NadaFrágil.com.br

Como inserir mais cor na decoração da sua casa


Eliana Lee

Você talvez já esteja “cansada’ de saber que as cores dão vida a um ambiente. E está cada vez mais em alta utilizar cores na composição de ambientes. Na hora de valorizar determinado espaço, porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e causar desarmonia entre os itens. Lidar com cores pode ser muito prazeroso ou um verdadeiro desastre se os elementos não “conversarem” entre si, por isso o legal é observa com cuidado o lugar antes de escolher onde inserir um objeto colorido.

Leia também: Como decorar sua sala de estar e nossas dicas de decoração para o quarto de casal.

Separamos algumas dicas para colorir um ambiente sem cair no exagero e não destoar de seu estilo pessoal, confira:

Comece aos poucos!

A dica principal para melhorar a decoração é sempre começar aos poucos, até se sentir confiante ao lidar com cores. Insira primeiro acessórios e outros itens menores, esta é a melhor maneira para se sentir confortável com a presença do tom mais vivo no local. Siga seus instintos e não escolha peças das quais não goste ou que não sejam atrativas, visualmente, para você. Com o passar do tempo você vai começar a perceber que combinar elementos coloridos é mais simples do que você imaginava.

Cortinas

Cortinas Coloridas

Estampadas ou lisas, as cortinas são uma ótima maneira de deixar um cômodo com cara de bem acabado. Você pode começar adicionando cores nas cortinas, escolhendo as que tenham mais a ver com seu estilo e com alguma cor já presente no local. Por exemplo, se há alguns vasinhos ou pequenas molduras coloridos, que tal combinar também a cortina? Mas atenção, essa regra só vale se você quer apenas atualizar o ambiente. Se quiser começar do zero, a melhor dica é pensar na cortina primeiro e então adicionar os outros elementos depois.

Abajures e quadros decorativos

Abajures coloridos

Sabe aquele cantinho sem cor ou aquela parede vazia? Invista neles. Hoje em dia é super fácil encontrar abajures com cúpulas coloridas. Eles são modernos e podem dar um ponto de cor ao ambiente. Se você preferir algo mais discreto, pode investir numa peça de cúpula branca ou clara, e optar por cor apenas no corpo do objeto. Eles ficam ótimos sobre aparadores ou cômodas, por exemplo. Para quadros decorativos, vale a moldura ou a estampa mais colorida. Lembre-se apenas de escolher a parede com cuidado, já que ela vai chamar a atenção, evite espaços que já tenham muitos objetos.

Travesseiros e almofadas

Almofadas coloridas

Talvez uma das maneiras mais simples de inserir cor num cômodo é optar por travesseiros e almofadas coloridos. Num ambiente em que predomine o preto e o branco, por exemplo, dar pequenos toques de vermelho ou rosa é um charme. Uma ou duas almofadas sobre o sofá, ou travesseiros sobre a cama podem fazer toda a diferença no efeito final.

Mobília pintada

Mobília pintada

Sabe aquela estante de livros ou cômoda super antiga? Que tal dar vida nova a elas? Mas nada de verniz ou coisas assim. A moda agora é pintar as peças antigas e deixá-las com cara de novas. Você pode pintar a peça toda ou apenas seu interior (armários e prateleiras ficam muito legais com esse efeito). Esse também é um ótimo jeito de colorir um ambiente de uma maneira discreta e elegante. O móvel passa a trazer mais vida para o local e você ainda economiza, evitando ter que comprar uma nova peça.

Portas

Porta interna colorida

Quem disse que as portas no interior de uma casa ou apartamento precisam ser pintadas de cores clarinhas (e sem graça)? Esta é uma solução criativa e econômica para colorir um espaço: pinte apenas a porta com uma cor viva, mas que harmonize com o restante do ambiente. O resultado é simplesmente lindo!

Acessórios decorativos discretos

Acessórios decorativos coloridos

Para quem gosta de ambientes clean e quer só um “temperinho” de cor, vale a pena apostar em peças pequenas como vasos, porta-retratos e até mesmo livros com lombadas coloridas. Assim você insere cor no ambiente, mas sem chamar muita atenção para uma peça apenas.

Lembre-se que a escolha deve refletir seu estilo e a grande vantagem de começar aos poucos é poder desfazer ou mudar o que não ficar legal, e começar tudo de novo! Boa sorte!

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Como inserir mais cor na decoração da sua casa”

  1. amei as dicas sertamente irei fazer em casa

Deixe uma resposta