NadaFrágil.com.br

Conheça a importância do voluntariado!


Fabíola Cunha

Muitas pessoas começam suas carreiras como voluntárias para ganhar habilidades especiais para o futuro e desenvolver o entendimento do mundo que as cerca. Porém, para começar, muitas pessoas podem ficar confusas: afinal, como pode-se entrar no voluntariado e efetivamente ajudar pessoas?

O que é mais importante é o desejo de mudar o ambiente ao nosso redor.

Auto-aperfeiçoamento

voluntária

Ser voluntária é um processo benevolente, que permite às pessoas melhorar seus desenvolvimento pessoal, educacional e profissional. É uma oportunidade de crescimento para a pessoa que adere ao voluntariado e não há nada de errado com isso.

É bem simples

voluntariado

O que significa ser voluntário? Pessoas que estão tentando ser úteis com seu trabalho são sempre bem vindas. O único erro é considerar o voluntariado como uma forma de férias confortáveis, um passatempo ou um descanso do trabalho remunerado. Criar, assumir responsabilidade e ter iniciativa são fundamentais nesse ramo.

Entenda o que é pedido de você

voluntariado

A voluntária deve analisar com cuidado o que a organização oferece, o que ela proporciona para outras pessoas, e o que ela espera que você faça. É importante para um lado receber exatamente o que o outro lado pode oferecer. Cada voluntário pode encontrar algo que o interessa, desde uma defensora dos direitos humanos até uma coordenadora de oficinas de música.

Quero ser útil

voluntariado

Há outros fatores que devem ser levados em consideração para quem quer ser voluntário. Um dos fatores cruciais é a personalidade. Atualmente a motivação é muito valorizada e no voluntariado não é diferente: organizações que recrutam voluntários realmente estão atentas a essa questão. Ser pro ativa, criativa e resiliente é bastante útil.

Muita gratificação

voluntariado

É claro que o trabalho voluntário não é remunerado, mas é justamente isso que faz do voluntariado ainda mais fascinante. O nível de gratificação é alto, pois o modo como o trabalho afeta a vida de outras pessoas é bem pontual e visível.

Ajuda na socialização

voluntariado

Cada vez mais as pessoas estão restritas a pequenos grupos sociais com os mesmos interesses e atividades. O voluntariado é uma oportunidade de sair da caixa, de visualizar outras partes da cidade em que vive, outras culturas e outras realidades sociais e econômicas. Encontrar novos amigos, descobrir novas soluções, promover novas ideias – tudo isso é possível quando se amplia a convivência.

Como se tornar voluntária?

Praticamente todos os municípios possuem um local para receber interessados em atividades voluntárias. É possível se informar nas prefeituras e hospitais, postos de saúde ou mesmo em jornais locais e igrejas. Informações sobre voluntariado em todo o Brasil podem ser encontradas em facebook.com/redebrasilvoluntario.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta