NadaFrágil.com.br

Como organizar seu guarda-roupa


Marina Ferrarezze

Com a correria do dia-a-dia, nem sempre conseguimos manter nosso quarto e guarda-roupa organizados e funcionais. Quantas vezes você não perdeu alguma peça no seu próprio quarto e só foi encontrá-la quando não precisava mais dela?

Como organizar seu guarda-roupa

O outono vem aí e esse é o momento certo para organizar o seu guarda-roupa, colocando em evidência as peças mais pesadas e deixando os vestidos e roupas fresquinhas não tão à vista.

Segundo a consultora de moda Glória Kalil, o segredo para ter ânimo de organizar o seu guarda-roupa é escolher um dia em que tudo deu errado para atacá-lo sem dó. Só assim você vai se livrar de tudo o que você não usa mais sem grandes remorsos.

Dicas de como organizar seu guarda-roupa

Dicas de como organizar seu guarda-roupa

– Tire todas as peças do seu guarda-roupa e experimente aquelas que são pouco usadas. Separe essas peças em três pilhas: reformar, guardar e doar. As peças que precisarem ser apertadas, fazer a barra, colocar um botão ou algum outro tipo de reforma devem ser levadas à uma costureira o quanto antes, senão vão ser guardadas novamente e você não vai usá-las por mais um bom tempo.

– Limpe seu guarda-roupa com um pano úmido e só guarde roupas que estejam limpas. Isso vai contribuir para que suas roupas fiquem com aquele cheirinho de recém lavadas por mais tempo.

Como organizar seu guarda-roupa

É preciso praticar o desapego! As peças que não usamos mais devem ser doadas para alguém que possa utilizá-las mais do que a gente. A dica aqui é se perguntar: há quanto tempo eu não uso essa peça? Se já faz mais de um ano que ela está guardada, é o momento de doá-la e abrir espaço para outra peça que vai ser mais útil para você.

Como organizar seu guarda-roupa

– A escolha dos cabides pode influenciar bastante na hora de poupar espaço no seu guarda-roupa. Tenha cabides do mesmo modelo e coloque-os sempre na mesma direção, preferencialmente com o gancho para dentro. Esqueça os modelos de madeira, por ocuparem muito espaço, e os coloridos, por causarem desconforto visual. Opte por modelos finos e sem cor, de preferência os cromados. Os cabides com pregadores devem ser usados para calças e saias, assim elas não correrão o risco de cair.

Como organizar seu guarda-roupa

– Organize suas roupas de acordo com o tamanho e a cor delas. Vestidos longos, casacos e sobretudos ficam juntos, depois peças mais curtas, como camisas e blazers, e por fim as calças e saias. Separe as roupas por cores. Primeiro as brancas e claras, depois tons mais fortes, tons escuros e por último as estampadas. Isso vai facilitar na hora de compor o seu look e você vai perder menos tempo procurando suas peças.

Como organizar seu guarda-roupa

Separe as roupas por estação. Estamos saindo do verão e entrando na época mais fria do ano, então deixe os casacos e blusas de lã em uma parte mais acessível e guarde vestidos e saias curtinhas em outro local. As roupas de verão podem ser guardadas em uma mala, limpas e dentro de sacos. Isso vai liberar um grande espaço no seu guarda-roupa e certamente vai deixá-lo mais organizado. Na próxima troca de estação, coloque as roupas leves à mostra e deixe os casacos guardados.

Como organizar seu guarda-roupa

– Nas gavetas, mantenha a organização por cores. Outra forma de organizar as gavetas é utilizando colmeias. As colmeias são ótimas para guardar peças pequenas como calcinhas, sutiãs e meias, além de acessórios como luvas, echarpes e cachecóis.

Como organizar seu guarda-roupa

– Os sapatos ocupam bastante espaço, portanto é preciso dar uma atenção especial a eles. Existem no mercado algumas caixas transparentes para que você possa identificar um sapato com facilidade. Uma dica mais econômica é colocar etiquetas e marcar a cor e o modelo do calçado. Não se esqueça de disponibilizar as caixas de forma que os mais usados sejam mais fáceis de serem encontrados e retirados do armário. Isso evita a bagunça e a perda de tempo.

Como organizar seu guarda-roupa

– As bolsas podem ser colocadas em prateleiras ou até mesmo penduradas em um mancebo, sem esquecer de atentar para não deixar o mancebo com aquela cara de bagunçado. Uma dica para manter suas bolsas bonitas por mais tempo é guardar o enchimento que vem com elas na compra, assim elas mantêm o seu formato original e seu tecido vai se manter novo por mais tempo.

– Uma dica para quem tem um espaço limitado no guarda-roupa é utilizar caixas, principalmente se houverem apenas prateleiras sem divisões no guarda-roupa. Além de deixar com um aspecto bonito e clean, as caixas auxiliam na organização das peças pequenas.

Como organizar seu guarda-roupa

– A naftalina é usada para conservar as roupas no guarda-roupa, mas muito cuidado para não deixá-la entrar em contato com as peças, pois ela deixa um cheio muito forte e desagradável. Coloque a naftalina dentro de meias velhas, isso vai evitar o contato com suas roupas. Cubinhos de cânfora e giz de lousa são duas boas alternativas à naftalina e também ajudam a combater o mofo.

Confira fotos de guarda-roupas organizados com as dicas acima

012345678Colorful clothes hanging in wardrobe
Facebook NadaFrágil.com.br

2 respostas para “Como organizar seu guarda-roupa”

  1. Janaina disse:

    Ótima dica,vou colocar em prática.

  2. Super Micale disse:

    Nossa, estou surpreendida com esse blog, tudo que eu preciso saber em relação à moda está por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *