de acordo com isso e se sentirem à vontade.

Hora das compras

Como dizer “NÃO” aos filhos

A primeira regra a seguir: nunca leve os filhos juntos na hora de fazer as compras. Eles ainda não conseguem entender o quão duramente você teve que trabalhar para conseguir aquele dinheiro. Mas, se não houver outro jeito, tende passar longe da sessão de brinquedos e de doces para que os filhos não fiquem tentados a levar alguns. E se isso acontecer diga não e explique porque você não pode comprar aquilo naquele momento. Ah! Outra coisa: nada de promessas para se livrar do problema rapidamente.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta