NadaFrágil.com.br

Como proteger o seu bebê das doenças de inverno


Calila Galvão

Clima frio chegando e uma ótima época para ficar debaixo das cobertas, assistindo filmes e tomando um chocolate quente. Porém, apesar de o inverno ser uma estação do ano boa em várias aspectos, ela também guarda alguns seres indesejáveis como o vírus da gripe e todas as doenças de inverno que costumam aparecer nos dias mais frios do ano.

Como proteger o seu bebê das doenças de inverno

Quem tem filho, ainda mais quando ainda são bebês se preocupam bastante. Os pequenos ainda não possuem um sistema imunológico que funcione 100% e acabam adoecendo com maior frequência. Veja agora algumas dicas de como evitar que o seu filho adquira as doenças de inverno.

Vacinação

A melhor maneira de evitar doenças é com a vacinação. Ela ainda a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de doenças, dentre elas a gripe. Os bebês que possuem mais de 6 meses e têm menos de 2 anos, recebem metade da dose. Já para crianças com até 9 anos são necessárias 2 doses, com um mês de intervalo entre cada uma delas.

Como proteger o seu bebê das doenças de inverno

Cultive bons hábitos

Seu bebê ainda é muito novo para compreender e praticar esses hábitos. Mas, todos que convivem ao redor dele devem seguir essas medidas que, na verdade, deveriam ser durante todo o ano, independente da estação. Veja quais são elas:

  • Lave as mãos: sempre que for pegar a criança, lave as mãos antes ou esteja sempre com um recipiente de álcool gel por perto;
  • Cubra a boca ao tossir e também peça a quem estiver por perto para fazer o mesmo. As crianças mais jovens precisam ser ensinadas pelas mães para aderir a esse comportamento. Durante a tosse várias bactérias e vírus são lançados no ar;
  • Os itens de higiene pessoal devem ser diferentes. Por exemplo, o bebê só deve usar uma toalha própria dele;
  • Ambientes com muitas pessoas: evite levar a criança para locais onde há uma aglomeração de pessoas. Ocorre uma grande propagação de vírus nesses ambientes;
  • Evite o contato do bebê com outras pessoas que estão gripadas;

Deixe o ambiente ventilado

Como proteger o seu bebê das doenças de inverno

É comum que nessa época do ano as casas fiquem com as janelas e portas fechadas para evitar o vento frio. Porém, se houver um vírus circulando por ali ele não terá como sair e a sua única alternativa para sobreviver será como um hospedeiro, contaminando alguém. Mais provavelmente uma criança ou bebê que tem as defesas mais fracas.

Não aplique medicação por conta própria

Quando a criança aparecer com sintomas da gripe leve-a ao médico. Nunca compre xaropes e outros remédios por conta própria. O uso desses medicamentos pode mascarar a doença que pode ser algo mais grave. Assim, ela não será tratada corretamente levando um grande risco para o bebê.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta