NadaFrágil.com.br

Como limpar piso de porcelanato


Calila Galvão

O piso de porcelanato está sendo cada vez mais utilizado nas construções de casas e prédios comerciais não apenas pela sua estética como também, e principalmente, pela alta durabilidade que apresenta em relação aos materiais mais comumente usados. Ele absorve pouca água, dá mais uniformidade à cor e possui elevado resistência aos produtos químicos e agressões físicas.

Como limpar piso de porcelanato

Os tipos mais comuns de porcelanatos são:

  • os polidos, que possuem uma superfície um pouco espelhada e é mais indicado para os ambientes internos;
  • os estruturados apresentando uma superfície um pouco abrasiva e assim ficam melhor em áreas mais úmidas;
  • e, por fim, os esmaltados, que recebem uma camada de brilho e também são mais requisitados para ambientes internos;

Veja como você pode limpar diferentes tipos de piso.

Como fazer a limpeza do porcelanato

É comum que as dúvidas quando a higienização desse piso comecem a surgir. A intenção não é apenas fazer uma boa limpeza, mas principalmente manter o piso num bom estado de conservação. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a realizar uma boa limpeza do porcelanato.

Como limpar piso de porcelanato

Dia a dia

Para a limpeza diária deve ser utilizado sempre o detergente diluído e água e aplicado com o uso de um pano macio. Essa dica é válida para qualquer tipo de porcelanato que você tenha em casa. Existem um passo a passo que é interessante ser seguido para manter a qualidade do piso por mais tempo:

  1. Utilize uma vassoura de pelos ou um aspirador com escova para remover todo o pó;
  2. Num balde ponha 5 litros de água e apenas 1 colher de detergente neutro e aplique com a ajuda de um pano macio;
  3. Para não formar manchas, finalize passando um pano seco com um pouco de álcool;

Limpeza depois da obra

Como limpar piso de porcelanato

Infelizmente qualquer obra dentro de casa deixa muita sujeira e é preciso limpar tudo com todo o cuidado e da maneira correta, principalmente para evitar manchas. Você pode esperar até 14 dias depois da aplicação do rejunte para realizar a limpeza, mas é importante que esse prazo não seja ultrapassado. Isso evita que alguma sujeira grude no rejunte dando um aspecto de “encardido”.

Para fazer uma limpeza eficaz o ideal é comprar produtos de limpeza pesada em lojas especializadas para piso. Você pode seguir esse passo a passo mostrado aqui embaixo:

  1. A primeira coisa a se fazer é enxaguar o piso para tirar o excesso de sujeira;
  2. Agora, aplique o produto seguindo fielmente as instruções que vem gravadas na embalagem;
  3. Não deixe que o produto seque sobre o piso e providencie de imediato a remoção dele completamente com água;
  4. Se ainda assim você perceber que não ficou bom, pode repetir o processo;

O que não pode ser feito na hora de limpar o porcelanato

Como limpar piso de porcelanato

Mesmo sendo um produto altamente resistente, o esmalte e o rejunte podem ser danificados pela ação química e abrasiva de vários produtos de limpeza. Os que não podem ser utilizados são: ceras, escovas, acetona, amoníaco, sabão em pó, saponáceo em pó, ácidos, água sanitária e soda cáustica. Como você pode ver todos eles, com exceção do sabão em pó, são produtos que precisam de certos cuidados para serem manuseados.

Alguns cuidados extras com o porcelanato

Quem tem porcelanato morre de medo do piso ficar arranhado. É possível evitar isso colocando feltro nos pés do móveis e ter muito cuidado na hora de mudar o móvel de um lugar para o outro. Algumas substâncias são fáceis de provocar manchas como óleo, vinhos, graxa, giz de cera, lápis ou café. Para elas o ideal é limpar imediatamente utilizando detergente alcalino com saponáceo líquido ou álcool. Já as manchas de tinta podem ser removidas com solvente orgânico ou detergente.

Como limpar piso de porcelanato

Veja como você pode limpar o sofá da forma correta.

Dicas finais para quem usa porcelanato

E para caprichar 100% na limpeza e manter o seu porcelanato impecável por muito tempo você pode usufruir de alguns hábitos. Por exemplo, sempre que cair algum produto ou você ver o chão com alguma mancha, limpe imediatamente. Na hora de usar o produto de limpeza nunca despreze as instruções do fabricante.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta