NadaFrágil.com.br

Conheça os benefícios do chá de cavalinha


Leticia Moraes

Todos os dias, vemos aparecer novos remédios para emagrecimento, para alguns tipos de doenças e o problema disso tudo é que está sendo usado produtos artificiais que podem inclusive trazer ainda mais problemas de saúde para a pessoa que os usa. Por essas e outras, é importante que você faça uso dos produtos naturais que além de terem pouquíssimas restrições, podem curar com um poder ainda maior que qualquer remédio fabricado.

Conheça os benefícios do chá de cavalinha

Um dos exemplos de um remédio natural, é o chá de cavalinha, uma planta poderosa que é indicada para vários tipos de problemas de saúde e que quando usada corretamente, dependendo do problema que você está tendo, cura e ainda fortalece seu organismo contra outras doenças.  Saiba mais sobre os benefícios do famoso chá de cavalinha.

Leia também nossa matéria sobre dicas de chás para emagrecer.

Porque o nome cavalinha?

A cavalinha ou seu nome científico Equisetum ssp, é uma planta equissetácea e foi descrita em 1753 pelo botânico Lineu. Seu nome é de origem latina que significa Equi (cavalo) setum (cauda), ou seja, rabo de cavalo, já que a planta se assemelha ao rabo desse animal. Outros nome são atribuídos a ela como cola de cavalo, lixa vegetal e erva canudo.

Conheça os benefícios do chá de cavalinha

A cavalinha é uma planta perene, ou seja, encontrada o ano todo é muito comum nas cidades e não somente nas regiões rurais. A cavalinha possui 16 espécies que são usadas de várias formas, sendo a mais comum em forma de chá. A cavalinha é uma das plantas mais antigas do mundo, tendo sua origem datada de 300 milhões de anos.

Composição da cavalinha

A cavalinha tem em sua composição, uma alta quantidade de silício e também cálcio, sódio, ferro, magnésio, sais de potássio, tanino, nicotina entre outros. Por essa composição, a cavalinha é usada terapeuticamente em vários tipos medicamentos e tratamentos. Se você estiver interessado em cultivar cavalinha em sua casa, cuide para que ela não se torne uma erva daninha, pois a cavalinha é fácil de pegar em solos úmidos e muito persistente.

Conheça os benefícios do chá de cavalinha

Dica de matéria: Tem manchas vermelhas na pele? Saiba o que pode ser.

Indicação do chá de cavalinha

O chá de cavalinha pode ser usado de várias formas como por exemplo:

  • Compressas em feridas que não cicatrizam e alergias na pele;
  • Combate a celulite: Faça o chá de 30g. de cavalinha em 2 litros de água e depois despeje em uma banheira ou bacia e tome um banho de imersão por uns 20 minutos, massageando a áreas com celulite;
  • Diurético, facilita o emagrecimento e é um bom anti-oxidante: Tomar o chá de 200 ml ao dia;
  • Gargarejos em caso de laringites e amidalites.

Conheça os benefícios do chá de cavalinha

De acordo com os especialistas, é possível já perder alguns centímetros da barriga em apenas 2 dias tomando o chá de cavalinha. O chá tem efeito diuréticos e ajuda a eliminar líquidos do corpo, o que faz com que a barriga diminua. Se estiver buscando uma forma de perder a barriga rápida, use o chá de cavalinha.

Receita chá de cavalinha para perder a barriga

Coloque 1 litro de água para ferver. Desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de cavalinha. Junto a mistura, acrescente também 1 colher de hibiscos, utilize as ervas já secas.

Abafe com um tecido ou tampa por alguns minutos e coe em seguida. Tome o chá durante o dia, fazendo pequenos intervalos.

Conheça os benefícios do chá de cavalinha

Para potencializar o resultado ingira 8 copos de água por dia, isso ajudará a perder a barriga com maior facilidade.

Atenção: As grávidas e hipertensos não devem tomar o chá de cavalinhas.

Com seus inúmeros benefícios, o chá de cavalinhas tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Além de contribuir para saúde, não ter contra-indicações (salvo nos casos citados acima), o chá ainda ajuda emagrecer e a combater a temida flacidez, devido aos seis sais minerais.

Facebook NadaFrágil.com.br

8 respostas para “Conheça os benefícios do chá de cavalinha”

  1. denise barros disse:

    quero saber porque hipertensos não podem tomar o cha de cavalinha? minha sogra tem 89 anos e está inchada e tem diabetes.
    obrigado

    • marcia disse:

      pode sim tomar chá da cavalinha quem tem pressão alta pois abaixa muito bom meu tio tem diabete e pressão alta toma o chá eu estou tomando amei boa sorte

  2. Marcelo disse:

    fiz uzo quase um mes e o resultado foi otimo,porem nao encontro na minha cidade,como faço pra comprar,moro em itaborai rj Obrigado.

  3. Cavalinha também conhecida como Rabo de Tatú.

  4. rute sueli valente disse:

    o cha de valinha é prejudicial para quem tem, hemorroidas.???

  5. rute sueli valente disse:

    cha de cavalinha é prejudicial para quem tem hemorroidas.\????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *