NadaFrágil.com.br

Conheça os benefícios da corrida


Marcella Sing

Vem chegando o inverno e com ele aquelas comidas gostosas, quentinhas e, claro, calóricas! Feijoada, polenta, lasanha, fondue, entre outros. Chega a dar fome só de pensar nesses itens do cardápio. Mas não se culpe por sentir aquela vontade comer, e comer muito. Nessa época de frio, o organismo tende a gastar mais energia para manter a temperatura do corpo no nível adequado. Para tanto, ele precisa de calorias, elemento que é conseguido com a comida. Mas isso não significa que você pode sair comendo como uma desesperada sem se preocupar com o físico. O organismo precisa de mais alimento, mas continua estocando gordura. Então, para tirar proveito dessa ajudinha da natureza, a melhor opção é começar a correr.

Isso mesmo! A corrida é um dos exercícios que mais queimam gordura, além de aumentar o metabolismo, responsável por fazer com que o organismo aproveite os nutrientes e descarte o que não presta com mais rapidez. Assim, você poderá comer, sem abusar, das comidas de inverno e ainda ficar em forma. Quer outra vantagem? Após o inverno vem a primavera e, finalmente, o verão bate à porta outra vez. Começando a correr agora, até lá, você estará com um corpo invejável e não irá precisar fazer dietas de emergência ou se acabar na academia para entrar naquele biquíni.

Benefícios

benefícios da corridaA corrida não só acelera o metabolismo como faz com que ele continue no mesmo ritmo por mais tempo, auxiliando na queima de gordura mesmo após ter parado de se exercitar. E, quando ele não encontra mais fonte de energia nas partes mais acessíveis do corpo, inicia a queima de gordura em locais onde ela é mais complicada de sair. Dessa forma, aquela barriguinha que insiste em aparecer mais que você, também irá sumir.

A saúde é outra que melhora com a prática da corrida. Com o tempo, o nível de colesterol se normaliza; a capacidade cardiorespiratória aumenta consideravelmente, te deixando com muito mais disposição para fazer suas atividades diárias; melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui as chances de aparecerem doenças relacionadas com o coração; aumenta a oxigenação no organismo; e é um ótimo preventivo para o acidente vascular cerebral.

Outros pontos positivos são a melhora função renal, que faz com que as toxinas sejam liberadas; evita osteoporose com a estimulação da formação de massa óssea; fortalece os tendões; reduz a variação da pressão arterial quando em repouso; e aumenta a massa muscular magra. Além disso, você irá perceber uma melhora significativa no humor, devido a liberação de serotonina e, com isso, diminui o estresse e a depressão e pra finalizar, ainda melhora o sono.

Todos esses benefícios podem ser conseguidos em tempo médio, apenas dedicando alguns minutos todos os dias para a prática da corrida. No início você pode sentir um pouco de resistência e, até preguiça, mas em cerca de um mês, já estará sentido os resultados e fazendo da corrida sua válvula de escape.

Como começar

Correr não é uma tarefa difícil. Claro, é preciso começar devagar para evitar contusões, principalmente se está há muito tempo parada e, sobretudo, se é fumante. Para fazer tudo de forma correta e sem danos, visite um médico e faça uma avaliação. Apesar de muitas pessoas acharem que isso não é importante, são nessas avaliações que conhecemos os limites do nosso corpo, como a frequência cardíaca. Assim que calçar o tênis, lembre-se de algo de extrema importância em todo e qualquer tipo de atividade física: o alongamento. Com ele você se sentirá mais disposta e não sofrerá com tantas dores, comuns quando começamos a nos exercitar. Além de preparar o corpo e diminuir as chances de contusões.benefícios da corrida

Todavia, o início, em geral, é o mesmo para todos. Não adianta querer correr uma maratona logo no primeiro dia. Se já faz algum exercício físico regular, pode começar com corridas leves, de alguns minutos. Caso contrário, o melhor a fazer é iniciar com caminhadas e ir aumentando o ritmo assim que estiver com mais preparo físico. Por exemplo, você pode caminhar durante 40 minutos três vezes na semana. Quando não estiver se sentindo tão cansada, aumente o tempo para uma hora. Depois, aumente a velocidade das passadas.

Ganhando Resistência

Resistência é algo que se conquista com o tempo. Uma boa dica para saber se o nível de esforço está adequado ou acima do suportado é falar ou mesmo cantar durante o exercício. Se sentir dificuldade para isso, certamente não está preparada para correr ainda. Mas se já consegue cantalorar numa boa, é hora de intercalar a intensidade. Ou seja, combinar momentos de corrida e caminhada. Para tanto, é sempre bom ter um cronômetro ou relógio para não ultrapassar o limite.

Inicie a série com uma caminhada acelerada por cinco minutos. Feito isso, corra por um minuto e volte a andar por mais três minutos. Faça isso até completar 20 minutos seguidos. Claro, se não estiver conseguindo, aumente o tempo entre as corridas. Lembre-se sempre, é imprescindível respeitar seus limites.

Com o passar das semanas, aumente o tempo de corrida mantendo o de caminhada. Quando estiver se sentindo, digamos, confortável com esse treinamento, diminua o tempo de caminhada e aumente o tempo total do exercício. Você também pode passar a correr mais dias durante a semana.

Alimentação e Hidratação

Alimentação e HidrataçãoA dieta de quem pratica exercício deve ser diferenciada. Não estamos falando na dieta de corte de alimentos e, sim, nas substâncias que cada um contem. Não é recomendado correr, ou praticar qualquer outra atividade física, de barriga vazia. E os melhores são os que possuem carboidratos de baixo índice glicêmico. Eles são ideais por que, ao serem usados pelo organismo, liberam pouco açúcar no sangue, como pães integrais, aveia, soja, legumes, vegetais e frutas. Quando retornar para casa, faça um lanche leve.

Água. Ele deve estar presente durante todo o seu dia, inclusive durante as corridas. Não se esqueça de beber ao menos dois litros por dia e levar uma garrafa com você. Entretanto, quando estiver se exercitando, evite tomar goles grandes de água.

Dicas para uma boa Corrida

O segredo para ser beneficiada com a corrida é a frequência, e não o tempo. Isso quer dizer que, se você conseguir correr 20 minutos durante cinco dias na semana, será mais eficaz se gastar 1h30 de corrida somente uma vez na semana.

Roupa e tênis adequado também são importantes. Usar roupas quentes para queimar mais caloria é lenda. A única coisa que você vai conseguir com isso é ter uma queda de pressão devido ao calor gerado na roupa. Não precisa ser uma mini blusa e mini short. Use peças confortáveis, de material próprio para atividades físicas, pois eles deixam o corpo respirar e te deixam à vontade. Mulheres, cuidado com os seios! Mesmo que esteja de camiseta, coloque sempre um top para ajudar na sustentação. Além de incomodar, a pele tende a esticar com o tempo por causa dos movimentos. Tênis merece atenção especial, já que ele irá ajudar a amortecer o impacto. E tênis para corrida é mais caro que os convencionais, mas pode ter certeza de que estará adquirindo algo que vai correr na esteirate ajudar e muito. Qualquer dúvida, vá até uma loja especializada. Eles saberão, de acordo com o formato de suas pernas e o tipo de pisada que você tem, qual o melhor modelo.

Nada impede que você utilize uma esteira para realizar a corrida. Inclusive, muitas pessoas preferem tanto pela praticidade como por segurança (correr à noite, por exemplo). Entretanto, quando se pratica exercício ao ar livre, tende-se a ter mais disposição. Sem contar que o tempo passa mais rápido e, com isso, o exercício, principalmente no início, se torna mais prazeroso e fácil de ser completado. Se mesmo assim ainda prefere a esteira, dê preferencia para as que simulam subidas e são mais resistentes.

E ai? Preparada para a corrida?

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Conheça os benefícios da corrida”

  1. Aline lima disse:

    prearada estou indo agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *