NadaFrágil.com.br

Como encerrar amizades tóxicas?


Fabíola Cunha

Encerrar uma amizade, assim como um relacionamento amoroso, pode ser um processo doloroso. Muitas vezes as pessoas tentam ignorar sinais claros de que as diferenças se tornaram irreconciliáveis.

Assim como nos relacionamentos amorosos, as traições, mentiras, desrespeito e desvalorização podem minar um sentimento genuíno e gerar as amizades tóxicas.

Mas como lidar com esse encerramento? E como fazê-lo de forma saudável, porém decisiva e clara?

amizades tóxicas

Assim como no casamento ou namoro, o modo como uma amiga é removida de sua vida deve honrar o lugar que ela teve enquanto a amizade durou. “Terminar a amizade tóxica” com alguém que se vê uma vez no ano pode ser algo simples: um afastamento sem maiores delongas e dramas.

No caso de uma amizade de convívio diário, com grande envolvimento nas rotinas mútuas, uma conversa honesta precisa ocorrer: é dever de uma pessoa que busca a honestidade e clareza dar as informações necessárias para que a outra pessoa entenda o que ocorre e o que ainda pode ser feito. É a comunicação que ajuda no encerramento e na aceitação.

Dica extra: Já pensou em conhecer gente nova e fazer novas amizades através de um curso? Pois é, essa pode ser uma ótima oportunidade de aprender e conhecer gente nova, então confira nossa matérias sobre cursos de inglês.

amizades tóxicas

Se a amiga é parte de um cenário que você deseja abandonar (abuso de álcool, festas sem fim, infidelidade e promiscuidade, por exemplo), é possível apenas informá-la que naquele contexto você não poderá encontrá-la mais. Cabe a ela decidir se tem interesse por outras atividades, situações, cenários.

Se você já fez o que sente que era sua obrigação para alertar uma amiga sobre atitudes prejudiciais e desrespeitosas, observe também onde você falhou em manter a amizade.

amizades tóxicas

Use a comunicação, seja ao vivo ou por e-mail, para deixar sua amiga saber o quanto ela foi importante e a ajudou a crescer. Mas é claro, não invente elogios ou façanhas.

Encerrar uma amizade não é a única saída. Se houver disposição e tolerância, é possível trazer a amizade para um nível mais superficial de intimidade e confiança, que seja mais seguro. Uma amiga que desdenhou de você em momentos de fragilidade, quando você dedicou energia e atenção aos momentos de fragilidade dela, pode ainda ser alguém com quem tomar um café e conversar sobre assuntos superficiais seja interessante.

amizades tóxicas

Em última análise, como as pessoas amam umas às outras sempre será limitado por quão bem ou mal podem amar a si mesmas. É preciso cuidar de si mesma, promover amizades saudáveis e estar cheia de amor por si mesma para dar amor a outras pessoas.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta