NadaFrágil.com.br

Como se preparar antes da entrevista de emprego


Eliana Lee

Você finalmente conseguiu uma oportunidade interessante para mostrar suas qualificações e competências para determinada empresa. Já leu dicas de como se vestir, do que dizer e até mesmo de como se comportar durante a entrevista.

Porém, há alguns pontos essenciais a serem considerados quando surge uma oportunidade de emprego. Muitas vezes, estar apto ou não para exercer o trabalho será algo decidido após uma entrevista que, geralmente, é realizada por um profissional especializado em “desvendar” características e aptidões de um candidato e decidir se é dele que a empresa está mesmo precisando.

E dependendo do seu nível de conhecimento sobre o local ou a função que quer exercer, você poderá conseguir a vaga ou não. Muito além de possuir experiência na área, está a importância da apresentação pessoal e da segurança. Responder com clareza e confiança é uma ótima maneira de promover suas qualidades e demonstrar seu real interesse na vaga. Para não fazer feio e estar preparado até mesmo para algumas surpresas, considere alguns pontos: 

Informação: 

É comum que uma pessoa em busca de emprego se candidate a várias vagas em empresas diferentes. Isso é absolutamente normal, ainda mais hoje em dia, em que a Internet disponibiliza vários recursos para quem está a procura de uma vaga.

Entrevista de Empreo

Para não se confundir nem causar constrangimento, ao ser solicitado que compareça a uma entrevista, anote todas as informações e faça uma pesquisa a respeito de seu futuro empregador nos veículos de informação disponíveis. Não adianta apenas saber o nome da empresa e o que ela faz. Vá mais fundo: pesquise notícias recentes relacionadas a ela, descubra se possui filiais, procure saber seus métodos e ha quantos anos está no mercado.

Assim, você chegará ao local com o maior conhecimento possível. Isso mostrará ao entrevistador que você está mesmo interessada em fazer parte daquela equipe. Na hora de um possível desempate entre você e outro concorrente, eles podem optar por quem demonstrou mais interesse e conhecimento sobre a empresa.

A outra vantagem dessa etapa é que vai prepará-la para as famosas perguntas do tipo: “Como você pode contribuir com nossa empresa?”.

Organização: 

Antes da entrevista de emprego propriamente dita, organize-se de modo a se sentir mais segura. Separe sua roupa com antecedência, cheque maquiagem, acessórios e unhas. Nunca é exagero apresentar-se bem cuidada.

Após pesquisar sobre a empresa que está interessada, simular possíveis perguntas que o entrevistador poderá fazer. Treinar as respostas a respeito de qualidades e defeitos pessoais, experiências anteriores e metas na carreira são uma boa dica e ajudam bastante. Porém, é importante lembrar de que isso é apenas uma maneira de se preparar. Nada de ficar decorando respostas! A naturalidade nas respostas conta muito.

Experiência: 

 Entrevista de Emprego

As respostas dadas em uma entrevista, quando bem-sucedidas, farão que o candidato consiga a vaga, isso é fato.

Se por acaso você não conseguir, é importante fazer um levantamento de todos os pontos e tentar descobrir possíveis falhas. Converse com outras pessoas, continue pesquisando e aprendendo sobre a área pretendida e não desista! Com o tempo, você vai adquirindo confiança e terá mais sucesso da próxima vez. Boa sorte!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *