NadaFrágil.com.br

Como limpar utensílios de madeira da forma correta


Calila Galvão

Creio que você tenha muitos utensílios de madeira em sua cozinha, principalmente as colheres de madeira que são excelentes para cozinhar pois não arranham o fundo da panela e nem deixam restos do alumínio na comida. Travessas de madeira também são boas para servir alimentos, principalmente carnes cozidas.

Como limpar utensílios de madeira da forma correta

A higienização numa cozinha é algo de extrema importância. O problema é quando esse assunto recai sobre os utensílios de madeira. Tanto que muitas pessoas trocaram as colheres de madeira pelas de silicone porque elas são mais fáceis de higienizar e fazem o mesmo efeito na hora de usar.

Veja boas dicas para manter tudo limpo enquanto cozinha.

Como limpar utensílios de madeira da forma correta

Se você ainda não descobriu um meio adequado de como limpar os utensílios de madeira, abaixo seguem várias dicas e orientações não apenas para limpá-los como também para mantê-los e conservá-los em bom estado. Veja abaixo o passo-a-passo da limpeza:

  1. Tire qualquer resíduo de alimento que esteja no objeto;
  2. Para lavar é necessário usar uma escova de cerdas duras e um detergente neutro;
  3. Enxague tudo;
  4. Agora esquente uma quantidade de água considerável que seja suficiente para deixar os objetos submersos;
  5. Adicione 2 ml de água sanitária para cada litro de água;
  6. Despeje o líquido numa bacia e coloque os utensílios de madeira lá;
  7. Deixe-os lá por cerca de 15 a 20 minutos;
  8. Para secar, a melhor opção é deixá-los ao sol e na hora de guardar verifique se não tem umidade em nenhuma parte;

Como conservar os utensílios de madeira

Como limpar utensílios de madeira da forma correta

Agora que você já sabe como higienizar os seus utensílios de madeira é necessário aprender como mantê-los sempre limpos e livres de qualquer proliferação de fungos. Uma das coisas que você deve fazer para isso é ter o hábito de lavar os objetos sujos logo após o uso e guardá-los em um local onde não haja utensílios de outro material e que também seja arejado e claro.

A madeira pode começar a aparecer com algumas pontas ressecadas, mas isso pode ser resolvido aplicando óleo mineral nessas partes. E, ao contrário do que muitos fazem, a melhor parte da esponja para limpar os utensílios de madeira é a macia e não a abrasiva.

Descubra quais são os utensílios que não podem faltar numa cozinha.

Quando é a hora certa de jogar o utensílio de madeira fora?

Como limpar utensílios de madeira da forma correta

Com o tempo, os utensílios de madeira podem adquirir um odor característico sendo o resultado do cheiro de muitos alimentos que já passaram por ali, principalmente quando se fala de tábuas de madeira. Mas calma, talvez ainda não seja esse o momento, pois esse problema pode ser resolvido facilmente da seguinte maneira:

  • a tábua deve ser colocada em uma solução de 2 xícaras de chá de água quente, 1 colher de sopa de água sanitária e 1 colher de bicarbonato de sódio.
  • agora basta deixar de molho por 15 ou 20 minutos e colocar para secar bem. Depois é só guardar.

Se houver manchas ou uma parte estiver mais áspera que as outras, uma lixa certamente irá resolver o problema. Porém, se o problema do seu utensílio estiver relacionado com lascas ou rachaduras aí não tem jeito. Essas frestas podem promover o acúmulo de alimentos e desenvolver fungos e bactérias.

Como limpar utensílios de madeira da forma correta

Porque usar colher de madeira?

Se elas são tão ruins de limpar porque muitas pessoas preferem as colheres de madeira? Você tem panela antiaderente ou esmaltada? Já tentou cozinhar algo nelas com uma colher de ferro? Se tentou deve ser percebido que ela ficou um pouco danificada na parte de dentro e foram arranhadas. Além disso, você pode deixá-las repousando na borda da panela quente que o cabo não derreterá.

Um dos maiores problemas na hora da limpeza é com a tábua de corte. Há que a substitua pelas de plástico que podem sofrer arranhões e acumular sujeira ou pelas de vidro que, além de não serem recicláveis quebram com qualquer descuido. O ideal é ter um tipo de tábua para cada alimento, por exemplo: uma para carne, uma para vegetais e outra para verduras.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta