NadaFrágil.com.br

Como evitar pequenos acidentes e desenvolver a atenção


Fabíola Cunha

Você derruba uma taça de vinho tinto sobre o tapete da sala. Cai enquanto veste leggings para malhar. Tropeça em qualquer escada que esteja por perto. Soa familiar? Embora ser desastrada possa ser considerado um traço de personalidade por muitos, é possível adotar alguns rituais e regras para evitar esses pequenos acidentes do dia a dia.

Saiba quando dar um tempo

pequenos acidentes

Um pouco de stress pode ser algo bom, pois ajuda na concentração e foco, aumentando a percepção da situação. Mas em excesso, ele tem efeito oposto: reduz a capacidade de processar informações, afetando até mesmo a visão periférica.

E isso pode tornar uma corrida no parque algo perigoso, mesmo que seja sua forma de relaxar. Alguns minutos de meditação e respiração profunda antes da corrida pode ser o melhor a fazer.

Treine seu cérebro

pequenos acidentes

Pessoas com memória ruim, tempo de reação lento e processamento vagaroso tendem a ter mais problemas de coordenação que aqueles com funcionamento cognitivo mais eficiente. Uma rápida pesquisa no Google por jogos cerebrais pode levar a aplicativos que ajudam a melhorar a memória e o tempo de reação.

Uma dica rápida! Já que estamos falando de treinar o cérebro, que tal dar uma passadinha no nosso artigo sobre cursos de inglês on-line.

Fortaleça o core

pequenos acidentes

Muitos estudos feitos com atletas mostram que ter menos controle do core pode aumentar o risco de torções e estiramentos na porção inferior do corpo. Outros estudos mostram que manter o core fortalecido é essencial para pessoas mais idosas, que registram menos quedas quando trabalham essa região em programas de exercícios.

Pense além

pequenos acidentes

No YouTube é possível encontrar milhares de vídeos de tombos e acidentes causados e sofridos por pessoas que não pensaram nas consequências e riscos de uma situação antes de fazer algo. Por mais simples que pareça, pensar no que vai acontecer depois de determinada ação é algo que ajuda a evitar ferimentos.

Observe nas imediações de sua casa ou local de trabalho, antes de levantar da poltrona ou cadeira, se há elementos que podem causar tropeções ou escorregões. Ao atravessar a rua, observe os arredores, o solo – procure por obstáculos antes de iniciar o trajeto.

Uma coisa de cada vez

pequenos acidentes

Em nosso mundo competitivo e exaustivo, ser multi-tarefas é considerado uma vantagem. Pois sempre quando possível, faça uma coisa de cada vez.

Seja paciente

pequenos acidentes

Iniciar uma tarefa, esporte ou qualquer atividade, requer aprendizado. Ir muito rápido não ajuda em nada e pode causar lesões. Para desenvolver o controle motor em algo que requer novas habilidades, é preciso ser extremamente paciente. É preciso desacelerar para entender, passo a passo, o que precisa ser feito.

Para quem pratica corrida há anos e está muito bem equilibrado nesse esporte, começar uma aula de Yoga não é tão fácil quanto poderia parecer. Um novo grupo de músculos e uma nova seleção de movimentos serão descobertos.

Não descuide do sono

pequenos acidentes

Mais descanso, mais atenção. Perder algumas horas de sono é como ingerir bebida alcoólica. Os efeitos são profundos e rápidos, seja ao derramar café da xícara ou atrás do volante no trânsito. Esse período importantíssimo de descanso pode ser melhorado com as dicas de como começar o dia com disposição.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta