NadaFrágil.com.br

Como usar anel de noivado


Calila Galvão

Vocês já estão namorando há séculos e, de repente, seu namorado finalmente te pede em casamento (você também pode fazer isso, afinal de contas estamos em tempos modernos) e dá um belíssimo anel de noivado. Já é uma tradição a mulher ganhar um anel como prova do compromisso que o casal tem um com o outro.

Saiba quais são as diferenças entre jóias, semijoia e  bijuteria.

Qual é o verdadeiro significado do anel de noivado?

Como usar anel de noivado

O anel, por si só, já é o pedido de casamento devidamente formalizado. A maioria dos anéis de noivado são fabricados em ouro e possuem uma pedra de diamante, que ficou eternizada como o símbolo do amor. Mas, como a nossa sociedade é um tanto machista e essencialmente capitalista, vamos ao verdadeiro significado desse ritual.

O anel de noivado começou a ser utilizado por causa de duas coisas. A primeira delas era uma forma do noivo mostrar para a família e para a noiva de que ele poderia sustentá-la (naquela época mulher só podia cuidar da casa e da família e, portanto, não podia de sustentar sozinha). O outro motivo era uma espécie de segurança que a família tinha que de o rapaz honraria o compromisso do casamento.

Por que usar o anel de noivado no dedo anular?

Como usar anel de noivado

Também chamado de dedo anelar justamente por conta de ser o dedo preferido para se usar o anel de noivado, o fato do anel ser usado nesse dedo não possui nenhum registro histórico ou motivo consistente que explique o significado disso. Existe, porém, uma lenda chinesa que, explica um determinado posicionamento dos dedos, de uma mão com a outra, na qual é possível separar todos os outros dedos, menos o anelar.

Termos técnicos

Como usar anel de noivado

Não é porque você vai noivar que tem que ser uma especialista na hora de comprar a aliança. Os noivos mais inseguros e também aqueles sem muita paciência, acabam levando a noiva para escolher a aliança. E aí bate uma série de dúvidas quando o vendedor da loja começa a falar uma série de termos técnicos e você, é claro, fica viajando.

O quilate, por exemplo, pode significar duas coisas: o peso ou mesmo a pureza das pedras. Por exemplo, pode-se usar o quilate para o peso dos diamantes, também conhecido como quilatagem. Neste caso, ele é representado pelas letras “ct” isso porque, em inglês, essa medida é chamada de carat.

Identificando o ouro

Como usar anel de noivado

Já o quilate, que é representado pela letra K (o mais conhecido), tem o sentido de pureza para o ouro. Normalmente, o que vemos nas joalherias não é ouro puro e sim uma liga (mistura de vários metais) e dentro dela temos uma determinada quantidade de ouro que é medida pelo quilate.

O que temos de ouro puro ou também chamado de ouro fino é o ouro 24K. Mas porque vemos o ouro 18K com mais frequência? Porque o ouro puro ele é mole, mais maleável. Se você assistir a filmes baseados em épocas passadas, vai perceber que os personagens vão morder uma moeda. Se ela ficar marcada com o dente é porque é ouro puro.

Como usar anel de noivado

O ouro 18K significa que de 24 partes, 18 é feita com ouro (75%) e 6 de outros metais (25%), ou seja, aqui temos uma liga metálica. Se você é boa em matemática vai perceber que o número de referência para a pureza do ouro é sempre o 24. E essa letra K, vem do inglês Karat.

Veja também quais são as diferenças entre o ouro branco e o ouro amarelo.

Algumas regras para o anel de noivado

Na verdade, não existem muitas regras. Esse ritual metódico e todo “certinho” é coisa do passado. Por exemplo, não é obrigatório que o anel seja com uma pedra de diamante. Afinal de contas, é uma pedra muito cara e a maioria não pode pagar por ela. O importante é que o anel combine com o perfil da noiva e que seja o símbolo desse momento tão especial para o casal.

Como usar anel de noivado

O anel também não precisa ficar sozinho no dedo, você pode combinar com outros que já use. Também não é obrigatório que seja usado na mão direita. Neste caso, a única regra que pode haver é que a aliança de ouro seja utilizada na mão direita e migre para a mão esquerda no dia do casamento.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta