NadaFrágil.com.br

Como usar iluminador


Calila Galvão

Creio que todas as mulheres sabem valorizar muito um make bem feito. Você prefere ir para a balada com a cara lavada ou um batom glamouroso que dê um “que” a mais no seu look? Uma pele bem preparada com uma boa base, corretivo e pó é o grande segredo. Porém, existe um item que é aquela cereja no topo do bolo: o iluminador.

Aproveite e confira também nossa matéria sobre a sobrancelha definitiva.

Como usar iluminador

Iluminar o rosto confere à pessoa um ar de saúde, mas é preciso saber onde passar e o mais importante, não pode exagerar na quantidade. Entre as principais funções do iluminador está a de realçar os traços naturais do rosto e também levantar o olhar. Esse produto pode ser usado tanto nos makes do dia quanto da noite.

Veja como você pode aplicar maquiagem igual a um profissional.

Escolhendo o iluminar correto

Assim como a base, você deve encontrar um iluminar que caiba para o seu tom de pele. É possível encontrar o iluminador em várias cores, formatos e texturas. Por exemplo, se você tem pele clara, os iluminadores com tonalidade prata são os mais indicados. Uma boa opção é usar o tipo translúcido, que não tem cor e só faz o seu trabalho de refletir a luz, deixando a maquiagem mais natural.

Como usar iluminador

A textura

Iluminador em pó: Saber escolher uma textura ideal influenciará na duração do produto na pele e também no efeito esperado. Assim, o iluminador em pó, seja compacto ou solto, deve ser usado na área das maçãs do rosto, pode ser usado como sombra nas pálpebras e também na zona T (testa, nariz e queixo). Ele cabe para todos os tipos de pele.

Iluminador em creme: tem duas vantagens e desvantagens. É possível encontrar o produto à prova d’água e assim, a sua fixação é maior, durando mais tempo na pele, mesmo em dias quentes. A desvantagem? As donas de pele oleosa devem ficar longe dessa versão e optar pelo iluminador em pó. Além disso, na hora da aplicação, eles devem ser bem esfumados e ser colocados em pouca quantidade para uniformizar com a pele. É preciso ter maior atenção na região dos olhos pois pode “craquelar”.

Como usar iluminador

Iluminador líquido: enquanto que a versão em pó são indicados para pele oleosa, o tipo líquido é ideal para mulheres de pele seca justamente porque oferecem uma aparência de maior hidratação. Também são indicados para peles mais maduras, dando um efeito rejuvenescedor.

Saiba mais dicas para não errar na hora de fazer a maquiagem.

Onde aplicar o iluminador

Certamente que essa é uma das maiores dúvidas das mulheres na hora de usar o iluminador. Muitas deixam de aplicar o produto justamente porque têm muito medo de errar, tanto na localização quanto na dosagem. O melhor é ir treinando em casa, sempre aplicando uma quantidade mínima de produto e ir aumentando de acordo com o visual que mais lhe agradar. Veja quais são esses locais e porque o iluminador deve ser aplicado neles:

Acima da maçã do rosto: a intenção aqui é valorizar o olhar. Sabe aquele ossinho entre a região dos olhos e a bochecha? É exatamente nele que o produto será aplicado. Neste caso o iluminar traz outro benefício que é o de afinar o rosto. Portanto, se você já tem o rosto fino é melhor evitar usá-lo nessa região.

Como usar iluminador

Arco do cupido: para quem não sabe o que isso que acabou de ler, o arco do cupido é aquela região acima dos lábios que tem o formato de um “V”. A função do aplicar aqui é a de chamar atenção para os lábios e existem até iluminadores em forma de caneta para facilitar a aplicação. Caso você já esteja usando um batom vermelho, por exemplo, não é aconselhável passar o produto aqui.

No osso do nariz: esse é o local mais fácil de passar e você não precisa ter medo de errar. Porém, essa região precisa de atenção, pois, o iluminador não deve chegar até a ponta do nariz ou ir parar entre as sobrancelhas. Trace uma linha fina e reta dando um efeito de nariz afilado.

Abaixo da sobrancelha: essa região também é muito fácil de aplicar o iluminador, até porque o formato do osso já marca o local exato. Ajuda a levantar o olhar e também a valorizar a maquiagem dos olhos deixando-os mais marcantes. Os tons perolados são os mais indicados.

Como usar iluminador

No ponto de luz: provavelmente você já fez isso várias vezes, mas nem se atentou que estava iluminando o local certo. O ponto de luz é aquela região do canto interno dos olhos. Esse detalhe a mais faz uma grande diferença e valoriza ainda mais o make.

Descubra como esfumar a região dos olhos.

Mais dicas

A função principal do iluminador é chamar atenção para uma determinado área do rosto, ou seja, ele pode ser usado em outros pontos. Além dos citados acima, o produto pode ser aplicado em toda a zona T e até na ponta do nariz caso você queira empiná-lo. O tipo translúcido é o mais indicado. Caso não queira realçar uma área do rosto não aplique o iluminador.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta