NadaFrágil.com.br

Conheça as propriedades calmantes do mulungu


Fabíola Cunha

Essa planta com nome estranho é originária do Brasil e tem propriedades que prometem aliviar sintomas de stress, ansiedade, insônia e até auxiliar na depressão.

mulungu

mulungu

A planta pode ser uma aliada para quem procura opções naturais para lidar com os desafios do cotidiano, onde a obrigação da produtividade alta e o acúmulo de responsabilidades colocam a saúde pra baixo.

Estudos feitos em animais, com o extrato de mulungu, demonstrou que sua ação se assemelha à do diazepam, ansiolítico bastante popular e causador de dependência química.

É conhecida também como canivete, bico-de-papagaio, mulungu-coral e corticeira. A árvore cresce em diversas regiões do país, com flores alaranjadas, muito bonitas, e casca espinhenta.

O chá preparado com sua casca auxilia no tratamento de:

  • Insônia
  • Ansiedade
  • Agitação
  • Ataque de pânico
  • Depressão
  • Compulsão
  • Distúrbio de sono

mulungu

Há estudos em andamento sobre sua aplicação contra esclerose, hipertensão, epilepsia, bronquite asmática, hepatite e insuficiência renal. Em sua casca também é encontrada a erisodina, que tem papel fundamental no combate ao vício da nicotina, sendo, portanto, indicado como auxiliar para aqueles que buscam deixar o cigarro.

mulungu

Em farmácias de manipulação, ele pode ser encontrado em cápsulas e em forma de solução (gotas), sendo de uso fitoterápico. Algumas soluções calmantes combinam o mulungu como camomila, melissa e passiflora.

Contra-indicação do mulungu

Como reduz a pressão arterial, a contra-indicação é para pessoas que já sofrem como hipotensão (pressão baixa) ou que já fazem uso de medicamentos ansiolíticos, pois pode haver potencialização dos efeitos. O chá é feito da casca, para cada 150 ml de água fervida, utilize 6g da casca. Não se deve consumir o chá por mais de três dias seguidos e nem em grandes quantidades, para evitar sonolência excessiva.

Já conhece as propriedades do mulungu? O que você acha do uso de plantas medicinais para combater ansiedade e insônia? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta