NadaFrágil.com.br

Conheça a Técnica Rolfing – Reorganize a Postura e Alivie as Dores Musculares


Amanda Brandão

O que é o Rolfing?

O rolfing não nasceu de uma história pessoal, mas sim do inconformismo da bioquímica Ida Rolf, surgindo devido à falta de solução para a dor de suas colegas. Rolf pesquisou e experimentou diversos sistemas de tratamento e manipulação, até finalmente chegar a esse método.

Tecnica Rolfing

As pessoas estão ficando cada vez mais sedentárias, muitas delas estão tendo péssimos hábitos posturais, pequenos ou grandes acidentes, uso inadequado do corpo e aos poucos, as consequências vão aparecendo como: dor nas costas, nos ombros, dificuldade para andar com a postura correta e dificuldade de ficar em pé por muito tempo. Enfim, esses são os problemas mais frequentes que surgem devido à vida sedentária das pessoas. Quando percebemos, já estamos andando totalmente tortos e com a postura errada, por isso é necessário que seja feito um tratamento adequado.

O Rolfing é um tratamento através de toques especializados, profundos e precisos para eliminar as tensões e encurtamentos musculares, ou seja, diminuem as dores, corrige a postura e melhora os movimentos. Um profissional rolfista ensina também ao seu paciente como utilizar melhor o corpo e não deixá-lo sobrecarregado durante as atividades do dia a dia e nos exercícios físicos.

O Rolfing permite aos pacientes que ampliem a percepção dos seus movimentos, aprendendo a se mover de maneira natural, econômica e eficiente. Alguns hábitos como traumas físicos, emocionais ou má postura são alguns dos principais fatores que podem impedir o individuo de estar bem alinhado em relação à força da gravidade. Esses fatores são responsáveis por tensões crônicas e desconfortos tanto físicos como emocionais. Quando percebemos essa má postura, tentamos endireitar o corpo corretamente com novas posturas a custa de muito esforço e, é nessas horas que o rolfista entra em cena para lhe ajudar.

Como funciona?

O Rolfing funciona através de movimentos e da manipulação dos músculos e tendões, o rolfista libera as tensões existentes nos músculos. Dessa forma, o corpo ganha mais equilíbrio e economia funcional – isto é, a pessoa não precisa gastar muita energia para realizar movimentos básicos do dia a dia, como ficar de pé, caminha ou correr, por exemplo. Com o tratamento do Rolfing, o individuo pode atingir a harmonia do corpo novamente, além de resgatar o bem estar e a saúde do corpo físico e espiritual.

Como surgiu o Rolfing?

A técnica de Rolfing foi criada pela cientista norte-americana chamada Ida P. Rolf (1896-1979), Ida era PhD em bioquímica pela universidade de Columbia. Devido um problema físico provocado ainda na adolescência por um acidente, Ida não obteve sucesso com a medicina tradicional e por isso, Ida começou a investigar trabalhos corporais através de bases estruturais ou funcionais como, ioga, osteopatia e quiroprática.

Para quem o Rolfing é indicado?

RolfingO Rolfing pode ser indicado para todas as pessoas independente da idade e sexo. Principalmente para as pessoas que sofrem com problemas de más posturas ou pessoas que apresentam dificuldade de movimentos, mas também pessoas que sofreram traumas físicos, dor nas costas, pescoços e dificuldades no movimento corporal, devido algum acidente, doenças ou traumatismo. O Rolfing é recomendado também para pessoas que estão submetidas a problemas emocionais como, estresse no dia a dia ou simplesmente para as pessoas que desejam melhorar o seu desempenho profissional.

O Rolfing é um tratamento apreciado também por pessoas que estão de algum modo ligado às artes corporais ou de movimentos, como bailarinos, atletas, educadores físicos e praticantes de artes marciais.

O Rolfing tem apresentado resultados bastante satisfatórios nos casos de bursites e tendinites. Todas as pessoas que possuem interesse em cuidar da saúde podem aderir à técnica do Rolfing, assim como todas as pessoas de todas as idades que queiram melhorar a postura do seu corpo e, consequentemente a sua qualidade de vida. O Rolfing não é apenas um tratamento que oferece mais estrutura e base ao corpo, mas também ajuda as pessoas a lidar com mudanças pessoas e profissionais

Sessões de Rolfing

O rolfing é feito geralmente com sessões semanais, cada qual com um objetivo bem especifico. A série básica do Rolfing consiste em dez sessões, que é o mínimo necessário para uma pessoa modificar o corpo de forma duradoura. No entanto, dependendo da necessidade do paciente, o Rolfista poderá estender as sessões.

Em crianças e em pessoas cujos problemas são mais recentes, por exemplo, elas podem precisar de menos sessões, ao invés das pessoas com problemas mais estabelecidos.

Após terminar uma série de movimentos, o corpo pode precisar de alguns meses, muitas vezes precisará de até um ano para processar determinado movimento. O rolfista começa fazendo uma leitura corporal no paciente e tirando fotos para referencias posteriores. Depois o paciente se deita em uma mesa e o rolfista aplica uma pressão necessária.

Os rolfistas não trabalham apenas com o tecido conjuntivo, mas também trabalham com ritmos respiratórios e outras respostas para o corpo. Os resultados do rolfing são cumulativos, ou seja, cada sessão acrescenta-se a anterior. As primeiras sessões de rolfing trabalham com segmentos mais específicos como: coluna, pescoço, joelhos, entre outros. As seguintes organizam e alinham o corpo de forma a torná-lo muito mais interligado.

Resultado dos tratamentos

Muitas pessoas que já experimentaram o Rolfing garantem que sentiram melhoras na flexibilidade e estabilidade, redução das dores de cabeça e nas costas de forma significativa, maior conscientização da expressão corporal, melhora na segurança da pessoa e ajustamento físico em geral. Além da postura ereta e correta que proporciona uma sensação de leveza ao individuo e aumento da autoconfiança, levando as pessoas a adquirirem uma maior adaptação às novas situações do cotidiano.

Experiências mostram que o tratamento com um rolfista apresenta resultados douradores. Claro que a durabilidade do tratamento vai depender do modo como cada pessoa encara a vida e da conscientização individual. É importante encarar os problemas do cotidiano com muita autenticidade e flexibilidade. A conquista da boa postura, sem dúvidas é um desafio constante.Rolfing

Os movimentos do Rolfing trabalham com os seguintes objetivos:

  • Desenvolver suporte e equilíbrio para a atividade no campo gravitacional.
  • Ensinar os movimentos de forma harmoniosa com a gravidade.
  • Despertar um corpo aberto e responsivo, podendo ajudar o praticante de Rolfing a usar a força interna e o alinhamento para se mover ao invés de utilizar esforço e tensão.

Os resultados dos movimentos Rolfing com o passar do tempo são: aumento de graça, facilidade, eficiência, flexibilidade e harmonia nos movimentos, uma consciência maior do corpo, maior contato com o seu corpo e com as sensações e sinais corporais, relaxamento de padrões e tensões causados pelas pessoas que tendem a ter hábitos posturais ruins.

Como resultados da prática, o corpo começa a adquirir melhor organização estrutural, o que significa um maior equilíbrio e economia funcionais. Assim como a maioria das terapias corporais, as sessões de rolfing duram em média quarenta e cinco minutos. Jovens, adultos e crianças podem se submeter à técnica do rolfing. A única contra-indicação é a substancia de câncer ativo.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *