NadaFrágil.com.br

Conheça as principais doenças cardíacas


Fabíola Cunha

O ano de 2016 terminou com a morte prematura de duas celebridades amadas. O cantor  George Michael e a atriz Carrie Fisher morreram com 53 anos e 60 anos, respectivamente.

doenças cardíacas

Ambos se foram devido a problemas cardíacos. O cantor morreu no dia de Natal de insuficiência cardíaca, enquanto Fisher não resistiu a uma parada cardíaca sofrida no dia 23 – e faleceu quatro dias depois.

As doenças cardíacas são a maior causa de mortes de homens e mulheres no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 610 mil pessoas morrem dessas doenças anualmente – 1 a cada 4 mortes.

Ataque ou infarto

doenças cardíacas

Um ataque cardíaco é um infarto do miocárdio, quando o fluxo de sangue para o coração é interrompido, deixando o tecido muscular do órgão sem oxigênio e causando danos. A causa mais comum é a formação de placas nas artérias, conhecida como arterioesclerose.

Os sintomas podem ser repentinos ou acontecerem durante dias ou semanas. Os ataques cardíacos são normalmente tratados com a abertura da artérias entupida, quase sempre com um stent – peça de metal que mantém o canal desobstruído.

Quando tratado rapidamente, os danos ao músculo do coração, que resultam em falta de oxigênio, podem ser minimizados. Mas quando há demora no tratamento, o dano se amplia ou leva à morte. Mesmo com tratamento a morte pode ocorrer rapidamente.

Sintomas clássicos: dor no peito (que pode irradiar para o braço esquerdo, o pescoço, a mandíbula, o estômago e costas); vômito; náusea; desmaio; suor frio. Sintomas que costumam aparecer mais em mulheres: enjoos, cansaço inexplicável, falta de ar, desconforto no peito e arritmia.

Dica: Leia também nossa matéria sobre manchas vermelhas na pele.

Insuficiência cardíaca

doenças cardíacas

A maior parte dos casos de insuficiência cardíaca é crônica e progressiva, o que significa que elas se desenvolvem durante a vida e pioram com o tempo. O coração deixa de bombear o sangue de forma eficiente – é uma condição sem cura, mas com tratamento.

Os problemas que podem causar um ataque cardíaco são muito similares aos que podem levar a uma insuficiência cardíaca, como doenças arteriais coronárias, hipertensão e diabetes.

A insuficiência também pode aparecer como consequência de um infarto do miocárdio onde o músculo cardíaco ficou muito tempo sem oxigênio, sendo danificado de forma permanente.

Os sintomas mais comuns desse problema em mulheres são a falta de ar, fraqueza, dor no peito ao fazer esforço, tosse com chiado e edemas (inchaço por retenção de líquido).

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *