NadaFrágil.com.br

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos


Calila Galvão

O primeiro instinto que os pais têm em relação aos filhos é o de proteção. Eles querem defender os filhos de qualquer coisa que possam machucá-los, principalmente, quando o assunto é as emoções. Mas, alguns pais exageram nessa proteção e colocam os filhos numa verdadeira bolha de vidro impenetrável. Os perigos não entram nela mas eles, também não saem de lá.

Além disso, outras palavras perigosas podem sair da boca dos pais e ficar para sempre na cabeça dos pequenos. Muitos cometem o erro de comprar as crianças com filhos de amigos ou de parentes e a criança se sente menor que as outras. Também, tentar tapar o sol com a peneira quando os filhos fazem tudo errado pode ser um passo para trás.

Seu filho é único

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Ele não tira notas altas? Não é o aluno mais educado da turma ou não é o mais bonito da família? Muitos pais acabam comparando os filhos com outras crianças, ou ainda pior, comparando um irmão com o outro exaltando as qualidades de um deles. A criança, logicamente, vai se sentir menos amada e que não é boa o bastante para estar ali. Ela vai tentar ser uma pessoa que não é apenas para agradar os pais e depois vai tentar agradar todos os outros e não será espontâneo.

Fazer chantagem emocional não funciona bem

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Quem nunca ouviu: “se não ficar quieto não compro chocolate”. Esse tipo de chantagem é extremamente prejudicial para a criança. Ela deve obedecer aos pais independentemente do que ela vai ganhar com isso. Fazer a criança acreditar que na vida as coisas se conseguem por meio de barganha não a fará um adulto melhor.

Proteção demais

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Seu filho nunca pode sair de casa para brincar com os amigos na rua ou quando tem uma noite de dormir na escola você é a primeira a dizer não. Entra numa briga por ele em vez de explicar como é a maneira certa dele agir. Você só está deixando o seu filho dependente da sua presença e como você não vai ficar para sempre ao lado dele, o que ele fará quando estiver sozinho? Vai sofrer muito mais até encontrar o caminho certo que já deveria ter aprendido desde criança.

Se gabando dos filhos

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Toda mãe adora se gabar pelos filhos, principalmente, quando eles fazem algo que as outras crianças não conseguem. Por exemplo, ele tira as melhores notas da classe, foi campeão em algum tipo de esporte e outras coisas com as quais você posa tirar vantagem do sucesso dele. Elogios são bons porque mostram para a criança que ele está fazendo a coisa certa e que você se orgulha dele. Mais nada é necessário. Se você ficar elogiando-o o resto da vida ele pode se tornar uma pessoa que se acha melhor do que os outros.

Suprindo a presença com presentes

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Não é raro que hoje em dia os pais passem o dia inteiro fora trabalhando. Isso é necessário, principalmente, se você está querendo pagar um bom colégio e dar uma casa confortável para o seu filho. Mas, tente não exagerar. Não fique até tarde trabalhando e também não leve trabalho para casa. Comprar presentes para os filhos a fim de compensar a ausência é um grande erro até porque os filhos precisam da presença e do carinho dos pais que o videogame não pode dar.

O “NÃO” dóis mas, é preciso

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Uma das maiores dificuldades que os pais enfrentam é ter que dizer não. Quando vão fazer compras e a criança quer algo que não pode ganhar é preciso que os pais digam que ela não pode ter aquele produto e explicar o motivo disso. Dizer que volta amanhã é compra é o mesmo que mentir para a criança que não esquecerá da promessa. Dar tudo o que ela deseja vai transformá-la num adulto que não tem respeito por nada e nem por ninguém.

Dicas de leitura:

Os Filhos e o Divórcio

Receitas Saudáveis para seus Filhos

Gravidez depois dos 35 anos

Filhos também erram

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Se você é daquelas mães que acham que a culpa nunca é do seu filho, está na hora de rever alguns conceitos. As crianças erram o tempo todo e isso é bastante normal já que ainda estão aprendendo a lidar com diversas situações. Quando o seu filho não deixa o coleguinha brincar com os seus brinquedos ele está sendo egoísta e isso não é nada bom. Explique para ele que esse comportamento é errado e mostre a ele como é bom compartilhar com os outros.

“Faça o que eu mando, não faça o que eu faço”

Como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos

Esse é a frase mais hipócrita já criada. A criança vê os pais como exemplos e sempre se sentirão no direito de fazer as coisas como eles fazem. Se você acha que os filhos nunca falarão para você de alguma atitude errada que você tomou, está enganado. Eles observam tudo! E vão dizer: “porque eu não posso fazer se você faz?” e, é claro, os pais não saberão como argumentar.

Promessa é dívida

1

Nunca prometa nada a uma criança se não tiver a absoluta certeza de que vai fazer aquilo. Os filhos guardam a informação e te cobrarão todos os dias. Quando você promete e não cumpre perde a credibilidade com eles e depois de algum tempo, os filhos não acreditarão mais nas promessas dos pais e você não poderá culpá-los por isso.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *